Tempo
|
A+ / A-

​Secretários de Estado já eram arguidos quando se demitiram

10 jul, 2017 - 20:11

Governantes tinham manifestado a intenção de requerer o estatuto de arguido no domingo, dias depois de o Ministério Público ter emitido o despacho.

A+ / A-

Os secretários de Estado da Internacionalização, dos Assuntos Fiscais e da Indústria já eram arguidos quando se demitiram, no domingo.

A informação sobre o caso das viagens ao Europeu de Futebol 2016 foi avançada à Renascença pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O despacho do Ministério Público (MP) que determinou a constituição de arguidos dos secretários de Estado agora exonerados foi emitido na passada quinta-feira, 6 de Julho. O despacho encontra-se em fase de cumprimento, estando em curso as notificações aos arguidos.

Os secretários de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira; dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade; e da Indústria, João Vasconcelos; pediram a exoneração de funções no domingo.

Os três governantes referiram, em comunicado, que decidiram "exercer o seu direito de requerer ao Ministério Público a sua constituição como arguidos".

A PGR confirma que, esta segunda-feira, chegaram aos autos do processo em investigação os requerimentos dos visados solicitando a constituição como arguidos.

Jorge Costa Oliveira, Rocha Andrade e João Vasconcelos viajaram a convite da Galp até França para ver jogos do Europeu de Futebol do ano passado.

Na altura, quando o caso foi conhecido, os governantes pagaram as despesas e continuaram em funções. O Governo criou um código de conduta para evitar casos semelhantes.

Passado um ano, o Ministério Público constituiu arguidos os secretários de Estado e o assessor económico do primeiro-ministro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Leonel
    11 jul, 2017 Lisboa 07:12
    So os patetas nao percebem que o ministerio publico foi recuperar a historia para a lancar agora, um ano depois e para ajudar a ressabiada direita a lancar granel. Um ano? Qd todos os factos eram conhecidos? Claro que os secretarios de estado deviam ser mais avisados. Mas que andou o ministerio publico a fazer? A arquivar proceseos e a deixar prescrever os prazos de outros, porventura de amigalhacos? O que se sabe e que ppd e cds, derrotados na sua politica de desastre, vivem disto: de lancar a confusao, criar a ideia de caos, de explorar a imundicie. Ainda por cima com eleicoes a porta...esta e a vergonhosa campanha do coelho de cristas...
  • Buno
    11 jul, 2017 Porto 04:36
    Como é que eles tiveram informacão antes de serem notificados, que iam ser constituídos arguidos? O MP devia investigar de onde houve fuga de informação.
  • Para refletir...
    11 jul, 2017 Almada 00:52
    Ora é sabido que à partida não se pode confiar em nada neste país, e como tal a justiça não é exceção, até porque há pouca transparência. Assim ao demitirem-se fizeram um erro e estão a contribuir para alimentar uma mentalidade errada que é, "são arguidos, devem se demitir." Podem ver mais aqui: http://rr.sapo.pt/noticia/79004/pode_a_justica_acabar_a_julgar_se_a_si_propria_na_operacao_marques Vejam esta frase assustadora: "O jurista começa por explicar que a não existência de prova no julgamento 'não quer dizer que as coisas não se passaram', tal como, se se fizer prova, 'não quer dizer que elas se tenham passado'". Assim eu tiro esta conclusão, se um tribunal condenar alguém, isso não quer dizer que ele seja culpado, poderá ter tido azar. Mas se isto acontecer no ano 2017, não há problema, é um sinal do progresso! Acordem!
  • Pedro
    11 jul, 2017 Lisboa 00:09
    Não terá sido ao contrário? Ou a capacidade mental de alguns comentadores não consegue atingir?
  • Joao
    10 jul, 2017 Fuseta 22:56
    Mais uma vez, nota se, que não existe segredo de justiça em Portugal. Como é possível, terem conhecimento que eram arguidos, Justiça versus Governo, são um só, nem sei porquê tanta preocupação dos senhores de Esquerda que já expressaram as suas opiniões ...
  • VM
    10 jul, 2017 Setubal 22:44
    É a GATUNOLÂNDIA no seu melhor!!!
  • rm
    10 jul, 2017 22:38
    Por causa de uma garotisse e de maus hábitos que vêm do passado recente prejudicaram o governo e o país.
  • COSTA PANTOMINEIRO
    10 jul, 2017 Lx 22:27
    A investigação dura há um ano e, por isso, nada de estranhar kamaradas.Tudo tem o seu tempo.Mas o que releva são as mentiras desta seita de secretários de estado que aceitaram rebendas sabe-se lá a troco de quê...Há que deixar o inquérito seguir a sua tramitação. A outra solução poderia ser a de chamar o amigo do vendedor da banha da cobra chamado Costa que lá iria resolver a coisa favoravelmente ao Siresp...Gente sem ética e sem coluna vertebral estes xuxas da treta, peta e da teta.
  • policia privado
    10 jul, 2017 gibralter 21:45
    Vou tentar fazer uma lista dos gajos que passaram pelos governos depois do 25 de abril/74 e por empresas com intervenção do Estado e que foram descobertos como ladrões, vigaristas , corruptos, etc., para ver quantos foram parar à prisão E VER QUE RELAÇÃO TINHAM ELES ENTRE SI, PARA CALCULAR A ENORMIDADE DA , OU DAS QUADRILHAS NESTE PAÍS.
  • Americo
    10 jul, 2017 Leiria 21:27
    Até nisto, esta "gente" mente. Caramba............

Destaques V+