Tempo
|
A+ / A-

Portugal pressionado para não pescar sardinha durante 15 anos

20 jul, 2017 - 08:48

Parecer é do Conselho Internacional para a Exploração do Mar, o organismo científico que aconselha a União Europeia.

A+ / A-

A recomendação é inédita. Um organismo científico de aconselhamento da Comissão Europeia defende que Portugal deve parar por completo a pesca de sardinha, pelo menos, por 15 anos para que o stock regresse a níveis aceitáveis.

Segundo o “Jornal de Negócios” o parecer do Conselho Internacional para a Exploração do Mar, organismo científico que aconselha a União Europeia, não é vinculativo.

O relatório conclui que o stock de sardinha no mar ibérico está muito abaixo dos limites mínimos, pelo que seria necessário que Portugal e Espanha suspendessem totalmente as capturas durante década e meia para permitir o regresso a níveis aceitáveis.

Em declarações ao jornal, o secretário de Estado das Pescas contesta o parecer por não ter dados actualizados sobre a sardinha em Portugal, mas reconhece que a evolução da população de sardinha na costa nacional é um problema.

Para José Apolinário a redução do stock “é uma consequência directa das alterações climáticas visto que não tem havido um aumento do esforço de pesca”.

A arte de pescar sardinha
A arte de pescar sardinha

O diário lembra outro parecer, relativo a 2016, onde o mesmo organismo recomendou que as capturas não superassem as 1.584 toneladas e Portugal e Espanha. Mas após negociações com a Comissão Europeia, alcançaram um valor superior, primeiro de 14 mil e depois de 17 mil toneladas.

Em Março, um despacho publicado em “Diário da República” deu a conhecer os valores da captura.

"Portugal e Espanha definiram um total de capturas de 10.000 toneladas de sardinha, até 31 de Julho de 2017, das quais 6.800 toneladas a capturar pela frota portuguesa. Estas medidas de gestão complementam o período de interdição adoptado por ambos os países nos meses de Janeiro e Fevereiro", referia o documento.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 21 jul, 2017 16:08
    Parece que, finalmente, vamos aprender a apreciar sucedâneos da sardinha: o carapau não fica a dever nada à sardinha - só que esta sabe melhor: a cavala também é ótima - as peixarias facilmente preparam uns filetes, muito apreciados pela clientela...
  • Origens Hostel
    20 jul, 2017 Sines 19:31
    Suspender a pesca da sardinha durante 15 anos? Nem quero querer numa notícia destas! Sou de Sines, a pesca da sardinha é muito importante na economia da nossa terra e do país. Já agora deviam ter colocado uma foto melhor das sardinhas, com esse vermelho em volta da guerla (gravata), é quando não são frescas =D
  • "Cabeça de penico"
    20 jul, 2017 do r-q-t-parta 16:32
    Tu não és cabeça de atum. És um atrasado mental que não sabes o que dizes, com menos inteligencia que um atum. "O teu comentário" "não possso de deixar d dizer que existem muitos funcionarios pudicos e policias e comem muita sardinha por que ganham bem, e por isso não há muitas sardinhas, o sr. do governo devia diminuir o fincionario pudico, para haver mais sardinha." Só de um tolo com merda em vez de cérebro para fazer um comentário destes. Isto vai uma salada russa que não se compreende, quer dizer, então na tua lógica, os funcionários públicos por um lado até são bons porque vão dar dinheiro a ganhar a quem pesca a sardinha, mas por outro lado não prestam porque comem a sardinha toda?! Zurra burro! Entre ti e um burro quem é que é o animal irracional? Oh cabeça de atum isto não será o efeito dos gazes que te sobem à cabeça para dizeres tanta mda?! AHAHAHHAAA Isto é cada tonto neste país de tugas que só mesmo para rir.
  • Palermas
    20 jul, 2017 porto de mòs 15:40
    Vamos a ver isso de portugal e espnha parar de pescar a sardinha sera que ela fica quieta en noças aguas,claro sera mais facil parar dois paises que europa despois temos que rascar os bolços para comprar a eles,penso eu que pare todo o mundo de pescar a sardinha asim reduz eses 15 anos sem sardinha,por minha parte que fosem a borda merda estes chupapelotas se o forte da pesca talvez é a sardinha.
  • Cabeça de atum
    20 jul, 2017 Atum 14:28
    Desculpem o meu comentário anterior. Mas acabou_se a ganza e não consigo raciocinar :)
  • Kaçador
    20 jul, 2017 Sesimbra 13:13
    Antigamente a sardinha era comida de pobre, mas agora é um "luxo" (já quase) só para os ricos. Na verdade, os ricos desta UE querem-na toda só para eles, e a maioria dos Portugueses são gente pobre!
  • cabeça de atum
    20 jul, 2017 amareleja 13:09
    a sardinha que linda que é, viaja pelo mundo todo à procura de alimento. A sardinha, mas não possso de deixar d dizer que existem muitos funcionarios pudicos e policias e comem muita sardinha por que ganham bem, e por isso não há muitas sardinhas, o sr. do governo devia diminuir o fincionario pudico, para haver mais sardinha.
  • Dias
    20 jul, 2017 Lx 13:04
    Pois é, não há sardinha porque é toda devorada pelos perdedores dos mares, baleias e seus afins, porque não se matam mais baleias para o ecossistema alimentar normalizar ?
  • José
    20 jul, 2017 Porto 12:06
    Pois é, mas então os nossos "AMIGOS" Eepanhois TB estarão a ser pressionados..? É que eles pescam muito para alem de qualquer cota..
  • Gonçalo
    20 jul, 2017 Leiria 12:06
    Acho bem! mas devia ser proibido pescar sardinha mas a restrição era por área de pesca e não por nacionalidade da frota e dos pescadores. Dizem que antigamente uma sardinha dava para 3, devia ser - do tamanho de um chicharro, agora dificilmente atingem 1 palmo, pensem e vejam o que se vai passar, todos os anos é mais pequena. Proibição com a pesca de arrasto é urgentíssima! eu mergulho e já vi como fica o fundo do mar onde passa um arrastão, desolador!

Destaques V+