Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Inquérito à Caixa. César assume “falha” do PS na votação do relatório, mas desvaloriza o caso

19 jul, 2017 - 15:47

"Estes acontecimentos têm um significado meramente casual e não qualquer significado político", argumenta o líder parlamentar do PS.

A+ / A-

O líder parlamentar do PS assume "a falha" da sua bancada na votação do relatório da comissão de inquérito sobre a CGD, que foi chumbado pela oposição PSD/CDS-PP por estarem ausentes na votação dois deputados socialistas.

Carlos César falava aos jornalistas no final da reunião da bancada do PS, depois de ter sido confrontado com a situação insólita de, na terça-feira, o corpo global do relatório da comissão de inquérito sobre os créditos concedidos pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), da autoria do deputado socialista Carlos Pereira, ter sido chumbado devido à ausência de dois deputados do PS no momento da votação.

No momento da votação, encontravam-se na sala cinco deputados do PS de um total de sete efectivos - estando ausentes João Galamba e Susana Amador -, um do BE e um do PCP, que votaram a favor do relatório. Mas os seis deputados do PSD e o elemento do CDS-PP empataram a votação - e, no caso de empate, o texto é chumbado.

"Acontece", foi a primeira reação do líder da bancada socialista sobre este episódio, dizendo, depois, porém, que se tratou "de uma falha do Grupo Parlamentar do PS".

O presidente da bancada socialista preferiu antes salientar que, em termos de "conclusão política", esse relatório sobre a CGD teve "o apoio da maioria do parlamento, ou seja, do PS, do Bloco de Esquerda e do PCP".

"Por razões momentâneas e de expediente dos proponentes da votação não estavam nessa altura todos os deputados nos trabalhos da comissão. Isso até acontece por razões que têm a ver com o funcionamento da Assembleia da República e que deveria merecer reflexão", alegou César.

Nesse contexto, o presidente do Grupo Parlamentar do PS detalhou as razões para a ausência de dois dos três deputados direta ou indiretamente envolvidos no episódio, referindo-se, então, aos casos da deputada Susana Amador, que era efetiva na comissão de inquérito, e de Luís Testa, que era suplente.

"Ao mesmo tempo [da votação da comissão de inquérito], numa sala exatamente ao lado, estava uma das deputadas que faz parte da representação do PS nessa comissão de inquérito. Estava justamente numa audição com o ministro da Ciência [Manuel Heitor]", disse.

De acordo com Carlos César, em outra sala ao lado "estava outro deputado, que é suplente nessa comissão e que poderia ter participado", mas encontrava-se então "num Fórum promovido pela Comissão de Economia sobre o novo aeroporto".

Em suma, segundo Carlos César, "estavam todos a trabalhar, mas não estavam era exatamente na mesma sala nesse mesmo momento".

"Portanto, estes acontecimentos têm um significado meramente casual e não qualquer significado político", defendeu o presidente do Grupo Parlamentar do PS.

Interrogado se a direção da bancada do PS vai avançar com alguma medida disciplinar depois deste caso, Carlos César reagiu imediatamente: "Disparate".

"Então íamos introduzir uma sanção disciplinar por os deputados não estarem a trabalhar naquela sala, mas sim na sala ao lado. Isso não faz sentido", respondeu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Amália
    21 jul, 2017 Felgueiras 19:35
    Este rapaz dos Açores que a sabe toda,falhou porque tinha interesse em falhar.A geringonça sabe muito bem como dar golpadas.Quem não quer a verdade e não ficar mal com os seus a melhor coisa é ficar pelo"nim".arte dos covardes.Por isso a votação foi estudada ao pormenor.A César o que é de césar.
  • Ze
    19 jul, 2017 Lisboa 17:59
    E o Galamba onde estava? Nas TV's a azucrinar os portugueses?!
  • AOS CÃES QUE LADRAM!
    19 jul, 2017 do r-q-t-parta 17:13
    Oh xuxa mamão empregos, tu és um anormal, uma grande batata podre. Este homem por acaso é pior que o coelho? Aquele que até subsídios retirou aos trabalhadores, fazendo com que muitos nem para pagar o seguro se tinham dinheiro, empobrecendo cada vez mais as famílias, retirando direitos aos trabalhadores, metendo privados contra públicos, convencendo todos os parvos que o público é que é a desgraça do país. Andou a vender os serviços públicos aos privados para que muitos pudessem enriquecer cada vez mais, tanto o parvalhão do coelho como este marmelo do cavaco, mandou emigrar. Um carrasco de primeira aos trabalhadores, até cortou feriados e aumentou mais uma hora de borla para dar de mamar mais aos privados, mas os trabalhadores sempre com o salário congelado e a tirarem menos. Quer dizer, lá porque o homem é politico a família tinha que estar toda desempregada? Ou querias tu empregar a tua e servir de mamão também? Servia-te de consolo se a familia estivesse desempregada, idiota de mda? E a todos os outros que pensam como tu. E quantos mamões do continente não temos também nos açores? Por acaso oh noj---to vês os açorianos com este tipo de preconceito? FACISTAS DE MDA!
  • joao pardal
    19 jul, 2017 Zambujal 16:49
    Grande tiro no pé, mas como foram eles...não tem importância.
  • André Souza
    19 jul, 2017 vila pouca de aguiar 16:49
    A César o que é de César: a falha! Este sujeito está mais vocacionado a colocar a " família" na "t€ta" do Estado. O resto é folclore. Saber que uma maioria de "xuxas socráticos" assaltaram legal e democraticamente várias empresas/bancos....o tuga é que paga, ou então que vá..... Triste povo este com políticos
  • SÓ CORRUPÇÃO ....
    19 jul, 2017 Lx 16:33
    Aqui se vê o verdadeiro espírito de misssão dos bandalhos dos xuxas...Ou será que o dossier queima para os lados do Rato onde o menino de oiro, o Vara, a filha do Vara e outros xuxalistas do pior meteram a mão na massa. Ala com o processo para o Ministério público pois a corrupção para os lados do Rato é mais do que mato...O PS sempre fez da corrupção o seu modo de sobrevivência: lembram-se da história do fax de Macau com o Mário Soares, com Rosado Correia o homem da mala, o filho dele outro socialista do tempo do Pinto de Sousa que está ser julgado por ser o sr dez por centos( nas empreitadas recebia dez por cento), do Pinto de Sousa, do vara, da filha do Vara e por aí adiante pois a lista é demasiado grande.... Este trauliteiro não tem moral para falar pois meteu, ao arrepio da lei, a sua família na função pública. Um escroque...Mas aó o BE e o PCP, na sua versão engole sapos, nada disse e calaram-se pois o poder corrompe kamaradas...
  • XUXA MAMÃO EMPREGOS
    19 jul, 2017 Lx 16:18
    Este pulha é um dos maiores beneficiários do regime social fascista que temos em Portugal.Empregou a família toda no estado e não tem moral alguma para falar.É um asco de gente este trauliteiro e ai o kamarada Costa nem uma palavra disse. nem o Ministério Público.Para estes pulhas e outros do género a gamela do estado funciona sempre. NOJO e SABUJO ESTE POLÍTICO :..
  • 19 jul, 2017 aldeia 16:14
    O tempo tem estado bom para a praia,para almoços em esplanadas,para descansar no campo etc.....faltam ....mas as suas faltas são sempre justificadas....(estavam em serviço!)

Destaques V+