Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa mantém confiança no ministro da Defesa e no chefe do Exército

11 jul, 2017 - 19:50

Classificando o furto de material de guerra em Tancos como um "facto grave", primeiro-ministro garante que vão ser "tiradas lições" e "adoptadas medidas que permitam reforçar a segurança".

A+ / A-
António Costa "tranquilo", reforça confiança no ministro e nos militares
António Costa "tranquilo", reforça confiança no ministro e nos militares

O primeiro-ministro, António Costa, reforça a confiança no ministro da Defesa, Azeredo Lopes, e no Chefe de Estado Maior do Exército, Rovisco Duarte, na sequência do caso do furto de armas de guerra em Tancos.

A posição foi manifestada esta terça-feira no final de uma reunião com as principais chefias militares do país e com o ministro da Defesa, que decorreu na residência oficial, em São Bento.

"O ministro da Defesa tem toda a confiança do primeiro-ministro para o exercício das suas funções", declarou António Costa.

"Agradeço a hombridade com que as Forças Armadas e, em particular, o chefe de Estado Maior do Exército assumiram as responsabilidades em relação a esta matéria. Quero manifestar total solidariedade com o chefe de Estado Maior do Exército e a forma com tem exercido o seu comando e continuará a exercer", sublinhou o primeiro-ministro.

Classificando o furto de material de guerra em Tancos como um "facto grave", António Costa garantiu que vão ser "tiradas lições" e "adoptadas medidas que permitam reforçar a segurança" e garantir a operacionalidade das Forças Armadas.

O primeiro-ministro manifestou, ainda, o seu " profundo apreço e reconhecimento" pelas Forças Armadas, elogiando o papel importante dos militares em missões externas e internas, como recentemente durante a tragédia de Pedrógão Grande.

Depois de António Costa, o chefe de Estado Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), Pina Monteiro, revelou que os lança-granadas foguete furtados na base de Tancos “provavelmente não poderão ser utlizados com eficácia, porque estavam seleccionados para serem abatidos".

A Procuradoria-Geral da República anunciou na semana passada que abriu um inquérito ao caso do furto de Tancos, por suspeitas da prática dos crimes de associação criminosa, tráfico de armas internacional e terrorismo internacional.
No Exército decorrem averiguações internas e o ministro da Defesa Nacional, que afirmou desconhecer problemas de insegurança naquela base militar, determinou uma inspeção extraordinária às condições de segurança dos paióis.

Na sequência deste caso, o Presidente da República exigiu o apuramento total dos factos ocorridos e o CDS-PP pediu a demissão do ministro Azeredo Lopes.

O que sabemos sobre o furto de armas de guerra em Tancos
O que sabemos sobre o furto de armas de guerra em Tancos
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bela
    11 jul, 2017 Coimbra 23:55
    Será que de facto foi roubado material de guerra em Tancos? Depois de tudo o que já li e ouvi, na Comunicação Social, começo a ter dúvidas. Atendendo à crise e à gravidade dos factos por causa dos incêndios, fico a pensar que todo o alvoroço à volta do 'suposto' roubo, foi manobra de distracção.
  • Maria
    11 jul, 2017 Porto 23:04
    Com hombridade assumiram as responsabilidades em relação a esta matéria.... e isto quer dizer o quê? Vão ser condecorados na próxima oportunidade? Venha o próximo assalto, que nós cá estamos? Não consigo perceber nada, mas se calhar é o melhor!!
  • Confuso
    11 jul, 2017 Sintra 20:57
    Concluindo: Como o material roubado estava pronto para abate devemos agradecer a quem o levou por ter poupado o exercito a esse trabalho, e de seguida condecorar todos os responsáveis pelo armazenamento por se terem livrado do material sem custos. Haja Deus!
  • Adérito
    11 jul, 2017 Quarteira 20:48
    Quando, em um país vale tudo, só tenho que dar os parabéns ao 1º ministro, convivi alguns anos com o pai, um homem integro. a geringonça a funcionar, será que por muito tempo?
  • Adérito
    11 jul, 2017 Quarteira 20:43
    Quando, em um país vale tudo, só tenho que dar os parabéns ao 1º ministro, convivi alguns anos com o pai, um homem integro. a geringonça a funcionar, será que por muito tempo?

Destaques V+