Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Geringonça timorense? ​Fretilin vence eleições por apenas mil votos

23 jul, 2017 - 21:21

Partido de Mari Alkatiri conseguiu mais um deputado do que a CNRT, de Xanana Gusmão.

A+ / A-

A Fretilin venceu as legislativas timorenses de sábado com uma vantagem de cerca de mil votos em relação ao CNRT, segundo a contagem final dos boletins divulgada pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE).

Segundo os dados do STAE, a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), de Mari Alkatiri, obteve 168.422 votos e o Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), de Xanana Gusmão, conseguiu 167.330. Aplicando o método de Hondt, a Fretilin terá 23 deputados e o CNRT terá 22 no Parlamento Nacional, onde há um total de 65 lugares.

A terceira força mais votada foi o Partido Libertação Popular (PLP), do ex-Presidente Taur Matan Ruak, que conseguiu 60.092 votos (oito deputados), seguindo-se o Partido Democrático (PD), com 55.595 votos (sete deputados) e o Khunto, com 36.546 votos e cinco deputados.

A Fretilin liderou a contagem desde o arranque mas, durante o dia de hoje, responsáveis do CNRT chegaram a reivindicar vitória, com base nos números da sua própria contagem.

Ainda assim, enquanto a Fretilin esteve durante toda a noite em celebração na sua sede - o secretário-geral do partido, Mari Alkatiri, fez mesmo uma reivindicação de vitória horas antes do fecho da contagem -, na sede do CNRT o ambiente era mais sombrio.

A contagem de votos terminou quase 35 horas depois do fecho das urnas, quando funcionários eleitorais digitaram a última ata corresponde ao último centro de votação do município de Díli.

"Não vejo que haja qualquer risco de ingovernabilidade"

Em declarações à Renascença, Pedro Bacelar de Vasconcelos, antigo conselheiro da ONU junto da presidência timorense e um dos autores da Constituição, considera que este resultado eleitoral não coloca em causa a governabilidade de Timor-Leste.

“O grande entendimento histórico que foi conseguido em Timor-Leste nos últimos anos foi a reconciliação da Fretilin, o partido da independência, da resistência, de Nicolau Lobato, com a herança de Xanana Gusmão. Em termos de governação de Timor-Leste, não vejo que haja qualquer risco de ingovernabilidade atendendo às preferências demonstradas pelos timorenses, uma vez mais, num processo de exemplaridade democrática”, afirma.

Bacelar de Vasconcelos sublinha que “os resultados demonstram que a coligação de governo dos últimos anos foi a mais votada".

"O CNRT, de Xanana Gusmão, há cinco anos, nas últimas eleições ficou à frente, com uma distância muito modesta para a Fretilin. Agora, trocam de posições, o que permite aquilo que de alguma forma seriam as expectativas dos responsáveis timorenses de manter o entendimento que permitiu a governação ao longo dos últimos cinco anos”, sublinha um dos pais da Constituição timorense.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    24 jul, 2017 palmela 11:32
    Em portugal foi criada uma geringonca para patetas ninguem votou nela! Estou certa que timor leste que vai respeitar o voto do povo sem precisar fazer uma geringonca pateta! Viva timor leste!

Destaques V+