Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

28 anos após a sua morte, o bigode de Salvador Dalí continua intacto

21 jul, 2017 - 12:12

Restos mortais do artista espanhol foram exumados por ordem de um tribunal, para um exame de determinação de paternidade.

A+ / A-

O bigode de Salvador Dalí continua intacto, passados 28 anos sobre a morte do artista espanhol, cujos restos mortais foram exumados por ordem de um tribunal, para um exame de determinação de paternidade.

De acordo com especialistas que participaram na exumação do artista surrealista, falecido em 1989, com 85 anos, os restos mortais embalsamados estavam bem conservados, a começar pelo seu característico bigode.

"Como sabem, o corpo de Dalí foi embalsamado e, segundo o médico legista, depois da exumação, o bigode encontrava-se na sua posição habitual, apontado para as dez horas e dez", disse o secretário-geral da Fundação Gala-Dalí, Luis Peñuelas Reixach, numa conferência de imprensa realizada hoje de manhã, no Teatro-Museo Dalí, em Figueres, Girona, cerca de 12 horas após o início da operação.

Após a exumação do corpo, realizada na última noite, foram extraídas amostras de cabelo, unhas, dentes e dos ossos, tendo a Fundação Dalí solicitado o regresso dos restos mortais ao sepulcro.

A abertura do sepulcro verificou-se às 22h20 e voltou a ser selado às 23h40, terminada a operação.

O jornal “El País”, na edição electrónica, adianta que o calendário oficial prevê o anúncio dos resultados dos exames de ADN para o início de Setembro, pouco antes da sessão em tribunal, sobre a questão de paternidade, marcada para 18 desse mês.

A decisão de exumar foi anunciada a 20 de junho, para obtenção de amostras do corpo do artista, no sentido de realizar um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser sua filha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 21 jul, 2017 palmela 13:50
    Se o bigode de salvador dali esta intacto deviam aproveitar e levar para um museu como um dos bigodes mais famosos do mundo!

Destaques V+