Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

BCE mantém taxas de juros

20 jul, 2017 - 16:32

BCE mantém estímulos à economia europeia pelo menos até ao Outono.

A+ / A-

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou esta quinta-feira que mantém as taxas de juros nos níveis actuais, com a principal taxa de refinanciamento a permanecer em zero.

As taxas aplicáveis à facilidade permanente de cedência de liquidez e à facilidade de depósito ficam inalteradas em 0,25% e -0,40%, respectivamente.

A decisão, que já era esperada, foi anunciada após uma reunião de política monetária que decorreu em Frankfurt.

"O Conselho do BCE espera que as taxas de juro permaneçam nos níveis actuais durante um período alargado e muito para além do horizonte das compras líquidas de activos", refere um comunicado divulgado depois da reunião do Conselho de Governadores.

Em conferência de imprensa, Mario Draghi explicou que a inflação ainda não está ao nível desejado e, por isso, a reunião desta quinta-feira do Conselho de Governadores do BCE manteve todas as políticas inalteradas.

“A inflação não está onde queremos nem onde deve estar. Estamos confiantes que gradualmente vai lá chegar, mas ainda não chegou. Por isso, o Conselho de Governadores manteve as linhas de orientação, o programa de compra de activos, as taxas de juro e todo o pacote de monitorização, que reitera que se mantém necessário”, disse.

Draghi quis “tornar claro” que a Zona Euro está “finalmente a registar uma recuperação robusta”. “Já só temos que esperar que os preços e os salários atinjam o nosso objectivo”, acrescentou.

O BCE adiou eventuais mudanças para o final do ano, mas avisou desde já que está pronto para intervir a qualquer momento, se necessário.

“Se o cenário se apresentar menos favorável ou as condições financeiras inconsistentes com futuros progressos no ajustamento da inflação, estamos preparados para aumentar o nosso programa de compra de activos, em tamanho e duração”, disse Mario Draghi. “Penso que o Conselho de Governadores já deu provas suficientes que, quando é necessária flexibilidade para atingir os objectivos, conseguimos cumprir.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • COSTA PANTOMINEIRO
    20 jul, 2017 Lx 21:38
    Quando o BCE deixar de lançar dinheiro na economia é que vai ser o pânico cá no reino da felecidade da tugolandia...Acaba-se o ilusionismo do kamarada Costa e seus geringonços...

Destaques V+