Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bloco acusa Altice de fraude e de dobrar a lei para despedir trabalhadores

14 jul, 2017 - 13:56

Catarina Martins diz que a empresa está a externalizar parte dos seus serviços a outras e a transferir trabalhadores para outras empresas, algumas do mesmo grupo.

A+ / A-

A líder do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, acusou quinta-feira à noite, em Coimbra, a empresa Altice, que anunciou a compra da Media Capital (dona da TVI), de fraude e de tentativa de dobrar a lei para despedir 3.000 trabalhadores.

"O Governo disse, e bem, que a empresa não podia despedir utilizando a figura do despedimento colectivo, mas a Altice quer despedir os mesmos trabalhadores utilizando os mais variados subterfúgios legais", denunciou a dirigente bloquista.

Catarina Martins, que falava na conferência/debate "Mais Justiça. Mais democracia. O Bloco de Esquerda e a situação política actual", disse que a empresa está a externalizar parte dos seus serviços a outras e a transferir trabalhadores para outras empresas, algumas do mesmo grupo.

Segundo a deputada e coordenadora do BE, a empresa está a usar mecanismos de uma forma perversa para despedir os trabalhadores e o Governo tem de "utilizar todos os meios ao seu dispor" para o impedir.

"Como é que a Altice está a usar a figura de transmissão de estabelecimento, que acontece quando uma empresa está em dificuldades e é comprada por outra, e é a mesma que pediu uma licença bancária para operar como banco em Portugal", interrogou.

"Como é a Altice que tem de partir parte da sua empresa, como se não tivesse capacidade para a manter, é a mesma que tem capacidade para agora querer uma licença bancária", insiste a dirigente.

Para Catarina Martins, "isto chama-se fraude, chama-se dobrar a lei", porque a empresa não pode utilizar transmissão de estabelecimento nem externalização.

"A Altice não pode utilizar estratagemas legais para despedir ilegalmente. Se o Governo recusou o despedimento colectivo utilizando a forma legalmente prevista para esse efeito, tem agora também de usar todos os meios ao seu dispor para recusar que esse despedimento seja feito por meios legais que nem sequer podem ser utilizados", sublinhou.

A líder do BE defendeu mais instrumentos para os trabalhadores se poderem oporem a este mecanismo, "reforçando a legislação laboral para que os trabalhadores não fiquem sujeitos a esta pressão".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • KATRINA FRAUDULENTA
    14 jul, 2017 Lx 17:17
    A maior fraude é a kamarada Katrina Martins mais as suas peças de teatro mal amanhadas...A menina vive em permanente recreio a prejudicar o país com as suas exigências ao vendedor da banha da cobra chamado Costa que baixa sempre as calças quando esta actriz de 3ª categoria berra...Uma tristeza de um país adiado com esta esquerda folclórica apenas para o Costa se manter à tona...Uma vergonha colossal Sr. Costa que navega à vista sem estratégia para o país..
  • Maria Fiuza
    14 jul, 2017 Cantanhede 14:58
    Óh rapariguinha as cativações não te incomodam.Então e os trabalhadores que por causa disso sofrem na pele a não progressão nas carreiras e lhes roubam salários a que tem direito.Preocupa-te com isso.É a maior fraude na governação desde Abril. Foi preciso a esquerda caviar BLOCO e PCP influenciar a governação para fazer o que sempre fizeram berrar e por trás dar tudo ao capitalismo.vejam agora o caso EDP.Só agora com esta esquerda é que acontece.A esquerda Socialista em Portugal devia ter vergonha.Sempre traíu os trabalhadores e pequenos comerciantes e industriais.Agora com o PS o Bloco e o PCP estão como o peixe na água.O PS é o "palhaço" de serviço destes partidos.Costa aguenta ser primeiro ministro sem ter ganho eleições e o grande capital sabe que hoje tem os seus aliados a influnciar o governo e parlamento a seu favor.Com acompanha a politica a sério sabe que foi sempre assim.O poder do capital é fundamental para manter governos e até partidos.Porque foi que o PCP e BLOCO nunca foram ilegalizdos depois de Nov 75.Porque o capital influenciou os militares do MFA para os manter vivos.São eles que criam a diversão a troco de cêntimos para os trabalhadores e pensionistas e depois pela porta do cavalo colaboram na saída de milhões para a Banca,empresas multinacionais e os grandes conglomerados nacionais que dominam industria e comércio Vejam por essa Europa fora onde há partidos como estes e que influência têm.Só neste País, por isso nunca saír deste estado de pobreza .
  • mendes
    14 jul, 2017 braga 14:44
    isto e tipico da esquerda sempre contra tudo o que seja privado
  • KATRINA MANIPULADORA
    14 jul, 2017 Lx 14:33
    A PT do tempo socratino, esse bandalho mor parido pelo sistema democrático, infestou a PT de boys e de rapaziada que nada faz.Uma empresa privada não tem que sustentar parasitas como acontece com o Estado português...Por isso, está no direito de por essa gente fora para bem dos outros trabalhadores que trabalham.O país já não suporta tantos inúteis. No tempo do Guterres, um estudo revelava que existiam mais de 150 mil funcionários do Estado a mais a fazer de conta que trabalham. Agora querem meter os precários da Katrina Martins que nunca criou um posto de trabalho e só sabe viver à gamela do estado. A kamarada Katrina anda a disputar o eleitorado do PCP...É para rir estas tomas de posição do 1º Ministro que se refere a uma empresa privada que cumpre a lei e se não cumprir existem tribunais para a fazer cumprir...Voltamos ao PREC kamaradas?

Destaques V+