Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa apresenta na quinta-feira novos nomes do Governo a Marcelo

12 jul, 2017 - 14:54

Anúncio feito no debate do Estado da Nação. Habitação terá Secretaria de Estado, para apoiar "classes médias" e "novas gerações".

A+ / A-
A culpa sem marido e uma ajuda do Camões
A culpa sem marido e uma ajuda do Camões. Ou o debate do Estado da Nação em 3 minutos

O primeiro-ministro afirmou esta quarta-feira que irá apresentar ao Presidente da República, na quinta-feira, os novos secretários de Estado, destacando a autonomização da área da habitação com a criação de uma nova Secretaria de Estado no seu Governo.

António Costa falava na abertura do debate sobre o estado da Nação, na Assembleia da República, na parte da sua intervenção dedicada aos desafios do Governo na segunda metade da legislatura.

"No ajustamento governativo que amanhã [quinta-feira] apresentarei ao Presidente da República [Marcelo Rebelo de Sousa], está previsto precisamente a autonomização da habitação como Secretaria de Estado", declarou António Costa, numa alusão ao processo relacionado com a saída de três secretários de Estado (da Internacionalização, dos Assuntos Fiscais e da Indústria) na sequência das viagens que efectuaram ao Euro2016 de França pagos pela Galp.

De acordo com António Costa, "a habitação tem de ser uma nova área prioritária nas políticas públicas, dirigida agora às classes médias e em especial às novas gerações".

As novas gerações "não podem ficar condenadas ao endividamento ou ao abandono do centro das cidades, sendo necessário promover a oferta de habitação para arrendamento acessível", declarou.

Na parte relativa aos desafios do Governo, o primeiro-ministro fez apenas uma referência indirecta ao furto de material militar em Tancos, no passado dia 29 de Junho, quando defendeu a necessidade de "um Estado forte, que garanta a defesa nacional, a segurança interna, e uma justiça próxima dos cidadãos".

Na dimensão de curto prazo, o líder do executivo disse que serão reforçados os investimentos na saúde e na educação.

A parte referente à saúde, António Costa deixou-a para uma posterior intervenção do ministro Adalberto Campos Fernandes.

"Na Educação, aprofundaremos a estratégia de combate ao défice de qualificações, o verdadeiro défice estrutural do país, promovendo o sucesso escolar das novas gerações e abrindo novas oportunidades às antigas gerações. No próximo ano lectivo, teremos dois novos importantes contributos para a promoção do sucesso escolar: por um lado, beneficiando do novo modelo de avaliação, teremos maior autonomia pedagógica na gestão flexível dos currículos; por outro lado, a redução do número de alunos por turma nas escolas em territórios educativos de intervenção prioritária", especificou.

No seu discurso, o primeiro-ministro procurou também garantir que o executivo continuará a "valorização do trabalho em funções públicas, estando previsto já para 2018 o arranque do processo de descongelamento de carreiras", e insistiu nos méritos do processo de descentralização de competências, que se encontra congelado no parlamento.

Neste último ponto, António Costa deu como exemplos positivos a recente evolução da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) e Carris, agora, respectivamente, com gestão a cargo da Área Metropolitana do Porto e da Câmara de Lisboa.

"Depois de anos e anos a perder passageiros, os STCP já recuperaram este ano 7% de passageiros e os novos tarifários da Carris, permitiram mais 470 mil viagens por mês para utentes com mais de 65 anos e mais cem mil viagens por mês para crianças até aos 10 anos. Pela primeira vez em 17 anos, a Carris abriu duas novas carreiras, abrindo mais três até ao final do mês, e hoje mesmo os STCP adjudicaram a aquisição de 173 novos autocarros à indústria nacional", advogou.

Para António Costa, estes são exemplos que se podem "replicar, caso sejam libertadas do centralismo as áreas em que, como a experiência comprova, se podem confiar que municípios e freguesias podem fazer mais e melhor".

Sobre os desafios de médio e longo prazo, o primeiro-ministro disse que as palavras-chave são "competitividade e coesão para a convergência".

"É uma matriz que assenta num modelo claro, sermos mais coesos internamente, sermos mais competitivos na economia global e assim reforçarmos a convergência com a União Europeia", acrescentou.

Costa: "A melhor forma de dizer nunca mais" é projecto de valorização do Interior começar em Pedrógão
Costa: "A melhor forma de dizer nunca mais" é projecto de valorização do Interior começar em Pedrógão
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ac
    12 jul, 2017 lx 17:06
    AUSTERIDADE ENCAPOTADA- quem espera por um autocarro ou metro nunca se viu tamanho desprezo pelo cidadão que paga impostos É admissível esperar 45 m a 55 m às 17 horas em Lisboa por um transporte??? e depois vêm socialistas e esquerdas com conversas que está tudo melhor. Hospitais sem médicos e enfermeiros; transportes a desaparecer; dívida a subir como nunca subiu etc. Rua com esta geringonça e mentirosa
  • JC
    12 jul, 2017 charneca da caparica 16:06
    Como Costa fez bem em ir para as Canárias, Os bruxos que por aí andam não conseguem avançar com os nomes do novos secretários de estado !!!!
  • Luís Cunha
    12 jul, 2017 Loulé 15:57
    Com os mais de 17 milhões de euros suportados pelo ESTADO de divida do lfv presidente do boifica, quantos Pedrogãos Grandes se poderiam reconstruir ????? Se há dinheiro para ajudar condenados, suspeitos de falências fraudulentas, envolvidos numa série de esquemas, também tem que haver dinheiro, é obrigatório haver, para reconstruir Pedrogão Grande e subsidiara as vitimas !!!
  • Melanie
    12 jul, 2017 Cascais 15:50
    Será agora que o Instituto da Habitação faz sentido existir? Ou não faz sentido?
  • Português
    12 jul, 2017 Aveiro 15:35
    Título da notícia: "Costa apresenta na quinta-feira novos nomes do Governo a Marcelo" Não ser antes, """Costa vai apresentar a Marcelo na quinta-feira novos nomes do Governo?"""
  • Bruno Moura
    12 jul, 2017 Moreira da Maia 15:17
    Gostaria que nos encontrasse mos os três !!

Destaques V+