Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Apoiantes de Maduro invadem Parlamento da Venezuela

05 jul, 2017 - 17:42

Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas em confrontos com os manifestantes.

A+ / A-
Apoiantes de Maduro invadem Parlamento da Venezuela
Apoiantes de Maduro invadem Parlamento da Venezuela

Um grupo de apoiantes do Presidente Nicolas Maduro invadiu esta quarta-feira violentamente o Parlamento da Venezuela.

Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas durante a entrada de rompante dos manifestantes no edifício.

O Parlamento é a única instituição controlada pela oposição venezuelana.

Dezenas de pessoas encapuzadas, armadas com paus e vestidas de vermelho, a cor do Partido Socialista venezuelano, entraram nos jardins do Parlamento.

Através da rede social Twitter, o deputado da oposição José Manuel Olivares disse que o ataque foi levado a cabo por "grupos paramiliares" e publicou fotografias de pessoas feridas.

Lançaram petardos , agrediram pessoas e provocaram o caos, relata a agência AFP.

O incidente aconteceu no momento em que os deputados participavam numa sessão especial para assinalar o Dia da Independência.

O grupo de apoiantes de Nicolas Maduro acabou por ser expulso pelos serviços de segurança do Parlamento.

A onda de protestos contra o Governo de Nicolas Maduro começou em Abril. Desde então, 90 pessoas morreram nas manifestações, de acordo com dados divulgados, na terça-feira, pelo Ministério Público.

As manifestações intensificaram-se depois de o Supremo Tribunal de Justiça divulgar duas decisões que limitavam a imunidade parlamentar e em que aquele órgão assumia as funções do Parlamento.

Entre queixas sobre o aumento da repressão, os opositores têm-se manifestado ainda contra a convocatória de uma Assembleia Constituinte, feita a 1 de Maio último pelo Presidente Nicolas Maduro, numa tentativa de mudar a Constituição do país.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ALETO
    06 jul, 2017 Lisboa 14:53
    A oposição contra Nicolás Maduro é culpada de ataque a bases militares, centros de saúde, educação e alimentação; ataques terroristas a poderes e instituições públicas, queima de pessoas e veículos, linchamentos, obstrução de vias públicas, instigar rebelião, utilização de menores e demais crimes. Tudo isto está provado. Pergunto qual a pena em Portugal para semelhantes crimes? Será que qualquer país europeu aceitaria uma oposição nos termos que a oposição é feita na Venezuela? Os ignorantes que aqui escrevem contra a Venezuela de Maduro não sabem do que estão a falar. A oposição na Venezuela é criminosa.
  • Marco Visan
    06 jul, 2017 Lisboa 14:41
    Pela conversa do «EMIGRANTE» ou «Ignorante», Portugal teria ido para uma guerra civil, para resolver alguns problemas, como por exemplo o fim do PCP e a morte dos comunistas. São as palavras de um abutre que nesta caixa de comentários pôs o nome de «EMIGRANTE». Infelizmente, há por aí muitos criminosos disfarçados de comentadores educados.
  • Miguel Botelho
    06 jul, 2017 Lisboa 08:41
    Se o Manuel Fonseca estivesse com atenção, como eu estive estes 80 dias de autêntica oposição armada a um governo, veria como a história está mal contada. Todos os dias há ataques da oposição à polícia, à base da Carlota (onde foi roubado o helicóptero que selvaticamente atacou o tribunal superior da justiça e o ministério da justiça). Estes ataques são com armas mortíferas. Os líderes da oposição não fazem nada para conter esta violência. Em vez disso, apoiam-na, como é o caso de Julio Borges, Henry Ramos Allup e Freddy Guevara. Em relação aos comentadores ignorantes, como Toninho Marreco, Comunismo do Pior, as suas palavras falam por si. Ignorância do pior, ao ponto que se pode transformar em violência.
  • Manuel Fonseca
    05 jul, 2017 Avanca 23:41
    Miguel Botelho, se voçê não sabe do assunto o melhor é ficar calado, a oposição não tem armas e a manifestação é pacifica mas os militares atacam tudo e matam os que podem,já morreram dois conhecidos meus
  • Toninho Marreco
    05 jul, 2017 Ponte do Lima 23:31
    Vejam a miséria que nos espera quando o PCP , o BLOCO e o PAN tomarem o poder cá no país .
  • COMUNISMO DO PIOR
    05 jul, 2017 Lx 23:20
    Os socialistas da Venezuela no seu melhor..O PCP continua a defender sistemas totalitáriso.Ainda hoje o fez na manifestação.Gente sem vergonha e estatura moral.Uns facínoras e demagogos.Aqui defender as liberdades mas quando se trta dos países onde a miséria mora fazem-se de esquecidos.NOJO DE GENTE...
  • emigrante
    05 jul, 2017 Londres 23:04
    Os camaradas em 1975 também fizeram o mesmo, cercaram a constituinte e ameaçaram os deputados. Hoje vivemos numa democracia de faz de conta por não ter havido uma guerra civil, só assim se tinha resolvido muitos problemas na sociedade portuguesa que subsistem até hoje.
  • couto machado
    05 jul, 2017 porto 22:42
    Os países vizinhos, não se intrometem, o que leva as pessoas (europeias) a interrogarem-se. Muito embora o Maduro não mande nada nos negócios do petróleo, o que é certo é que as receitas são brutais. Os militares são pagos a peso de ouro e, por isso, mantêm o chefe no seu posto. Simon Bolivar não libertou os povos sul americanos para isto ?
  • carls
    05 jul, 2017 Ilhavo 22:35
    democracia avançada, rumo ao comunismo final
  • Rafael
    05 jul, 2017 Guarda 22:35
    Continuem a dar vivas ao ditador, fica-vos realmente bem, porque bem vistas as coisas... tanto são más as ditaduras de direita como as de esquerda.

Destaques V+