Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro diz que também faria greve se fosse trabalhador da PT

22 jul, 2017 - 00:53

Augustos Santos Silva compreende os protestos e as preocupações dos trabalhadores da empresa propriedade da multinacional Altice, que paralisaram esta sexta-feira.

A+ / A-

A greve dos trabalhadores da PT/MEO é legítima, afirmou esta sexta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, em entrevista à RTP.

O “número dois” do Governo compreende os protestos e as preocupações dos trabalhadores da empresa propriedade da multinacional Altice.

Augusto Santos Silva admite que, se trabalhasse na empresa, teria também aderido à paralisação desta sexta-feira, a primeira em dez anos.

“Eu sou dos que compreendem muito bem a luta que está a ocorrer hoje na PT, porque se eu fosse trabalhador da PT, se eu estivesse na PT há 20 ou 30 anos e fosse agora colocado numa empresa subsidiária, mantendo os meus direitos apenas por um ano, eu também se calhar estava a fazer a greve e a manifestar-me”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Os trabalhadores da PT/MEO fizeram greve esta sexta-feira e manifestaram-se em Lisboa contra a transferência compulsiva de funcionários para outras empresas.

A greve nacional dos trabalhadores da PT teve uma "adesão nacional de 70%", disse à agência Lusa o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Portugal Telecom (STPT), Jorge Félix, enquanto a operadora refere que foi "19%".

Em causa está a mudança de mais de 150 trabalhadores para empresas do grupo da multinacional de comunicações e conteúdos de origem francesa Altice, que detém a PT Portugal, como a Tnord, a Sudtel ou a Winprovit e ainda para a parceira Visabeira, recorrendo à figura de transmissão de estabelecimento, prevendo-se a conclusão do processo até final do mês.

O secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, anunciou quarta-feira, no parlamento, que "está já em curso uma acção inspectiva" desencadeada pela Autoridade das Condições de Trabalho (ACT) sobre o processo de transferência de trabalhadores da PT Portugal para outras empresas.

O português e co-fundador da Altice Armando Pereira declarou entretanto que o Governo português, "muitas vezes, não vê essa importância" do investimento que está a ser feito na economia de Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Ferreira
    23 jul, 2017 FIGUEIRA DA FOZ 08:57
    Um cómico perfeito!Já dizia o outro que hão-de chegar a ministros,primeiros e até a presidente da Republica pessoas sem qualificações para exercerem o cargo.
  • TRAULITEIRO XUXA
    22 jul, 2017 Lx 16:15
    O trauliteiro sempre na senda de quem se mete com o xuxalismo leva...Gente sem estatuto de estadistas.Uns taberneiros que giram em função dos apertos que levam do Bloco e do PCP...Gente sem coluna vertical...Pobre país este com gente deste quilate. Nem para o call center servias Santos Silva...
  • adn
    22 jul, 2017 v.conde 14:37
    A comunistada quere apenas regalias e tomar conta de empresas para viverem á custa do herário público. Cambada de preguiçosos. Porque é que não barafustam com os Bancos que estão num despedimento continuo??? E uma pena que haja governantes que não saibam comportar-se como tal. e apoiam os malandros na destruição de empresas., aquilo que realmente sustenta o Pais. Mal vai Portugal com gente desta qualidade. A Bancarrota avisinha-se e não vai tardar.....
  • Ó victor
    22 jul, 2017 Lis 12:24
    É pena que não estejas a sofrer o mesmo! Ou será que estás a beneficiar da situação? Brincalhão!...
  • Victor
    22 jul, 2017 Lx 10:21
    O ministro da propaganda no seu 'melhor'.... mas devia ter cuidado com este tipo de afirmações...
  • VICTOR MARQUES
    22 jul, 2017 Matosinhos 09:11
    BRINCALHÃO!!!...

Destaques V+