Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hora da Verdade

​“Ferro Rodrigues desrespeita o Parlamento”, acusa novo líder parlamentar do PSD

20 jul, 2017 - 00:05 • Eunice Lourenço (Renascença) e David Dinis (Público)

Na sua primeira entrevista como presidente da bancada do PSD, Hugo Soares critica o presidente da Assembleia da República, compara os créditos da Caixa Geral de Depósitos (CGD) ao que se passou com o BES e recusa uma trégua autárquica por causa dos incêndios.

A+ / A-
“Ferro Rodrigues desrespeita o Parlamento”, acusa o novo líder parlamentar do PSD
“Ferro Rodrigues desrespeita o Parlamento”, acusa o novo líder parlamentar do PSD

Veja também:


Hugo Soares, que esta quarta-feira foi eleito presidente do grupo parlamentar do PSD, começa o seu mandato com um ataque directo ao presidente do Parlamento. Em entrevista ao programa Hora da Verdade, uma parceria entre a Renascença e o diário “Público”, acusa Ferro Rodrigues de não respeitar a sua condição de segunda figura do Estado.

“Tem tido um conjunto de posições que são claramente partidárias. E creio que um presidente que deve ser de todos os deputados não as pode ter. O doutor Ferro Rodrigues não pode ter opiniões pessoais que coloquem em causa a separação de poderes como fez este fim-de-semana. Ou não pode desdenhar de forma absolutamente inacreditável de uma deliberação da Assembleia da República que visa constituir uma comissão técnica independente para apurar a verdade dos factos do que falhou - e continua a falhar - no combate aos incêndios. E ele desdenhou dessa deliberação. Quem desdenha em causa própria desrespeita o órgão a quem preside. E isso não é um comportamento à altura do segundo representante da nação”, afirma Hugo Soares que, aos 34 anos, substitui Luís Montenegro à frente dos deputados sociais-democratas.

A relação do PSD com Ferro Rodrigues tem sido de crítica e crispação. E uma das razões é a comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, que terminou esta semana, sem esperar pela resposta judicial para ter acesso à lista de concessão de créditos por parte da CGD. Uma lista que, na opinião de Hugo Soares, pode mostrar que o que se passou no banco público tem semelhanças com a gestão do BES.

“Nós hoje sabemos que o Ministério Público tem fundadas suspeitas sobre a prática de gestão danosa na CGD, seja na concessão de crédito, seja até naquilo que se chama maquilhagem das contas, no facto de terem escondido as imparidades nas contas da CGD, um fenómeno que não é muito diferente do que aconteceu no BES. Sim, esconder as contas, maquilhar as contas, não é diferente do que aconteceu no BES. E portanto era preciso apurar responsabilidades - e o Ministério Público fará esse apuramento”, diz o deputado, que lamenta que o Parlamento não tenha esperado pelos tribunais.

Por isso, Hugo Soares admite que o seu partido venha a propor mais uma comissão de inquérito à Caixa. “Não colocamos de parte essa hipótese [de pedir novo inquérito], como não colocamos de parte - e vamos estudar e preparar uma proposta - uma alteração ao regime do inquérito parlamentar”, adianta o novo líder parlamentar. Quanto a essas alterações avança com uma que lhe parece óbvia: “Se uma comissão de inquérito pede aos tribunais uma determinada decisão, ela tem que ficar suspensa até à decisão desse tribunal. Não podemos fechar uma comissão com total desrespeito por um órgão de soberania.”

Recusa do apelo de Marcelo

Na sua primeira entrevista nas novas funções, Hugo Soares elege como prioridade o combate ao Governo. E não admite dar tréguas por causa dos incêndios, apesar do apelo recentemente feito pelo Presidente da República.

“Não estamos em campanha com os incêndios. Portanto, não há necessidade de fazer nenhuma trégua. Há que denunciar o que está a acontecer. Tivemos um incêndio há um mês onde morreram mais de 60 pessoas. Temos pessoas que perderam as casas, os seus bens e até familiares. Ainda hoje essas pessoas não foram ressarcidas de absolutamente nada - e o Estado ainda não assumiu a sua responsabilidade objectiva perante as pessoas que pereceram. Esta semana voltaram a acontecer incêndios com grande escala. E voltámos a saber que o SIRESP voltou a falhar. O que o país pergunta hoje é o que é que o Governo está a fazer”, critica Hugo Soares que, quanto ao sistema de comunicações de emergência, admite uma gestão pública.

Quanto às eleições autárquicas considera que não vão pôr em causa e liderança de Pedro Passos Coelho no PSD, mas baixa a fasquia do partido para os resultados de Outubro.

“Conto ganhar mais câmaras do que ganhei em 2013. Conto que o PSD tenha representatividade maior na Associação de Municípios e na de Freguesias. O presidente do partido estabeleceu o objectivo que deve ser sempre o do PSD: deve almejar sempre ganhar a Associação de Municípios. Sabemos o nosso ponto de partida, as dificuldades que enfrentamos e vamos ver o resultado”, acredita Hugo Soares, lembrando que, em 2013, o PSD teve uma derrota autárquica e Passos Coelho continuou a liderar o PSD.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 🏠🐥
    14 set, 2017 lisboa 15:16
    O que esperar de rapaziada da casa?.. 🐥🐥🐥🐥🐥🐥🐥🐥
  • Fausto
    20 jul, 2017 Lisboa 19:26
    Grande inteligente...a dizer mal do presidente da assembleia da República...
  • O oportunismo
    20 jul, 2017 Lis 16:47
    E o vaidosismo para chegarem a cargos sem terem passado pela escola da vida, e pela tarimba profissional, leva a que partidos que se pretendiam ser crediveis, passam a ser associações de oportunistas que só desprestigiam a classe politica! Este PPD/PSD está pelas ruas da amargura! Só falta implodir!
  • Lino Molda
    20 jul, 2017 Guarda 15:55
    O PSD vai de mal a pior...líder de bancada este jovem? Mais ninguém se queria queimar? Os ratos já fogem...
  • Nuno
    20 jul, 2017 V.NGAIA 15:48
    Alguém!!! Se Francisco Sá Carneiro fosse vivo, que nestas horas deve dar voltas no túmulo, " Paz à sua alma"estes jotinhas que agora nem cartazes colam porque agora há firmas que fazem esse serviço,nem para porteiro serviam.Coisa que Sá Carneiro detestava era os oportunista. Dá pena ver este partido que tanto custou aos antigos militantes que deram tudo ao PPD e nada exigiram em troca pelo contrário ser invadido por esta espécie de pessoas que em nada contribuiriam para o bem estar dos Portugueses, aliás duvido que saibam o que é a Social Democracia.
  • jorge remo
    20 jul, 2017 sesimbra 11:51
    O psd só tem gente desta? Malta que nunca trabalhou um dia na vida e que se acha mais do que os que votam neles. Jotinhas e jotinhas por todo o lado. Gente sem vida para além de lamber cartazes e sabujar o chefe. Isto já não é um partido.
  • Ferro Rodrigues
    20 jul, 2017 pt 11:36
    Já tem os filhos todos criados!...
  • lider?
    20 jul, 2017 lis 11:18
    De quem? Dos rapazinhos, coladores de cartazes, que continuam a destruir o PSD?
  • FERRO SEM ÉTICA
    20 jul, 2017 Lx 10:21
    Será bom recordar esse Sr. Ferro Rodrigues quando, no caso da Casa Pia, afirmou em escutas que "..se estava cagando para o segredo de justiça...".Por aqui se vê o nível do socialismo que não respeita a separação de poderes nem as instituições quando os seus são apanhados nas malhas da justiça. Triste abrilada que pariu estes "democratas de pacotilha"...
  • Lourenço
    20 jul, 2017 Almada 10:15
    Realmente sai um entra outro mas a imagem do PSD não se altera para melhor. É um partido neste momento recheado de palermas e que andam tão alheios a isto tudo que não se apercebem que já não conseguem enganar ninguém, a não ser outra meia dúzia de palermas iguais a eles! Não ponham á frente do partido rapidamente gente decente se querem ver onde vão parar. Até muitos do próprio PPD-PSD os avisam. E as sondagens também!

Destaques V+