Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Daniel Sá. Clima de suspeita "pode afectar de forma trágica o futebol”

05 jul, 2017 - 13:00 • Rui Barros

Numa altura em que o clima de suspeição no futebol se agravou, por força da divulgação, pelo Porto Canal, de e-mails trocados no seio do universo benfiquista, o especialista em marketing e director executivo do IPAM tema que as polémicas possam afastar espectadores e marcas.

A+ / A-

O clima de suspeição que paira sob o futebol português pode “afectar, de uma forma trágica, o futebol, enquanto produto”.

Esta é a opinião do especialista em marketing desportivo Daniel Sá. Em entrevista à Renascença, o director executivo do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) defende que as dúvidas que atingem a verdade desportiva no futebol nacional podem “colocar em causa o modelo da competição a que estamos habituados”.

Numa altura em que o clima de suspeição no futebol se agravou, por força da divulgação, pelo Porto Canal, de e-mails trocados no seio do universo benfiquista, Daniel Sá teme que um clima generalizado de suspeitas possa conduzir a “uma importante perda de espectadores e, consequentemente, perda de patrocinadores” vitais para o negócio do futebol.

“Se olharmos bem para estas últimas semanas, acabamos de ter um clube que foi tetracampeão e, na prática, o que daqui resulta, é um clima de suspeição sobre o mérito desta tetraconquista", argumenta o director executivo do IPAM, que encara este episódio como mais um que, nos últimos anos, tem vindo a minar a confiança dos adeptos.

Daniel Sá lembra que, no futebol ou noutro desporto, a incerteza do resultado é o factor que atrai os espectadores, pelo que "quando criamos um clima de suspeita sobre essa incerteza que deveria estar apenas dependente do mérito de treinadores e de jogadores, temos um enormíssimo problema em mãos que pode afectar de forma trágica o futebol”.

O especialista teme que as suspeitas de corrupção instaladas possam afastar os espectadores da modalidade e aponta os mais novos como os mais susceptíveis de serem influenciados pelas recorrentes polémicas no futebol português. “Não sei se, com estas polémicas todas, teremos tantos adeptos de futebol como temos hoje”, questiona-se o professor de marketing, estendendo as suas dúvidas ao campo dos patrocínios.

“Estamos a falar de instituições e de marcas extraordinariamente importantes na sociedade portuguesa que veem a sua imagem beliscada. Isso, seguramente, afecta também os patrocinadores que, para além de procurarem a visibilidade que o futebol tem, não querem estar envolvidos em polémicas e confusões deste nível”, acredita.

Não se atrevendo a avançar com um valor para os efeitos económicos destas suspeitas, Daniel Sá avalia o mercado do futebol como um negócio que move “centenas de milhões de euros, anualmente” e, por isso, não tem dúvidas de que a perda de audiências e o receiro das marcas em verem o seu nome associado a polémicas podem influenciar os valores investidos neste mercado e, com isso, baixar competitividade.

“Os patrocinadores não querem estar seguramente evolvidos em polemicas, em confusões deste nível. Podem, claramente, querer afastar-se do futebol e retirar os investimentos regulares que fazem na modalidade.”

Esforço coletivo para bem da modalidade

Recusando a ideia de que o clima de suspeição sobre os resultados da Primeira Liga portuguesa se deva somente à recente polémica dos e-mail que envolve o Benfica, Daniel Sá acredita que há ainda um longo caminho por fazer pela dignificação da modalidade e que apenas um trabalho conjunto de todos os clubes pode conseguir isso.

“Eu gostava muito que os principais 'players' do futebol português se conseguissem juntar, não apenas para discutir legislação e alterações de estatutos, mas para fazer um planeamento colectivo a longo prazo para o desenvolvimento da modalidade”, apela Daniel Sá.

Para o professor do IPAM, a lealdade dos amantes de futebol para com os clubes não está a ser tida em conta no momento de se desenharem estratégias conjuntas para a valorização da modalidade. “Os clubes só são concorrentes desportivamente, ou seja, dentro do campo”, defende, acreditando que, por isso, não há o risco que um clube “roube clientes”.

Essa característica deveria, na opinião do especialista, levar os emblemas nacionais a “trabalharem em conjunto, a planear em conjunto e a construir uma visão a médio-longo prazo”, à semelhança do que acontece na indústria do calçado ou dos vinhos.

“Quanto melhor tiver o futebol em Portugal, melhor para cada clube, melhor para cada jogador, melhor para cada treinador”, acredita o especialista, que aponta a crescente falta de 'outsiders' na luta pelo título nacional como um factor negativo na valorização do negócio.

Bruxaria descredibiliza “trabalho sério”

Reagindo às também as revelações de Francisco J. Marques, segundo as quais o Benfica terá contratado um bruxo guineense, o especialista do IPAM não excluí a componente espiritual da equação, considerando que, por vezes, “no desporto, conseguem-se vitórias pelo atleta estar confiante” e que, por isso, ainda que excessivo, este tipo de componente mística “pode ter algum tipo de contribuição”.

Apesar de tudo, Daniel Sá entende que aquilo que veio a público na última semana ultrapassa essa componente mística para ser fator “descredibilizador” do futebol nacional.

“Tenho muita dificuldade em levar a sério seja qual for o clube porque parece-me pura e simplesmente disparatado”, bem como “descredibilizador do trabalho sério que atletas e treinadores fazem”, argumenta o director executivo do IPAM.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Leocárdia
    23 out, 2017 Seixal 15:44
    No futebol como na politica corrupção em altas como é normal.
  • Pedro
    09 jul, 2017 Lisboa 19:57
    É necessário punir os corruptos de forma célere, caso contrário a suspeição permanece em todos os intervenientes. Se for levado tudo em graça, gozo e desprezo, os corruptos continuam e ninguém os impede. Cego é aquele que não quer ver, basta olhar para os campeonatos destes quatro anos. Logo no primeiro, havia uma equipa que em campo jogava sempre com mais um jogador, em muitos jogos la havia aquela expulsão da praxe... neste último o que se passou não foi casualidade, foi gravíssimo...
  • Lima
    07 jul, 2017 Lisboa 23:00
    Claro que existe clima de suspeisao.O futebol português é uma mentira, tudo se compra tudo pode ser corrompido mas nada se prova ou nao se quer provar.Aquilo é tudo uma aldrabice.
  • Maldição
    07 jul, 2017 Norte 13:00
    O Clima de Suspeita resolve-se rapidamente, intensificando as investigações.! Aliás, o que falta investigar é fácil.!!! Existem Crimes, existem Autores e sabe-se perfeitamente como tudo foi feito, logo estão reunidas todas as condicionantes para se apurar UM CULPADO.!!! É assim que tudo funciona. Porquê tanta demora???? O porquê de parecer de que nada está a funcionar???? O interesse é proteger alguém ou é acabar com a suspeição??? Nós adeptos exigimos mais celeridade, para que tudo se apure e se acabem com as suspeitas de vez.!!!
  • Anonimo
    06 jul, 2017 Porto 16:16
    Para esse senhor de Coimbra e esse senhor das Antas só lhes digo que são tão patéticos, pois esquecem-se que em todos os clubes a gente para tudo. O Benfica é grande por muito que isso custe a muita gente
  • kiki
    05 jul, 2017 antas 18:53
    Mas roubar nao e crime em portugal sera q se roubarem o correio deste sr tinha a mesma opiniao e uma vergonha estes comentarios
  • Oliveira
    05 jul, 2017 Sintra 18:18
    O Benfica é e será sempre o maior clube de Portugal. Isto incomoda os outros que se limitam a tentar desvalorizar as vitórias do Glorioso. Isto só faz que sejamos cada vez mais unidos e melhores. Rumo ao penta.
  • 05 jul, 2017 18:05
    Pois claro, tem de se falar. É melhor ter medo de levar os filhos à bola, por causa de uma cambada de anormais que não sabem lavar a roupa suja em condições, do que deixar esses malvados impunes. Até porque é assim, na comunicação social que paramos esses vândalos, claro! É preferível falar de emails e magia negra, chamar bandidos e Broncos aos outros, e colocar as claques em pé de guerra. Tudo em nome da transparência, claaaaro!
  • Manuel Pedro
    05 jul, 2017 Coimbra 16:18
    Pois é, é perigoso, é melhor abafar o caso porque há muita gente que perderá dinheiro. Enfim mais um frete da RR ao SLB...
  • Fernando
    05 jul, 2017 ptl 15:33
    Se tudo isto existesse e o Benfica perdesse, estava tudo bem. O problema é o Benfica ganhar. Não foi isso que dresolveu o apito dourado? Ou pensam que foi o Boavista descer de divisão? Se não fosse o Boavista, seria quem? Talvez o FCP. Ou não. O Benfica não vai ganhar sempre e isso resolve-se. Não façam caso. É mais um menos um.

Destaques V+