Tempo
|
A+ / A-

Cerca de 30 concelhos de Portugal apresentam risco máximo de incêndio

23 jul, 2017 - 09:34

Há risco muito elevado de exposição aos raios ultravioleta também tanto no Continente como nas ilhas.

A+ / A-

Cerca de 30 concelhos de sete distritos de Portugal continental estão em risco de incêndio considerado máximo este domingo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponibilizada na página do IPMA, estão em risco “máximo” de concelhos nos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro.

O IPMA dá ainda conta de vários concelhos com risco “elevado” e “muito elevado”.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para este domingo, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no litoral das regiões Norte e Centro para o final do dia. Também prevê vento moderado a forte e com rajadas no litoral oeste e nas terras altas, além de uma pequena subida de temperatura.

Risco elevado de exposição à radiação ultravioleta

O IPMA informa ainda que todas as regiões de Portugal continental apresentam risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Também Madeira e Açores apresentam risco muito elevado de exposição à radiação UV, excepto Ponta Delgada, que está com níveis moderados.

Para as regiões com risco “muito elevado”, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Para este domingo em Portugal continental, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no litoral das regiões Norte e Centro para o final do dia. Também prevê vento moderado a forte e com rajadas no litoral oeste e nas terras altas, além de uma pequena subida de temperatura.

[Notícia corrigida às 13h51]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    23 jul, 2017 Porto 11:50
    30 concelhos para 2 (dois) briefings ..../ dia, não vamos saber nada.... ou entendi mal?

Destaques V+