Tempo
|
A+ / A-

Cristãos que dão a vida pelos outros podem ser considerados para beatificação

11 jul, 2017 - 15:20

Nova categoria foi oficialmente criada pelo Papa Francisco esta terça-feira anunciou o Vaticano.

A+ / A-

O Papa Francisco criou esta terça-feira uma nova categoria de acesso à beatificação ou canonização, segundo um documento divulgado pelo Vaticano.

A nova categoria é a “dádiva da vida” e diz respeito a pessoas que “oferecem livre e voluntariamente a vida e aceitam heroicamente uma morte certa e próxima” como consequência directa dessa decisão.

O documento clarifica que esta categoria é diferente do martírio, pois no martírio, segundo a doutrina cristã, a pessoa em causa tem de ter sido morta directamente por ódio à fé.

Assim, e a título de exemplo, esta nova categoria poderia abranger pessoas que escolhem livremente permanecer em situações de guerra ou de epidemia para auxiliar os seus próximos, sabendo que com isso correm o risco de vida e que acabam mesmo por morrer por isso, mas cuja morte não é motivada por ódio à fé cristã.

Há ainda outra categoria para processos de beatificação que é a das virtudes heróicas, pessoas que não deram necessariamente a vida, nem foram martirizadas, mas cultivaram durante a vida as virtudes cristãs até ao mais alto grau e ganharam por isso fama de santidade.

Esta nova categoria de dádiva de vida continua a obedecer a alguns critérios. Aplica-se apenas a pessoas que tiveram uma vida virtuosa “pelo menos em grau ordinário” das virtudes cristãs antes dessa dádiva de vida e que as mantiveram até ao momento da morte. Tal como noutras categorias, é necessário que exista uma fama de santidade e sinais que indiquem essa santidade, pelo menos depois da morte e para que a beatificação seja confirmada deve provar-se a existência de um milagre por intercessão da pessoa em causa, embora o Papa tenha autoridade para dispensar este requisito se assim o entender.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    11 jul, 2017 aveiro 18:56
    Muitos não são Cristãos e também dão a vida por os outros , portanto cada ser que dá a vida por os outros também tem direito ao mesmo tratamento !

Destaques V+