Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​António Costa diz que lesados do Banif foram aldrabados

20 jul, 2017 - 21:54

Primeiro-ministro garante que "há vontade política" para responder ao problema destes clientes bancários.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, disse esta quinta-feira, no Funchal, que os lesados do Banif confiaram num sistema que os aldrabou e reafirmou que há vontade política do Governo em resolver a situação.

"Há vontade política de responder a uma situação gravíssima, que é um conjunto de pessoas honestas que fizeram confiança num sistema que as aldrabou, como é evidente", disse o primeiro-ministro.

António Costa deslocou-se à Madeira na qualidade de secretário-geral do PS para participar na apresentação da coligação Confiança (PS, JPP, BE, PDR e Nós Cidadãos) à Câmara do Funchal, que decorreu no Largo do Município, onde se deparou com uma manifestação de lesados do Banif.

"Eu percebo obviamente a ansiedade das pessoas. A ansiedade dos lesados do Banif não é menor do que a ansiedade dos lesados do outro processo (BES). A situação está é ainda numa fase processual distinta", afirmou, realçando que até ao momento não há nenhuma decisão da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) nem qualquer recomendação da Assembleia da República sobre o caso.

O primeiro-ministro, que esteve a conversar com o presidente da Associação de Lesados do Banif, Jacinto Silva, disse que o Governo tentou mediar uma solução de entendimento entre as partes, que não foi possível.

"Mas num regime onde há separação de poderes, o Governo não se pode substituir às instâncias próprias que têm competência para tomar estas decisões", vincou Costa, realçando que o executivo está a "aguardar que haja estes passos".

A CMVM está a analisar mais de 800 queixas apresentadas pelos lesados do Banif, ao passo que na Assembleia da República foi apresentada uma petição pelos mesmos.

O Santander Totta adquiriu o Banif por 150 milhões de euros em Dezembro de 2015, na sequência de uma resolução do Governo da República e do Banco de Portugal, através da qual foi criada a sociedade-veículo Oitante, para onde foi transferida a actividade bancária que o comprador não adquiriu.

Neste processo, cerca de 3.500 obrigacionistas subordinados, em grande parte oriundos da Região Autónoma da Madeira, perderam 263 milhões de euros.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Peres Romão
    24 jul, 2017 Moreanes Santana de Camba 16:19
    Mas que grande novidade. Se foram lesados .................
  • João Soares
    24 jul, 2017 Ponta Delgada 15:07
    Uma coisa é certa, não sou de nenhum partido político, mas a verdade é que o povo português nunca está satisfeito , venha o PASSOS COELHO para verem o rebuçado doce que é.
  • Manuel Pereira
    24 jul, 2017 S.Miguel 11:25
    Quem vendeu em 24 horas o BANIF ao Santander? Não foi o PS de costa?. Então agora os malandros foram outros! Este costa e PS vergonha não é com eles.Agora uma coisa duas horas depois outra.Quem acredita em gente assim.Só os distraídos ou vendidos.
  • macaco
    21 jul, 2017 sei lá 10:13
    foram enganados por ele como está a acontecer a todos os outos
  • Sofia
    21 jul, 2017 Lisboa 10:12
    O Sr. Costa foi quem fez o negócio da venda, ao desbarato, do Banif ao Santander, que estava em contencioso com o estado, e impôs aos contribuintes um custo de 1,9 milhões e ainda tem a lata e dizer o que diz.....
  • COSTA PANTOMINEIRO
    20 jul, 2017 Lx 23:03
    Só propaganda balofa, estéril para tuga ver..:Sem substrato o kamarada Costa, um mestre da pantomina e da banha da cobra...Respostas sobre a tragédia de Pedrógão Grande nem uma palavra bem como de Tancos...Um país sem rei nem roque e em roda livre com os geringonços....
  • COSTA PANTOMINEIRO
    20 jul, 2017 Lx 22:54
    O kamarada Cosya que anda a enganar também e a entreter o pagode..Por acaso já tem as respostas da tragédia de Pedrógão Grande e do problema grave de Tancos? Claro que nada lhe interessa pois ´vossa senhoria é o mestre da pantomina e da mentira e da propaganda enganosa..

Destaques V+