Tempo
|
A+ / A-

​Protesto dos enfermeiros especialistas está para ficar

12 jul, 2017 - 15:22

O Ministério da Saúde adia discussão para Setembro, mas os enfermeiros, em protesto desde o início do mês, não querem esperar mais por uma decisão.

A+ / A-

Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstétrica (EESMO) vão continuar sem prestar cuidados diferenciados.

A decisão surge depois de o Ministério da Saúde ter deixado para Setembro a discussão sobre a alteração das remunerações. Os EESMO estão em protesto desde 3 de Julho.

Em causa estão a falta de pagamento pela prestação de cuidados especializados e o adiamento de uma decisão para depois do Verão. Os profissionais defendem que, tal como acontece noutras carreiras, também os enfermeiros especialistas devem ser pagos como tal.

Para Bruno Reis, porta-voz do movimento que representa os EESMO, o memorando de entendimento acordado com o Governo, que prevê o adiamento para Setembro a discussão sobre a alteração das remunerações, "é um papel de boas intenções, mas continua a não materializar propostas efectivas".

Segundo o documento, a que a Lusa teve acesso, a tutela considera legítima a compensação exigida, mas afirma não existirem condições para que a actualização seja feita antes de Setembro.

O motivo do adiamento é a necessidade de conhecer primeiro os reais impactos das regras de descongelamento de carreiras. “Sem o conhecimento da metodologia que venha a ser adoptada, [o pagamento da especialização] acarreta o risco de inversão das posições relativas dos profissionais, com os efeitos nefastos inerentes”, pode ler-se no memorando.

O Ministério da Saúde argumenta ainda que a compensação dos enfermeiros especialistas "pode revestir diversas modalidades" e que a tomada de decisão “deveria ser precedida de um estudo mais aprofundado das reais necessidades dos estabelecimentos".

Os enfermeiros especialistas estão há dez anos à espera de uma solução para o pagamento da prestação de cuidados especializados. Bruno Reis afirma que os profissionais são “sempre renegados para segunda escolha”.

"Estamos cansados. [A tutela] tem perfeitamente margem e enquadramento para resolver esta e outras questões. Não percebo como para outras classes profissionais o enquadramento é feito e os números apresentados e para os enfermeiros continua tudo na mesma", considerou Bruno Reis.

Neste momento, estão afectadas pelo protesto 11 unidades hospitalares, mas o número aumenta todos os dias. "Hoje é Ponta Delgada, amanhã o Centro Materno-Infantil do Norte e Cova da beira e na segunda-feira outros se lhes vão seguir", afirmou o porta-voz do movimento EESMO.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+