Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SIRESP falhou no incêndio de Alijó

16 jul, 2017 - 20:13

"Há muita gente no terreno e nem sempre se consegue falar”, disse à Renascença o autarca Carlos Magalhães. Protecção Civil confirma falhas no SIRESP

A+ / A-

O serviço de comunicações de emergência voltou a falhar no incêndio que deflagrou este domingo em Alijó, no distrito de Vila Real.

A informação foi confirmada à Renascença por Patrícia Gaspar, adjunta do comando de operações da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

“Registámos algumas falhas momentâneas na rede SIRESP na zona de Alijó, onde lavra este incêndio”, explica Patrícia Gaspar.

“Não estamos a falhar de uma falha global do SIRESP, estamos a falar de falhas pontuais e momentâneas nesta rede”, sublinha a responsável da Protecção Civil.

De acordo com a mesma fonte, os operacionais estão também a utilizar, como alternativa, a Rede Operacional dos Bombeiros (ROB), que "permite garantir estas comunicações no teatro de operações".

Para colmatar as falhas no SIRESP em Alijó foi accionada uma estação móvel, que vem do Porto.

"Há muita gente no terreno e nem sempre se consegue falar”

A primeira informação sobre a existência de problemas tinha sido avançada pelo autarca Carlos Magalhães.

“Não sei se é o SIRESP, porque não sou especialista, mas vi que há dificuldades nas comunicações. Há muita gente no terreno e nem sempre se consegue falar”, afirma o presidente da Câmara de Alijó.

Questionado se estas falhas estão a dificultar as operações no terreno, Carlos Magalhães admite que sim.

“O combate ao incêndio está a ser feito, mas se houvesse uma melhor coordenação ao nível das comunicações isto seria mais simples. Não era nada que impedisse de estarmos a demorar, onde é, onde não é, para onde vai esta equipa, para onde vai aquela”, refere o autarca.

Carlos Magalhães já fez chegar a sua preocupação com o sistema de comunicações à Protecção Civil.

As chamas ameaçaram este domingo à tarde a aldeia de Chã, em Alijó, no concelho de Vila Real. Crianças e idosos foram retirados de casa por precaução.

O fogo de Alijó chegou a ser dado como dominado, mas a situação complicou e tem agora duas frentes activas.

Às 19h30, 307 operacionais, apoiados por 90 viaturas e oito meios aéreos combatiam este incêndio, de acordo com a página Proteção Civil na internet.

Um helicóptero ligeiro que estava a ajudar a combater este incêndio caiu na margem de uma barragem, confirmou à Renascença fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real.

O piloto escapou sem ferimentos, mas o helicóptero ficou inoperacional, avança o comandante Pedro Araújo.

[notícia actualizada às 20h58]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • queremos saber
    17 jul, 2017 lis 15:59
    Quem anda a ativar os incêndios? Com que objetivo?...Isto começa a cheirar a esturro em ano de eleições! Em Pedrógão começa a não ser descartada a hipótese de fogo criminoso!...Não brinquem com coisas serias nem com a vida dos cidadãos! A chicana política nestes casos só interessa alguns!...
  • Filipe
    17 jul, 2017 évora 01:31
    É fácil até um macaco do jardim zoológico perceber a razão das falhas , eis : Se as operadoras que manipulam as comunicações em Portugal oferecem hoje aos particulares velocidades de internet astronómicas , chagando mesmo a 500Mbytes/s levando por mês 40 a 50 euros e depois o que se vai ver na realidade é muitas zonas ainda tem 2G quando vendem já quase os 5G e onde existe o 4g , as velocidade pouco passam dos 3 a 8 Mbytes/s . As pessoas inundam o Portal da Queixa e mandam milhares de queixas para a ANACON , o resultado é sempre o mesmo : Afirmam que as velocidades é : " 0,1 até x valor e sujeitas ao tráfego no momento " . Ora , se o SIRESP está pendurado por operadoras particulares , queriam um sistema 100% fiável ? Tomem juízo , tem idade para não brincarem às escolas primarias !
  • Sara
    17 jul, 2017 Lisboa 00:30
    este ano existe de fato uma caça as bruxas.parece afinal os fogos propagam se e os meios nao sao organizados por falhas de comunicaçao?!e nos outros anos?quais foram as causas dos incendios?mas que estranho foi ver no fogo de pedrogao grande,ver alguem passadas poucas horas do mesmo estar a deflagrar, a afirmar que o fogo era de causas naturais, é estranho....
  • Pescador
    17 jul, 2017 Paredes 00:12
    Gostava de saber quem governa esta geringonça..... ai isso gostava... Culpa do governo anterior... o costume
  • Vitor
    16 jul, 2017 Maia 23:32
    Disse este mesmo autarca que as falhas do Siresp não tiveram impacto no combate. O mesmo foi dito por outros, incluindo gente ligada ao combate ou próximo disso, aquando do incêndio de Pedrogão Grande. Assim sendo, é caso para perguntar - porque gastamos 500 milhões de euros numa coisa que, além de funcionar mal, parece não fazer grande falta? Pergunto, mas suspeito qual é a resposta...
  • Pedro Rodrigues
    16 jul, 2017 setubal 23:28
    Por acaso os senhores que idealizaram e usam o Siresp nunca ouviram falar de telemóveis por satélite? É o que se usa normalmente por todos aqueles que vão para zonas onde as comunicações são difíceis, que pode haver riscos de interrupção de rede ou que por exemplo vão escalar os Himalaias.
  • Joao
    16 jul, 2017 Lisboa 22:58
    Ninguém manda estarem sempre a falar, informou o siresp.
  • Jorge Santos
    16 jul, 2017 Senhora da Hora 22:17
    Qual quê, não falhou nada! Imagine-se.
  • Fausto
    16 jul, 2017 Lisboa 22:10
    Agora sim é muito importante...saber 100 % a certeza se o Siresp falhou mesmo...porque estas pessoas afirmam que existe...falhas nas comunicações...durante o incêndio...
  • 16 jul, 2017 21:19
    E lamentavel que o incendio de pedrogao nao tenha servido de exemplo

Destaques V+