Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Altice: "Muitos outros países ficariam felizes com um investimento destes de qualquer privado"

14 jul, 2017 - 12:27

Líder da Altice reúne-se com Marcelo e Costa, que criticou a empresa no Parlamento. Media Capital comprada por 440 milhões de euros. OPA só aguarda pareceres positivos dos reguladores.

A+ / A-

O presidente executivo (CEO) da Altice, Michel Combes, afirmou esta sexta-feira que a compra da Media Capital, dona da TVI, por 440 milhões de euros, representa "um forte projecto industrial" para Portugal. Combes disse que o grupo está "entusiasmado" com o negócio, que deixaria "satisfeito" qualquer país.

Na conferência de imprensa em que foram explicados os contornos da Oferta Pública de Aquisição (OPA), o presidente do grupo que detém a PT Portugal, comprada há dois anos, escusou-se a comentar as declarações que o primeiro-ministro fez sobre a operadora de telecomunicações na quarta-feira.

No debate do Estado da Nação, no Parlamento, António Costa fez duras críticas à empresa. O primeiro-ministro manifestou-se apreensivo com o futuro da PT nas mãos da Altice, temendo mesmo pelo futuro de postos de trabalho e apontando a uma das operadoras "falhas graves" no incêndio de Pedrógão Grande.

Questionado sobre se espera oposição política ao negócio, afirmou: “Não estamos aqui para fazer política, estamos a apresentar um projecto industrial real e forte para o país. Não quero comentar as palavras do vosso primeiro-ministro. O que posso dizer é que estamos orgulhosos do investimento que estamos a fazer hoje no país, muitos outros países ficariam felizes com um investimento destes de qualquer privado."

“Se me sinto acolhido em Portugal? A resposta é sim! Não tenho dúvidas que somos, como podem imaginar temos conversas com diferentes políticos do país, sentimo-nos bem-vindos como qualquer investidor estrangeiro”, afirmou Combes.

Crescimento do digital, aposta em novos canais, desenvolvimento internacional e na capacidade de produção são alguns dos objectivos anunciados pelo grupo francês.

Nesta conferência de imprensa, a Altice procurou ainda sossegar quem receia despedimentos no grupo. “Não estamos a despedir na PT. Precisamos de ser precisos nisso. Segundo, não há qualquer intenção de despedir na Media Capital”, afirmou Combes.

A OPA está agora dependente dos pareceres da Autoridade da Concorrência e da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

Depois da conferência de imprensa, o presidente da Altice, Patrick Drahi, deslocou-se aos Palácios de Belém e São Bento para reuniões com Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, avançou o "Público".

Greve à vista

Depois da compra da Cabovisão (2011), da Oni (em 2012) e da PT (2015), a multinacional francesa de telecomunicações demonstrou que continua “de olhos postos” nos negócios em Portugal, agora com a compra da Media Capital.

O grupo tem também planos para se lançar no sector financeiro em breve e criar o Alticebank, um banco “online” que funcionará nos mercados onde o grupo tem operações de telecomunicações, incluindo Portugal.

Em Portugal, a Altice tem vindo a enfrentar o grande descontentamento por parte dos trabalhadores, tendo os sindicatos afectos à PT Portugal anunciado já a convocação de uma greve geral para 21 de Julho contra a transferência de trabalhadores para outras empresas do grupo Altice e parceiros, além de um conjunto de acções.

Em causa está a transferência de trabalhadores para outras empresas do grupo e parceiros.

Em 30 de Junho, a PT Portugal anunciou internamente que iria transferir 118 trabalhadores para empresas do grupo Altice e Visabeira, esta última parceira histórica da operadora de telecomunicações, cujo processo estará concluído no final deste mês. O Bloco de Esquerda classifica esta operação como "fraude".

No início do mês passado, a operadora tinha anunciado a transferência de 37 trabalhadores da área informática da PT Portugal para a Winprovit.

Foi ainda decidido avançar com as providências cautelares em vários tribunais e exposições sobre a actual situação junto de vários governantes, desde o Presidente da República, passando pelo presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro, ministro do Trabalho, entre outros.

Costa critica privatização, Passos critica Costa

Esta quarta-feira, no debate do Estado da Nação, no parlamento, o primeiro-ministro manifestou-se apreensivo com o futuro da PT, temendo mesmo pelo futuro de postos de trabalho e apontando a uma das operadoras "falhas graves" no incêndio de Pedrógão Grande.

"Receio bastante que a forma irresponsável como foi feita aquela privatização [da Portugal Telecom] possa dar origem a um novo caso Cimpor, com um novo desmembramento que ponha não só em causa os postos de trabalho, como o futuro da empresa", declarou António Costa.

O governante socialista referiu depois esperar que a autoridade reguladora para as telecomunicações "olhe com atenção" para o que se passou com as diferentes operadoras nos incêndios de Pedrógão Grande.

Estas declarações de António Costa foram criticadas pelo líder social-democrata, Pedro Passos Coelho, que considerou que o governante fez uma "admoestação pública" à empresa Altice durante o debate sobre o Estado da Nação no parlamento.

"Nunca, julgo eu, tinha ouvido um primeiro-ministro atirar-se assim publicamente a uma empresa. Acho que nem o engenheiro Sócrates teve coragem para fazer isto e, actualmente, o primeiro-ministro sente-se com à vontade de poder admoestar publicamente uma empresa privada", disse Passos Coelho.

Os números da compra

De acordo com uma nota da Altice divulgada esta sexta-feira, a compra Media Capital faz parte da estratégia global do grupo, que se manifesta disposto a oferecer mais conteúdos aos consumidores, apostando em produções e formatos locais.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercados e Valores Mobiliários (CMVM), a MEO, detida pela Altice, explica que o objecto da Oferta Pública de Aquisição (OPA) é constituído pela totalidade das 84.513.180 acções, com o valor nominal de 1,06 euros.

A MEO explica, ainda no comunicado, que a decisão surgiu “na sequência da celebração, no dia 13 de Julho de 2017, após o encerramento do mercado em Portugal, de um contrato de compra e venda de acções com a Promotora de Informaciones, S.A. ('PRISA'), para a aquisição de acções representativas de 100% do capital social da Vertix, SGPS, S.A. ('Vertix'), que é titular de acções representativas de 94,69% dos direitos de voto do Grupo Media Capital, SGPS, S.A”.

No final de Junho, na assembleia-geral de accionistas, o presidente do Conselho de Administração da Prisa, Juan Luis Cebrián, também já tinha falado da necessidade da empresa de “redução do seu perímetro”, numa alusão à venda de activos.

Fundada em 2001 pelo empresário Patrick Drahi, o grupo Altice entrou em Portugal com a compra da Cabovisão por 45 milhões de euros em 2011 e a Oni por cerca de 80 milhões de euros em 2012.

Em Junho de 2015, a multinacional presente, actualmente, em 10 países concluiu a compra da PT Portugal à Oi, por 5,7 mil milhões de euros, dos quais 4,9 mil milhões foram recebidos em caixa pela Oi.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fausto
    15 jul, 2017 Lisboa 10:31
    Quem será que vai entrar na corrida...para comprar a TVI...400 milhões para controlar a comunicação social...parece trocos...
  • ó mario sacadura
    14 jul, 2017 port 17:08
    Vai aprender a escrever! Nem o país conheces!...
  • Os PSDs
    14 jul, 2017 Ma 16:52
    E o seu querido lider são os Migueis Vasconcelos contemporâneos!...
  • Cidadao
    14 jul, 2017 Lisboa 16:40
    Fica-se sempre de pé atrás em negócios com fundos abutres que se aproveitam ao máximo de dificuldades alheias. Para mais quando após impedido pela Lei de efectuar um despedimento colectivo de 3000 pessoas, tentam tornear a Lei, transferindo essas pessoas para empresas fantasma e falidas no sentido de despedir sem indemnização, e sem bloqueios.
  • DUPOND e DUPOND!!!
    14 jul, 2017 Lx 16:36
    A Altice está a marimbar-se para esta dupla de pantomienrios.Fazem os negócios deles e querem limpar a PT pois aquilo está enxameado de boys de todos os partidos e que nada fazem.Rua com eles e que arranjem trabalho no duro pois andaram muitos anos a mamar à conta do erário público..Pena que o Sr. pantomineiro e vendedor da banha da cobra o kamarada Costa nunca se tivesse preocupado com as negociatas da PT e do amigo do Pinto de Sousa, o Salgado, todos de má memória e que destruíram a empresa com as suas negociatas...
  • Caracol Enrolado
    14 jul, 2017 Lisboa-casal ventoso 16:14
    Afinal como é! Quem atirou a PT ao charco.Tenha memória foi o PS e Sócrates.Foi roubar farta vilanagem.
  • ESQUERDELHOS TANGA
    14 jul, 2017 Lx 16:09
    E é com dislates destes que os kamaradas afastam investimentos em Portugal...Uma tristeza este bando de esquerda folclórica que desgoverna o país. O Kamarada Costa está refém da actriz de 3ª categoria que só sabe viver à mama do estado e diz tudo o que esta esquerda caviar diz...Uma tristeza um país que é gerido à vista sem estratégia...E lá temos que aguentar esta esquerdelhos do pior que existe...Ladravam muito antes mas agora com as cativações de quase mil milhões não ladram....Uns cínicos e uns impostores...
  • Mario Sacadura
    14 jul, 2017 Porto 15:10
    Vejam lá, só em Portugal é. que se vê isto.Parolice.Qualquer Pátria grande de alma, não faz esta figura.Estes negócios fazem-se naturalmente.Esta dupla PR e Governo é o prelúdio de quê? Do contolo de tudo por estes órgãos de soberania.Têm medo? De quê.Só posso pensar no contolo igual ao que a ditadura anterior a 74 fazia.É que tudo se passa para não perderem o controlo de nada.Sinceramente esta dupla com outro estilo atinje os mesmos fins.Vejam o que se passou em Pedrógão e Tanques esta dupla disse e contra disse mas está a tentar abafar tudo.E a dupla é poderosa e perigosa.Espero que não acabe mal.E os Portugueses têm de estar atentos.
  • COSTA PANTOMINEIRO
    14 jul, 2017 Lx 14:36
    O Primeiro Ministro já fez a escolha dele há imenso tempo e chama-se SIRESP e foi ajudado pelo amigo Lacerda Machado ea ssim fica tudo em família...Por isso, foi de férias deixando o país com 64 mortos e mais de 250 feridos mas sabemos que estava em Maiorca e sempre contactável via Siresp...Uns manipuladores estes xuxas de má memória...
  • mendes
    14 jul, 2017 braga 14:07
    este costa depois que casou com o be e pcp pode quer e manda o resto tem que obedecer

Destaques V+