Tempo
|
A+ / A-

Apesar da vitória declarada, ainda há resistentes do Estado Islâmico em Mossul

14 jul, 2017 - 16:25

O número de deslocados naquela que é a segunda maior cidade do Iraque já ultrapassou um milhão, segundo a Organização Internacional para as Migrações.

A+ / A-

E depois de Mossul?


Apesar de o primeiro-ministro do Iraque ter anunciado a vitória militar em Mossul há já alguns dias, continuam a registar-se alguns confrontos na cidade do Iraque, com as Forças Armadas, apoiadas por alguns meios internacionais, a tentar eliminar algumas bolsas de resistentes do Estado Islâmico que permanecem na cidade velha.

Mossul esteve três anos na posse do Estado Islâmico e foi numa mesquita daquela cidade que foi proclamado o califado, alimentando as pretensões territoriais de um grupo terrorista que chegou a dominar um terço tanto do Iraque como da Síria.

Mas ao mesmo tempo que as Forças Armadas tentam eliminar a resistência que se mantém, aumentam as preocupações relativas a abusos humanitários. A Human Rights Watch acusa os soldados iraquianos de torturarem e executarem extrajudicialmente pessoas, incluindo o lançamento de homens de precipícios. Há muito tempo que existem suspeitas de que as forças militares e milícias xiitas que as apoiam têm abusado de civis, sobretudo sunitas, que suspeitam de terem pertencido ao Estado Islâmico ou de serem simpatizantes.

Oficiais iraquianos dizem que estas e outras alegações de abusos estão a ser investigados e que eventuais culpados seriam responsabilizados e o mais alto clérigo xiita do Iraque já pediu publicamente aos seus seguidores na região para evitarem este tipo de violência.

A Human Rights Watch critica também o facto de 170 famílias de membros do Estado Islâmico estarem a ser encaminhados para um “campo de reabilitação”. O Governo considera a medida necessária para dar o apoio psicológico necessário para eliminar as influências extremistas a que as pessoas tenham sido sujeitas, mas a Human Rights Watch desconfia do plano que classifica de “castigo colectivo”.

Esta sexta-feira foi também atingido um novo marco na já longa batalha para libertar Mossul, com o número de deslocados internos daquela cidade a ultrapassar a barreira do milhão.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações, um total de 1.048.044 pessoas, de 174.674 famílias, abandonaram a cidade, que se encontra em grande parte destruída, desde o início deste conflito. Deste número algumas já conseguiram regressar às suas casas, mas 825 mil, 137 mil famílias, continuam deslocadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ora aí está!
    17 jul, 2017 dequalquerparte 10:24
    Agora, depois de os apanhar os terroristas que os tratem com amor e carinho. É a paga por eles terem corrido com milhares que fugiram à morte e para irem viver em condições desumanas. Como também por eles terem matado da forma mais barbara todos aqueles vitimas destas bestas nojentas, principalmente crianças. Deem-lhes um louvor agora.

Destaques V+