Tempo
|
A+ / A-

​ONU apresenta plano de acção para líderes religiosos combaterem incitamento à violência

15 jul, 2017 - 00:59

"A voz, a autoridade e o exemplo dos líderes religiosos são chave", defende o secretário-geral da ONU, António Guterres.

A+ / A-

A Organização das Nações Unidas (ONU) apresentou esta sexta-feira um plano de acção para que os líderes religiosos de todo o mundo evitem e combatam o incitamento à violência.

A iniciativa é o resultado de dois anos de consultas lideradas pelo assessor especial da ONU para a Prevenção do Genocídio, Adama Dieng, com personalidades e organizações religiosas de diferentes confissões.

"A voz, a autoridade e o exemplo dos líderes religiosos são chave", defendeu o secretário-geral da ONU, António Guterres, na apresentação do documento.

O diplomata português destacou o acordo que existe entre os princípios e os valores fundamentais das várias religiões e a importância que a fé tem para muitas pessoas em momentos difíceis.

"No entanto, no mundo vemos como a religião é torcida, manipulada cinicamente, para justificar o incitamento à violência e à discriminação", acrescentou.

Guterres falou ainda do "alarmante aumento" dos discursos de ódio, tanto na internet, como noutros espaços e das mensagens que incitam o uso da violência.

Este documento, que ficou nomeado "Plano de Acção de Fez", a cidade marroquina onde se iniciaram as consultas em 2015, está pensado sobretudo para ser um guia para os líderes religiosos.

O plano inclui ainda uma série de recomendações para que os responsáveis religiosos contribuam para a paz e para a estabilidade e apresenta estratégias regionais específicas, destacando a importância das mulheres e dos jovens nas iniciativas de prevenção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+