Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​CDS questiona Governo sobre evolução dos "stocks" de sardinha

20 jul, 2017 - 21:27

Centristas manifestam preocupação no dia em que foi noticiada uma recomendação para a suspensão total da sardinha por um período mínimo de 15 anos.

A+ / A-

A deputada do CDS-PP Patrícia Fonseca questionou esta quinta-feira a ministra do Mar sobre a monitorização da evolução dos "stocks" de sardinha, bem como quais as acções que estão a ser desenvolvidas junto das entidades do sector.

"Como está a ser monitorizada a evolução dos 'stocks' de sardinha? Que entidades estão a fazer essa monitorização? Com que periodicidade? O que é que está a ser feito junto das organizações e entidades que operam neste sector, no sentido de encontrar uma solução urgente que acautele o interesse de todos?", questionou a deputada.

Numa pergunta dirigida à ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, Patrícia Fonseca quer ainda saber se o Governo dispõe de dados, "ainda que preliminares, relativos às zonas Centro e Norte do país, que contribuam para contrariar as previsões catastróficas do Conselho Internacional para a Exploração do Mar".

O "Jornal de Negócios" avançou esta quinta-feira que o organismo científico que aconselha a Comissão Europeia sobre as quotas de captura de peixe recomenda a suspensão total da sardinha por um período mínimo de 15 anos.

O parecer do organismo científico, a que o jornal de Negócios teve acesso, diz que "Portugal deve parar por completo a pesca da sardinha e durante um período mínimo de 15 anos para que o 'stock' regresse a níveis aceitáveis".

A Comissão Europeia esclareceu que Bruxelas não tomou qualquer decisão sobre a pesca da sardinha, gestão que é feita pelos Estados-membros, e só em Outubro será conhecida a recomendação do organismo científico com essa tarefa.

"Não existe uma quota da União Europeia para as sardinhas. A gestão das existências é decidida pelos Estados-membros", apontou o director-geral de Assuntos Marítimos e Pescas, João Aguiar Machado, numa nota escrita hoje enviada aos órgãos de Comunicação Social, em que realça que "não foi tomada nenhuma decisão hoje pela Comissão Europeia sobre este tema, nem tinha aliás que ser tomada".

O mesmo responsável realça que a Comissão Europeia "conhece a importância socioeconómica e mesmo cultural das sardinhas em Portugal" e recorda que, para ajudar a sardinha europeia a recuperar as suas existências, Portugal e Espanha acordaram na execução de um plano de gestão, desenvolvido conjuntamente, com base em aconselhamento científico do ICES.

A Comissão Europeia tem acompanhado "de perto" todas as medidas tomadas pelos dois Estados-Membros, mas "não há uma gestão desta espécie a nível europeu", portanto, frisou, "não foi tomada nenhuma decisão hoje pela Comissão Europeia sobre este tema, nem tinha que ser tomada".

O director-geral apontou ainda que a Comissão Europeia "continuará a apoiar as autoridades nacionais a dar resposta a esta questão, nomeadamente através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas e dos 506 milhões de euros do Programa Operacional para Portugal para 2014-2020".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    21 jul, 2017 Lisboa 17:47
    Ainda vamos ver o grupelho do CDS a questionar o governo sobre os stocks do papel higiênico. Questionar o governo para saber o que este está a disposto a fazer para que os partidos deixem de ter as praticas mafiosas e fraudulentas como aquelas que foram referidas no jornal Publico nas ultimas eleições internas no PSD, o grupelho do CDS não faz. O grupelho do CDS a única coisa em que está interessado é em peixeiradas visando alcançar votos para garantir tachos aos boys azul cueca.
  • Este CDS
    21 jul, 2017 Pt 17:43
    Se não existisse tinha que ser inventado! Partido de acólitos de proveta! Tudo lhes serve para causarem ruído através dos esganiçados que discursam! E chamam aos outros radicais!...
  • Maria Adelaide
    21 jul, 2017 Leiria 11:59
    Mas o que raio andou o CDS a fazer enquanto era governo? era só roubar o povo?
  • estranho
    21 jul, 2017 lis 11:45
    a ex ministra Cristas, da lavoura e do mar não sabe qual a evolução dos stocks da sardinha?...Não venha agora também dizer que estava a banhos durante 4 anos e assinou de cruz!...
  • JC
    21 jul, 2017 charneca da caparica 11:22
    Mais um problema que no tempo de Cristas não havia, É só consultar os relatórias de acompanhamento que a dedicada ministra mandou fazer à sardinha e ao eucalipto. A culpa é das esquerdas !!!!!
  • adn
    21 jul, 2017 v.conde 10:38
    Parece que as sardinhas demoram 15anos a reproduzir. Parar um a dois anos alternados, seria aceitavel. Mas os entididos lá sabem. O que acontece é que estes xuxas , são uns sabões de alto coturno. E a analisar certos comentários, dá para perceber a sua qualidade.
  • Pedro Silva
    21 jul, 2017 Braga 05:03
    Nao gosto deste tipo de politica. Quando eram governo sabiam tudo, agora parecem dementes. As instituicoes sao as mesmas de à 2 anos. Politica a sèrio era dizer, estamos disponiveis para discutir e encontrar uma solucao para um problema que se arrasta à decadas e que nao se resolve sozinho, da mesma maneira que os problemas da nossa floresta.
  • José silva
    21 jul, 2017 Vila Real 00:00
    Estes CDS pimpões são ridículos. Tenham vergonha quando estiveram lá o que fizeram?
  • Joaquim Martins Augu
    20 jul, 2017 Alges 23:24
    Ó Cristas vê se te calas, porque cada vez que abres a bocarra só dizes disparates, nomeadamente, sobre os ataques que fazes a este governo.
  • MM
    20 jul, 2017 Porto 21:58
    Esse organismo pertence a quem? Quem o financia? Que interesses tem na pesca e no mar? Não é estranho, alguém que ninguém conhece vir de repente "aconselhar" a UE? Qual é o objectivo? Qual a credibilidade? Como é possível a UE concordar imediatamente?

Destaques V+