Tempo
|
A+ / A-

Marcelo promulgou comissão independente sobre incêndio de Pedrogão

06 jul, 2017 - 20:12 • Eunice Lourenço

Presidente manifesta reservas sobre solução aprovada no Parlamento e preferia que tivesse um prazo mais curto.

A+ / A-

O Presidente da República promulgou esta quinta-feira o diploma do Parlamento que cria a comissão técnica independente que vai fazer um relatório sobre o incêndio de Pedrógão, na sequência do qual morreram 64 pessoas.

A comissão resulta de uma proposta do PSD e a promulgação de Marcelo Rebelo de Sousa permite que possa ser formada na próxima semana. Mas o Presidente preferia que tivesse um prazo mais curto para chegar a conclusões.

Na nota em que anuncia a promulgação, o Chefe de Estado manifesta alguma reserva com esta solução por “representar uma experiência sem precedente jurídico ou político na nossa vivência constitucional e poder envolver prazo bastante alargado para a obtenção das respectivas conclusões”. Ou seja, Marcelo preferia que a comissão tivesse um prazo mais curto para chegar a conclusões do que os três meses acordados entre PSD e PS. Mas, continua o Presidente, “atendendo a que essa solução – proposta pelo PSD, principal partido da Oposição - mereceu um consenso parlamentar muito alargado”, que envolveu todos os partido à excepção do PCP, o Presidente decidiu promulgar.

A comissão técnica independente vai analisar os factos relativos aos incêndios que ocorreram em Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Ansião, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Arganil, Góis, Penela, Pampilhosa da Serra, Oleiros e Sertã entre 17 e 24 de Junho de 2017.

A criação da comissão foi aprovada na passada sexta-feira no Parlamento e tinha seguindo esta quarta para Belém. Agora que está promulgado, o diploma ainda tem de ser publicado em Diário da República, mas será possível que a comissão seja formada na próxima semana. Será composta por 12 técnicos: seis escolhidos pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e outros seis indicados pelo presidente da Assembleia da república, Ferro Rodrigues, mediante propostas dos partidos.

O PSD já entregou esta quinta-feira a Ferro Rodrigues o nome proposto, mas não o divulgou.

Em entrevista ao programa Hora da Verdade, da Renascença e do diário Público, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, já disse que o Governo não vai esperar pelas conclusões desta comissão para tirar as suas próprias conclusões e consequências.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel
    07 jul, 2017 Lisboa 11:36
    Já todos sabemos as conclusões. O pior é que vai demorar uma eternidade a sua divulgacao
  • zé do azeitão
    06 jul, 2017 azeitão 22:14
    JÁ HÁ MAMÕES! São vermelhos, azuis, rosa ou laranja ?

Destaques V+