Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Eleições para ERC e fiscalização das secretas adiadas para Setembro

17 jul, 2017 - 13:52 • Paula Caeiro Varela

Órgãos já terminaram mandatos. Votação tem de resultar em consenso entre PSD e PS.

A+ / A-

As eleições dos novos membros da Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC), do conselho de fiscalização dos serviços secretos e do provedor de Justiça vão ser adiadas para Setembro. A votação estava marcada para quarta-feira, dia 19, mas não há ainda acordo entre o PS e o PSD para que seja possível chegar ao consenso necessário a essas eleições.

Devido ao impasse, o PS, segundo avançou a agência Lusa, propôs o adiamento das eleições ao PSD e a Renascença sabe que já foi aceite pela direcção da bancada social-democrata. A composição da actual ERC terminou o mandato e está em gestão. O presidente, Carlos Magno, manifestou disponibilidade para continuar em funções até ser eleita nova composição e também já desencadeou o processo de análise da compra da TVI pela Altice/Meo.

Em declarações à Renascença, na sexta-feira, Carlos Magno lembrava, precisamente, que o parecer da ERC será vinculativo para o desenrolar do negócio.

A ERC tem cinco elementos, devendo dois serem indicados pelo PS e outros dois pelo PSD. Os quatro depois escolhem o quinto elemento e elegem o presidente. O PS chegou a apresentar os seus dois nomes, mas o PSD não e a lista final tem de ser aprovada por dois terços dos deputados.

O mesmo consenso de dois terços, só possível com PSD e PS, é necessário para o Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa (CFSIRP), que também já terminou o mandato. O PS não aceitou, por duas vezes, o nome indicado pelo PSD, a deputada e vice-presidente do partido Teresa Morais.

A escolha do provedor de Justiça tem de ser feita igualmente por dois terços e os socialistas garantem que será o PSD a escolher o nome. Mas agora também essa eleição fica para Setembro.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+