Tempo
|
A+ / A-

Gritou-se "não à tourada" na Póvoa de Varzim

22 jul, 2017 - 00:26

​Meia centena de pessoas manifestaram-se esta sexta-feira contra a realização de corridas de touros na cidade.

A+ / A-

Cerca de meia centena de pessoas concentram-se esta sexta-feira em frente à Praça de Touros da Póvoa de Varzim, para se manifestarem contra a realização de espectáculos tauromáquicos na cidade.

A concentração, que teve vigilância policial, realizou-se momentos antes da realização de uma tourada no recinto, mas sem que se tenham registado incidentes.

Victor Pinto, dirigente do núcleo da Póvoa de Varzim do Bloco de Esquerda e um dos responsáveis pela manifestação, considerou que a realização de touradas na cidade "é uma tradição forçada e que terá os dias contados".

"Associámo-nos a todos os cidadãos que pretendem acabar com este espectáculo de tortura na cidade e tentamos sensibilizar todos os portugueses de que a transmissão televisiva destes eventos na RTP, como hoje acontece, é um acto altamente violento, nomeadamente para as crianças", afirmou o bloquista.

Victor Pinto considerou que a medida tomada pela autarquia poveira, no ano passado, em deixar de ceder gratuitamente a praça de touros local para a realização de espectáculos tauromáquicos "foi um passo tomado na decisão certa", mas considerou existir, ainda, "um paradoxo".

"Ao cobrar dinheiro pelo aluguer do recinto, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim acaba por estar lucrar com este espectáculo de tortura de animais, esperamos que esta situação seja corrigida", vincou o dirigente.

Victor Pinto garantiu que este tipo de manifestações vai repetir-se nas próximas touradas que se realizaram na cidade

"Continuaremos nesta luta pois estamos convencidos que este tipo de espectáculo vai terminar", rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • enrique hernandez ma
    23 ago, 2017 Aveiro 12:16
    A tauromaquia náo é assunto de esquerdas nem de direitas. Delxem a tauromaquia tranquila e devotem a sua força aos problemas de injustiça social e económica. A taurofobia só desprestigia ao bloco e confonde à gente. Já ve-se que há quem erradamente pense que forma parte da "ditadura comunista". Fraco favor aos assuntos do povo.
  • Henrique Gil
    23 jul, 2017 Leiria 05:44
    A posição do bloco enquanto minoria que tenta impor uma ditadura á maioria dos Portuguses é conhecida de todos bem como a falta de respeito por uma cultura tão rica como é à Tauromaquia, tenham no mínimo decência, quanto á R R que dá uma importância a arruaceiros é lamentável ! Viva a festa dos toiros em Portugal e no mundo.
  • 22 jul, 2017 18:17
    C oncordo se querem touros vão para lá brincar eles sem farpas nem cavalos. Como nos açores
  • António
    22 jul, 2017 17:00
    Estão a acabar? De um lado meia duzia de pessoas a gritar sem saber o que diz, do outro uma praça cheia e milhões de espetadores. E para quem diz que ha cada vez menos espetaculos aconselho a acordar e a perceber que portugal atravessa uma crise economica... Nao sao so as corridas de toiros que têm menos assistencia...
  • Hugo Ferro
    22 jul, 2017 Corroios 16:52
    Se não fossem estas manifestações, quem é que se lembraria da "esquerda caviar"?? Jogada política para as autarquias que se avizinham... E os patos dos pseudo jornalistas a alimentarem os bacocos com estas Tretas!!
  • Joao
    22 jul, 2017 16:13
    Péssimo trabalho jornalístico, altamente tendenciosos. Não é que está notícia não se deva dar, mas também devia dar a noticia de que a corrida aconteceu com a praça praticamente cheia, dar os valores do Shake de audiências na TV, e ainda entrevistar os dois intervenientes que triunfaram nessa corrida e ganharam os prémios em disputa. Enfim uma vergonha de jornalismo
  • Pedro
    22 jul, 2017 Clemente 14:21
    Em 2014, a RTP transmitiu 7 touradas. Em 2015, 4. Em 2016, 4. Este ano, 3. São o espectáculo que mais queixas geram junto ao provedor, e espera-se que nos próximos anos deixem pura e simplesmente de as transmitir. Segundo dados da IGAC, em 2014 houve 221 espectáculos realizados, com 422,597 espectadores. Em 2015 houve 207 espectáculos realizados, com 395,463 espectadores. Em 2016 houve 191 espectáculos realizados, com 362,057 espectadores. Desde 2009 que estão a perder terreno. Cada vez há mais pressão e contestação. As touradas estão a morrer lentamente. Vão acabar, é só uma questão de tempo.
  • Manuel Sousa Macedo
    22 jul, 2017 Cascais 13:02
    Cá fora 50 pessoas a manifestarem se, lá dentro 5.000 a assisterem. Acompanhando em casa pela televisão mais de 400 mil pessoas. A festa brava segue viva e cheia de força
  • Tiago Manuel
    22 jul, 2017 Lisboa 12:42
    Tudo dito 50 cá fora a berrar e 7000 a desfrutar de uma noite de toiros ao vivo...
  • ceboula
    22 jul, 2017 bourg en bresse 12:07
    o esterco do bloco mais os seus 18 valentes anormais da idade Média uma raça de inuteis incapazes de defenderem os pobres os oprimidos de defenderem as mulheres e as crianças , fariao melhor figura en se ocupar da casa deles !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Destaques V+