Tempo
|
A+ / A-

Papa sobre o G20: “Há alianças muito perigosas entre poderes"

08 jul, 2017 - 10:47

América e Rússia, China e Coreia do Norte estão ente as alianças que mais preocupam Francisco, que deixa também um apelo à Europa.

A+ / A-

O Papa diz-se preocupado com a cimeira do G-20. Este sábado, em entrevista ao jornal italiano “La Republicca”, Francisco diz ter medo de alianças “muito perigosas entre potências que têm uma visão distorcida do mundo”.

O Papa fala claramente das alianças entre América e Rússia, China e Coreia do Norte, Putin e Assad na guerra na Síria.

Questionado sobre qual o perigo dessas alianças, Francisco fala de riscos para a imigração, os pobres, os fracos, os excluídos, os migrantes e do medo que estes provocam nos países para os quais imigram.

“É por isso que o G20 me preocupa”, afirma.

Francisco apela à Europa que se torne uma comunidade federal e avisa que, se assim não for, a União Europeia acabará por esvair-se de significado no mundo actual.

A cimeira do G20 está a decorrer na cidade alemã de Hamburgo desde sexta-feira e termina este sábado.

No primeiro dia, o Papa enviou uma mensagem aos líderes das 20 maiores economias a pedir “prioridade absoluta” para os mais pobres e os refugiados na política internacional. Francisco considera que o crescimento económico mundial não pode alhear-se dos conflitos em curso, nem do problema mundial das migrações.

À margem cimeira, registo para os confrontos entre manifestantes e a polícia, que já provocaram dezenas de feridos.

Trump encontra Putin. "É uma honra estar consigo"
Trump encontra Putin. "É uma honra estar consigo"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+