Tempo
|
A+ / A-

"Altice quer ver-se livre destes trabalhadores". Greve na PT arrancou com concentração em Lisboa

21 jul, 2017 - 02:17

Protesto é contra a transferência de 155 trabalhadores da operadora de telecomunicações para empresas do grupo Altice e Visabeira.

A+ / A-

A greve dos trabalhadores da PT Portugal teve início às 00h00 desta sexta-feira, com aproximadamente 40 pessoas, a maioria ligada aos sindicatos e à Comissão de Trabalhadores, a marcarem presença junto da sede da operadora, em Lisboa.

Jorge Félix, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Portugal Telecom (STPT), acusou a Altice (dona da PT) de querer transferir "de forma unilateral e abusiva" cerca de uma centena e meia de trabalhadores da PT Portugal para empresas do grupo Altice e Visabeira.

"A Altice quer ver-se livre destes trabalhadores e nós estamos cá para os defender", afirmou aos jornalistas o responsável assim que começou a greve geral de 24 horas.

Os sindicatos afectos à PT e a Comissão de Trabalhadores (CT) convocaram a greve em protesto contra a transferência de 155 trabalhadores da operadora de telecomunicações para empresas do grupo Altice e Visabeira.

Ao longo do dia está prevista a concentração de trabalhadores de todo o país em Picoas, junto à sede da empresa, em Lisboa. Seguem, depois, em marcha até à residência oficial do primeiro-ministro, António Costa.

O secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, revelou, na quarta-feira, que "está já em curso uma acção inspectiva" desencadeada pela Autoridade das Condições de Trabalho (ACT) sobre o processo de transferência de trabalhadores da PT Portugal para outras empresas.

O secretário-geral do PCP também defendeu este semana que o Governo “tem as condições e a obrigação” de travar a compra da TVI pela Altice e defendeu que a PT deve voltar ao “controlo público".

Durante o debate do Estado da Nação, na semana passada, o primeiro-ministro manifestou-se apreensivo com o futuro da PT, propriedade da multinacional Altice, temendo mesmo pelo futuro de postos de trabalho e apontando a uma das operadoras "falhas graves" no incêndio de Pedrógão Grande.

Na resposta, o líder social-democrata criticou António Costa por ter feito uma "admoestação pública" à empresa Altice. Passos Coelho chegou mesmo a comparar António Costa ao Presidente norte-americano, Donald Trump.

Esta quinta-feira, horas antes do início da greve, o co-fundador da Altice Armando Pereira afirmou, em Vieira do Minho, que o Governo português "muitas vezes não vê a importância" do investimento daquele grupo francês em Portugal.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • nem 8 nem 80
    21 jul, 2017 22:29
    Possivelmente esta empresa não irá ser mais um suporte de apoio a muitos que pouco gostam de trabalhar e muito ganhar, caso da antiga PT estatal, com tudo isto não defendo a exploração de trabalhadores como certas empresas têm por prática fazer.
  • Cavernoso
    21 jul, 2017 marte 15:08
    Estes trabalhadores da PT que passaram anos e anos a ver a empresa ser destruída e nunca levantaram um dedo contra isso. Só se amotinavam para pedir mais dinheiro e regalias. com 30% dos trabalhadores em casa nunca se chatearam. A PT foi sitiada pelos políticos e pelos trabalhadores e todos "mamaram" na mesma teta. Agora é que se preocupam? Agora vêm pedir a ajuda do governo que antes combatiam?
  • mendes
    21 jul, 2017 braga 14:10
    os arruaceiros da cgtp do pcp e be acordaram mal dispostos confesso que ja tinha saudades destes bandidos
  • Martins
    21 jul, 2017 LX 12:48
    @BOB quem acordou com a Troika o fim da Golden Share do Estado na PT foi Sócrates. Já esqueceu? E sim no sector privado quando as coisas correm mal e mesmo quando correm bem existem restruturações. Não é como no sector público onde à conta do dinheiro do contribuinte se alimentam todos os desvarios e clientelas que se possa imaginar.
  • Manuel
    21 jul, 2017 Lisboa 11:54
    Acalmem-Se o PCP vai nacionalizar a PT. A seguir vai ser a reforma agrária. O jeronimo_maduro e que sabe
  • bob
    21 jul, 2017 leiria 10:18
    Claro, a Altice vai fazer tudo o que lhe apetece graças ao PSD-CDS que todos os dias aparecem na TV para criticar tudo e todos os que se oporem as suas praticas terroristas habituais. Basta ver como a Altice controla grande parte da informaçao na França e como concentrou toda a atençao para ajudar o Macron a subir ao poder. Passos quer o mesmo em Portugal evidentemente
  • Mário Guimarães
    21 jul, 2017 Lisboa 10:07
    Tudo teatro ! A Altice tal como a Airbus, são interesses franceses defendidos pela filial PS em Portugal . Por isso treinaram a nossa realeza abrilêsca . O TGV também na mesma escala e por isso o Pinto de Sousa queria os livros de filosofia franceses para aplicar aos portugueses quando foi para Paris visitar os patrões. Sampaio também interligado na aquisição do passado de aviões para os Açores. O Povo português que anda entretido desde o 25 de Abril a votar em Partidos montados por estrangeiros nunca mais sai da ocupação económica. PCP montado pela ex-União Soviética,PSD-Amaricães e PS pelos Franceses e ajuda Alemã (a famosa CEE ) que faliu tudo o que era português. Na baixa de Lisboa os portugueses cheios de direitos democratas faliram e foram para o desemprêgo e para a reforma antecipada enquanto os estrangeiros ocuparam os seus lugares .Esses trabalhadores estrangeiros não estão filiados no Jerónimo de Sousa e os edifícios da baixa na maioria já são também estrangeiros.Os portugueses só podem estar de Parabéns pois estiveram a trabalhar para o inimigo!
  • Leonel
    21 jul, 2017 Lisboa 09:01
    Os sindicatos na Altice, incluindo o da cgtp, resumira-se estes anos, a fazer vista grossa as pressoes e eliminacao dos direitos dos trabalhadores. Fizeram zero. Nem um plenario, nem encontros ou reunioes com os trabalhadores, que os preparasse para a luta. De repente descobriram que a Altice e ma. E vai greve de 1 dia, sabendo que adesao ia ser necessariamente baixa, o que reforcara a administracao e enfraquece os trabalhadores. Ao mesmo tempo o sindicato dos enfermeiros pomove uma greve dita de zelo, sem enquadramento legal, que expoe os enfermeiros ao despedimento, entre outras sancoes. Que e isto? Para onde caminha a cgtp? Para a aventura?
  • julio
    21 jul, 2017 vila verde 07:34
    isto não se faz os politicos foram arranjando tacho para os compadres e agora deixam-nos abandunados a pt quer trabalhadores e não parasitas como vai ser muda-se a lei fundamental ?

Destaques V+