Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Exército substituiu comandante dos Comandos cinco dias antes de se saber da acusação a 19 militares

11 jul, 2017 - 13:01

Ao ser substituido, o coronel Dores Moreira torna-se um ex-comandante e, como tal, só pode ser investigado por ordem de um tribunal superior.

A+ / A-

O Exército substituiu o comandante do Regimento de Comandos cinco dias antes de ter sido conhecida a acusação contra 19 militares daquele corpo militar por causa da morte de dois instruendosm, em Setembro de 2016.

Segundo a RTP, o coronel Dores Moreira foi substituído pelo coronel Pita Amorim apenas cinco dias antes de ser conhecida a acusação a 19 militares por abuso de autoridade e ofensas à integridade física.

O canal público de televisão indica ainda que na qualidade de ex-comandante o coronel Dores Moreira passa a só poder ser investigado por um tribunal superior, o que levou o Ministério Público a enviar uma certidão para o tribunal da relação.

Ainda segundo a RTP, a procuradora Cândida Vilar acredita que Dores Moreira terá cometido crimes de falsificação de documentos, mandando forjar o guião que indica a quantidade de água que cada instruendo podia beber; de insubordinação por desobediência, ao mandar prosseguir o curso em violação das ordens do então comandante das Forças Terrestres, general Faria Menezes; e de abuso de autoridade militar, por ter mandando prender um instruendo que quis desistir do curso.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    11 jul, 2017 Braga 15:35
    Sem dúvida, muito interessante...Jogos de bastidores...

Destaques V+