Tempo
|
A+ / A-

Tribunal do Vaticano começa julgamento por desvio de fundos de hospital

18 jul, 2017 - 13:25

Antigos presidente e tesoureiro da Fundação Hospital Bambino Gesú respondem por acusações de desvios de fundos.

A+ / A-

O Tribunal da Cidade do Vaticano começa esta terça-feira a julgar os antigos presidente e tesoureiro da Fundação Hospital Bambino Gesú, propriedade da Santa Sé, por acusações de desvios de fundos.

A primeira audiência vai ser acompanhada por oito jornalistas, tal como aconteceu no chamado "Vatileaks2", caso de divulgação ilícita de notícias e documentos reservados da Santa Sé.

O Vaticano anunciou na última quinta-feira que o ex-presidente da fundação do hospital, Giuseppe Profiti, e o seu ex-tesoureiro, Massimo Spina, desviaram fundos da instituição que viriam a beneficiar uma empresa de construção, em obras de restauro num apartamento habitado pelo cardeal Tarcisio Bertone, antigo secretário de Estado do Vaticano.

“De forma concertada entre eles, o primeiro [Profiti], na qualidade de presidente da Fundação Bambino Gesú, e o segundo [Spina], na qualidade de tesoureiro da mesma, ambos funcionários públicos, usaram ilegalmente, em benefício do empresário Bandiera, dinheiro pertencente à Fundação Bambino Gesú, dinheiro a que ambos tinham acesso devido às funções que exerciam”, refere a nota de imprensa.

A Santa Sé revela que foram usados para fins “completamente extra-institucionais” o montante de 422 005,16 num imóvel que é propriedade do governo da Cidade do Vaticano, “para beneficiar a empresa de Gianantonio Bandera”.

Em finais de 2015, o cardeal Bertone, que residia no apartamento, anunciou a devolução de 150 mil euros ao hospital da Santa Sé, uma decisão confirmada pela actual presidente da Fundação Bambino Gesú, Mariella Enoc.

“Ainda que não se considere responsável pelo que aconteceu, o cardeal Bertone reconheceu que o caso representou danos para o hospital e, portanto, decidiu devolver um montante de 150 mil euros”, referiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jesus
    23 jul, 2017 ceifadores.com.br 23:21
    Os problemas da vida crescerão assustadoramente. Os que pensam que estão seguros começarão a ter medo. Os que menos têm, não correm o risco de serem assaltadas. A máfia está de olho nos que têm dinheiro, carro de luxo, joias. Suas mansões começarão a ser invadidas, assim como a formiga ataca as plantas para comerem. As grandes cidades do mundo viverão num verdadeiro inferno. Até a própria Igreja será atacada. A fome começará a apertar de tal maneira que os supermercados terão suas portas arrombadas. Devido ao número de desempregados que passará de milhões pelo mundo inteiro. Cada país ficará fora de controlo. Haverá um só que liderará toda a Terra, com promessa de melhorar a vida de cada um. Se todos prostrarem-se aos seus pés. Bento, Meu filho, como Me dói, ver este povo no rumo do nada. A vida de cada um desses só o inferno irá aceitar, porque lá é o lugar dos corruptos, dos assassinos, dos homens perdidos e da prostituição. Esses não Me deram ouvidos quando os chamei. Preferiram banhar-se no luxo e na vaidade, onde a sujeira cresce dia após dia. O seu próprio dinheiro não terá mais gosto, porque não haverá mais nada para comprar. A banha que fritava os seus bolinhos é a mesma, que quer dizer, o que os pobres tem em sua casa, eles também terão que usar. As condições ficarão iguais. Todos estão cercados. O comodismo deles já não tem mais a segurança de suas casas. Acabou-se. Muitos já estão se fingindo de pobres com medo de perderem a sua vida.

Destaques V+