Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sete estrangeiros apanhados pelo SEF a trabalhar em situação irregular

07 jul, 2017 - 15:36

Operação aconteceu em Armação de Pera.

A+ / A-

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) identificou 90 estrangeiros em Armação de Pera, no concelho de Silves, no decurso de uma acção de fiscalização na prevenção de tráfico de pessoas para fins de exploração laboral.

Em comunicado, o SEF revela que os indivíduos identificados são trabalhadores de “várias entidades empregadoras ligadas à prestação de serviços na área da agricultura e construção civil”.

Ainda de acordo com a nota, sete cidadãos estrangeiros encontravam-se em situação irregular e dois foram detidos para apresentação ao tribunal competente. Os outros cinco foram notificados para abandonar voluntariamente o território nacional. Foram ainda notificados outros seis para comparência nos serviços para diligências posteriores.

Das irregularidades detectadas será levantado auto de contra-ordenação à entidade empregadora por utilização de actividade de cidadão estrangeiro em situação ilegal, cuja coima pode ir de 2 mil a 10 mil euros.

A acção contou com a colaboração da Guarda Nacional Republicana.

Do contacto estabelecido com cada um dos trabalhadores, foi recolhida informação que permite despistar indícios de eventual tráfico de pessoas e irregularidades no que respeita às regras de imigração vigentes, bem como monitorizar os fluxos migratórios, as atividades e agentes económicos que os influenciam na região.

O SEF afirma que “mantém reforçada a vigilância sobre a utilização da atividade de cidadãos estrangeiros quer por via de ações de fiscalização no terreno quer por contactos estreitos com organizações de produtores, prevenindo assim situações ilícitas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • afinal como é?
    07 jul, 2017 lis 16:38
    Foi em Armação de Pera ou Castanheira de Pera?...Mais uma vez uma noticia de puro descontrolo jornaleiro! A operação foi em Castanheira de Pera e os identificados em Armação de Pera! Tá bem!
  • Luís Cunha
    07 jul, 2017 Loulé 16:13
    Se talvez andassem a fazer explodir caixas MULTIBANCO...teriam mais sorte !!!

Destaques V+