Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Surf

Open J-Bay. Relógio "tira" o título a Frederico Morais

20 jul, 2017 - 09:07

Melhor classificação de sempre de um português. Na final da etapa sul-africana do Mundial de surf, "Kikas" conseguiu um 9.40 na penúltima onda, "só" precisava de um 8.60 para vencer, mas não teve tempo para uma última tentativa em condições.

A+ / A-
Frederico Morais fez história no surf português, mas sonha sempre "mais alto"
Frederico Morais fez história no surf português, mas sonha sempre "mais alto"

Veja também:


Frederico Morais, ou "Kikas", perdeu, esta quinta-feira, a final do Open J-Bay, na África do Sul. Mesmo assim, o surfista fez história, ao ser o primeiro português a chegar à final de uma prova do circuito mundial.

Pelo caminho, "Kikas" tinha deixado pelo caminho três campeões mundiais de surf, incluindo o actual, o australiano John John Florence. "Kikas" garantiu a qualificação para a final ao bater o brasileiro Gabriel Medina nas meias-finais da sexta etapa do circuito.

No duelo decisivo, o surfista português perdeu para o brasileiro Filipe Toledo, num "heat" em que não conseguiu fazer uma última onda em condições, devido a falta de tempo. O português até começou com três ondas fracas, de 3.00, 4.50 e 6.67, dando uma onda de avanço ao seu adversário, que conseguiu um 9.17 na sua segunda onda.

Esse 9.17 do brasileiro, que com a vitória saltou para sétimo melhor do mundo, viria a revelar-se decisivo. Na quarta onda, Frederico Morais conseguiu um 8.33, os mesmos pontos que Toledo, e na quinta onda, o jovem luso arrecadou uma pontuação que prometia a reviravolta: 9.40, para "apenas" 8.83 do rival.

Com menos de um minuto restante, contudo, as ondas de qualidade escasseavam e "Kikas" ainda precisava de um 8.60. Filipe Toledo jogou com o relógio e a prioridade na onda e, a 30 segundos do fim, conseguiu uma onda de 7.60. Podia não ter sido suficiente contra um português que melhora ao longo da bateria, mas o tempo estava a favor do brasileiro.

No final, Frederico ficou sem ondas para mudar a sua sorte. Ainda tentou, com menos de 20 segundos para surfar, porém a onda era fraca e o surfista luso saiu à primeira tentativa, somando apenas 0.43. A campainha soou 10 segundos mais tarde, confirmando o esperado: Filipe Toledo era o novo campeão de Jeffreys Bay.

Apesar da derrota, Frederico Morais é agora 12.º do mundo, à porta do "top-10", logo na sua época de estreia, e o cenário poderia ter sido distinto se tivesse tido mais uns segundos de manobra.

"Kikas" tornou-se no primeiro português a chegar a uma final de um campeonato, depois de, na quarta-feira, ter igualado a presença nas meias-finais alcançada por Vasco Ribeiro, na etapa de Peniche de 2015, e por Tiago Pires, que, durante os sete anos entre a elite, chegou por três vezes às meias-finais.

[notícia actualizada às 11h25]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+