Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fogo de Alijó chegou às portas da aldeia de Santa Eugénia

17 jul, 2017 - 14:30

Alguns idosos foram retirados de suas casas por precaução.

A+ / A-

Cinco pessoas foram retiradas de habitações em Santa Eugénia, onde, esta segunda-feira, chegou o incêndio que começou na madrugada de domingo em Alijó, distrito de Vila Real, mas a aldeia “nunca esteve em perigo”, disse o comandante operacional.

De acordo com o responsável pelas operações no terreno, Pedro Duarte, “pese embora a situação [do fogo] tenha ocorrido no perímetro da aldeia”, ao início da tarde, a povoação “nunca esteve em perigo”.

Segundo o comandante operacional, numa “zona mais próxima da frente de fogo, três pessoas foram retiradas de uma habitação que serve de acolhimento a idosos”, ao mesmo tempo que, numa outra área, e por uma questão de “prevenção”, duas pessoas residentes “numa zona rural foram deslocadas para o centro da aldeia”.

O responsável acrescentou que as três pessoas retiradas da residência de acolhimento a idosos foram encaminhadas para o pavilhão municipal de Alijó.

O incêndio que começou na madrugada de domingo em Alijó, chegou pelas 13h00 desta segunda-feira “ao perímetro” da aldeia de Santa Eugénia, cerca de uma hora depois de, num balanço aos jornalistas, o comandante operacional indicar que as quatro frentes do incêndio tinham sido reduzidas de quatro para duas.

Na altura, mantinham-se ativas as frentes de Agrelos e Carlão.

De acordo com informações disponibilizadas pelas 14h00 na página da Internet da Protecção Civil, o fogo em Alijó, na freguesia de Vila Chã, está a ser combatido por oito meios aéreos, 433 homens e 131 viaturas.

Até por volta das 12h00, o dispositivo no terreno era composto por quatro aviões pesados e dois helicópteros ligeiros, estando previsto o reforço dos meios aéreos com o Canadair espanhol.

No terreno encontravam-se, desde o início da manhã, cerca de 450 operacionais apoiados por cerca de 140 veículos e oito máquinas de rasto e pelotões do exército.

[notícia actualizada às 15h05]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • chegou às portas!
    17 jul, 2017 port 15:28
    Mas felizmente não entrou!...Não alarmem mais o país! Quem anda a activar os fogos?...
  • Filipe
    17 jul, 2017 évora 15:06
    Dias úteis da semana , acabaram os fogos , prepare-se para no próximo fim de semana aparecerem mais fogos . Quanto rendeu este para os bolsos das mentes criminosas doentias ?

Destaques V+