Tempo
|
A+ / A-

Major-general e outras altas patentes da Força Aérea detidos no caso das messes

04 jul, 2017 - 11:48

PJ detém 12 militares da Força Aérea por suspeita de corrupção.

A+ / A-

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de 12 militares da Força Aérea, entre as quais estão altas patentes, por suspeita de corrupção e outros crimes ligados à comercialização de alimentos nas messes. Foram detidos também quatro empresários ligados à venda de géneros alimentícios.

Um major-general, um coronel, um tenente-coronel e um major estão entre os detidos por corrupção, abuso de poder e falsificação de documentos na comercialização de géneros alimentícios nas messes da Força Aérea, segundo fonte da PJ.

Entre os 16 detidos esta terça-feira na segunda fase da Operação “ZEUS” constam ainda três capitães, cinco sargentos e quatro empresários do ramo alimentar.

Segundo a PJ, os suspeitos estavam envolvidos num esquema de sobrefacturação de bens e matérias-primas para a confecção de refeições nas messes da Força Aérea.

Na primeira fase da Operação “ZEUS”, em Novembro de 2016, foram detidos cinco homens por corrupção activa e passiva para acto ilícito e falsificação de documentos, num “esquema fraudulento que poderá ter lesado o Estado em cerca de 10 milhões de euros”.

Esta terça-feira, na segunda fase da operação, participaram 130 elementos da PJ e 10 procuradores do Ministério Público, tendo sido realizadas 36 buscas nas áreas dos distritos de Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Évora e Faro, das quais 31 domiciliárias e 5 não domiciliárias.

Os detidos serão presentes a tribunal, para determinação das medidas de coacção.

O inquérito é dirigido pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa e envolve elementos da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) que continuam na recolha de prova.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • SALAZAR
    04 jul, 2017 LX 20:14
    A CORRUPÇÃO EM PORTUGAL É GENERALIZADA E ATÉ AO ÂMAGO. DIGO ISSO HÁ MAIS DE DEZ ANOS. POLÍTICA, ECONÓMICA E MILITAR. A IMPUNIDADE É REGRA. VIVA O 25 DE ABRIL, O DIA DA BANDALHEIRA NACIONAL. PS - VEJAM LÁ SE NÃO CENSURAM OUTRA VEZ.
  • Bela
    04 jul, 2017 Coimbra 18:56
    Dói-me tanto a alma, por ver ao que este país chegou... mudam-se os tempos, mudam as ideias, mas... Veio-e à memoria os versos do “Poeta Cavador”, Manuel Alves, que nasceu em 1843 e morreu em 1901. “O Meu Grito” Nobre e altivo Portugal, Foste outrora o mais valente Hoje tão pobre e doente, Império feito hospital Saquearam-te o metal, Altos senhores de cartola Partiu a doirada mola À chave do teu dinheiro, À porta do estrangeiro Bates, pedindo esmola. ... Não temos tropa de linha, Não temos cavalaria, Não temos artilharia, Nem sequer temos marinha! A pátria, pobre e mesquinha,
  • SALAZAR
    04 jul, 2017 LX 18:21
    AQUI HÁ CENSURA.
  • José Antonio
    04 jul, 2017 Porto 17:52
    Sem desculpar estes ladrões e corruptos, mas os outros que compraram SIRESp ou fizeram as PPP ou outras, esses deram prejuizos de muitos milhões e não são presos. Só vai preso a arraia miuda
  • rosalinda
    04 jul, 2017 lisboa 17:38
    E ainda se queixam de falta de meios!? Mais houvessem mas voavam. Onde chegaram as FA portuguesas, que vergonha.
  • 04 jul, 2017 17:36
    Onde vais Portugal, que nem em quem jurou defender-te podemos confiar?. É esta a valentia, a nobreza, ou será que, até à imortalidade, conviveremos com a irresponsabilidade?. Limpem o país desta peste negra da corrupção, da lepra do compadrio, na política, nas FA, na sociedade, para que os justos não sejam enlameados. O Senhor Presidente da República tem de agir e fazer agir, mais e melhor, mas para isso precisa de tempo e recato, coisa que não parece fácil de conseguir, mas basta querer....
  • Preterito 1.14
    04 jul, 2017 Lx 17:31
    Meus meninos! Existe o e- fatura e o ficheiro saft-PT. Não conheciam?
  • Zeca
    04 jul, 2017 Évora 17:23
    Vão a Vale de Zebro ver o que é bom mas registem também as malas dos carros dos sargentos.
  • Kikas
    04 jul, 2017 Lisboa 17:17
    E as armas quem as comprou...quem as vendeu? Estou a falar de armas de brincar...sem balas...daquelas que os putos que bricam aos soldados usam.
  • melough
    04 jul, 2017 Faro 16:50
    Incrivel...

Destaques V+