Tempo
|
A+ / A-

Europol detém 66 pessoas por venda de carne de cavalo imprópria para consumo

16 jul, 2017 - 12:00

A polícia espanhola investigou rede que abatia cavalos portugueses e espanhóis, velhos e em más condições para consumo humano, falsificaram documentos e enviaram a mercadoria para a Bélgica.

A+ / A-

A Europol deteve 66 pessoas suspeitas de venda de carne de cavalo imprópria para consumo humano. De acordo com a agência Reuteres, as autoridades europeias apreenderam contas bancárias, propriedades e carros de luxo.

O caso remonta a 2013, quando testes feitos na Irelanda revelaram que produtos vendidos como sendo de carne de vaca eram afinal 100% carne de cavalo.

A polícia espanhola começou então a investigar uma rede que abatia cavalos portugueses e espanhóis, velhos e em más condições para consumo humano, falsificaram documentos e enviaram a mercadoria para a Bélgica, um dos principais exportadores de carne de cavalo da União Europeia.

Dos 66 detidos, 65 foram presos em Espanha e, o principal suspeito, um cidadão holandês, na Bélgica.

A Europol revela, em comunicado, que as 65 pessoas detidas em Espanha são suspeitas de vários crimes, entre os quais "abuso de animais, falsificação de documentos, crimes contra a saúde pública, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • couto machado
    16 jul, 2017 porto 19:06
    Comer carne de cavalo ou égua, não faz mal, a não ser que quem a come comece a relinchar. Deve ir imediatamente ao hospital mais próximo fazer uma lavagem ao aparelho digestivo....
  • rosinda
    16 jul, 2017 palmela 13:38
    Este bastonario dos medicos parece-me um bocadinho xalupa! Diz que o dr gentil martins pode criticar como pessoa mas nao pode criticar como medico uma orientacao sexual ! Mas afinal parece que estamos no tempo do salazar!
  • 16 jul, 2017 13:22
    O vai omarcelo fazer ao mexico nada!
  • rosinda
    16 jul, 2017 palmela 12:58
    Alcatra de cavalo 5.98 nao e muito caro ! Mas o cavalo e um bicho muito bonito para ser comido!

Destaques V+