Tempo
|
A+ / A-

​Trump diz que “algo pode acontecer” sobre o acordo de Paris

13 jul, 2017 - 21:29

A enigmática declaração foi proferida durante uma visita a França, seis semanas depois de ter anunciado que os EUA iam abandonar o tratado internacional assinado em Dezembro de 2015.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou esta quinta-feira que “algo pode acontecer em relação aos acordos de Paris” sobre alterações climáticas.

A enigmática declaração foi proferida durante uma visita a França, seis semanas depois de ter anunciado que os EUA iam abandonar o tratado internacional assinado em Dezembro de 2015.

Agora, Donald Trump admite que algo ainda pode acontecer.

“Vamos ver o que se vai passar, mas vamos falar disso nos próximos tempos e se isso acontecer será maravilhoso, se não acontecer nada também está tudo OK”, afirmou o chefe de Estado norte-americano.

Donald Trump, que está em Paris para as celebrações do dia nacional de França, não esclareceu o que o poderá fazer mudar de posição.

Mas quando rasgou o Acordo de Paris, salientou que o documento representa uma ameaça à indústria norte-americana e favorece grandes poluidores como a China ou a Índia.

Na conferência de imprensa conjunta, o Presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que os dois líderes foram capazes de discutir a melhor forma de combater "a ameaça global de inimigos" que tentam desestabilizar o mundo actual, mas também reconheceu ter diferenças marcantes com Trump, nomeadamente no que diz respeito às alterações climáticas e ao Acordo de Paris.

"Respeito a decisão do Presidente Trump. Está a cumprir o pensamento e o trabalho que acha adequados e que correspondem aos seus compromissos de campanha. Por minha parte, continuo comprometido com o Acordo de Paris e é meu desejo de continuar como parte deste acordo e avançar passo a passo, como previsto pelo acordo", declarou o chefe de Estado francês.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+