Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Pega" com Juncker no Parlamento Europeu. "O parlamento é muito ridículo"

04 jul, 2017 - 11:02

Apenas 30 dos 751 deputados do Parlamento Europeu compareceram ao plenário desta terça-feira.

A+ / A-
Juncker indignado. "O Parlamento Europeu é ridículo, muito ridículo"
Juncker indignado. "O Parlamento Europeu é ridículo, muito ridículo"

"O Parlamento Europeu é ridículo, muito ridículo." A frase é de Jean-Claude Juncker e motivou um clima de tensão esta terça-feira, em Estrasburgo.

Em causa, o facto de terem comparecido apenas 30 eurodeputados, de um total de 751, à sessão parlamentar de balanço da presidência semestral de Malta à frente da União Europeia. Visivelmente desagradado, o presidente da Comissão Europeia acusou os eurodeputados de falta de seriedade.

"Se o senhor Muscat fosse a senhora Merkel ou o senhor Macron teríamos a casa cheia. O Parlamento é totalmente ridículo", disse o líder do executivo comunitário.

Uma acusação que não ficou sem a resposta do presidente do Parlamento Europeu. António Tajani rejeitou as acusações e lembrou a Juncker que "não é a Comissão que controla o Parlamento, é o Parlamento que controla a Comissão".

O presidente da Comissão Europeia refutou: "o Parlamento tem de respeitar as presidências (da União Europeia), mesmo as dos pequenos países, algo que não está a fazer".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • couto machado
    06 jul, 2017 porto 19:19
    O senhor Juncker tem toda a razão e não esteve com meias medidas, chamando os bois pelo nome. O que me espantou foi a reacção dos "artistas" acantonados, especialmente os portugueses. É assim que o populismo se vem a instalar mais dia menos dia. Essa gentalha que venha agora criticar os ingleses pela saída (brexit). Quem se segue ?
  • Melissa
    06 jul, 2017 Cascais 06:00
    Quanto ao PE achei muita graça que nem os jornalistas comentassem, nem referissem a hora a que foi feita a crítica. Fartei-me de rir ou de chorar de ver aqueles medíocres portugueses, virem falar em comissões de trabalho, como se alguma vez algum deles se tivesse levantado para estar numa comissão de trabalho às "nove" da manhã. O PE é apenas uma maquilhagem irrelevante e cara, com todos os defeitos das oligarquias partidárias nacionais. E o povo que pague tanta mordomia.
  • Jorge
    05 jul, 2017 Seixal 16:32
    Será que vão receber menos um dia de salário no fim do mês?????????
  • Petervlg
    05 jul, 2017 Trofa 10:05
    Triste é ver os eurodeputados Portugueses a desculparem-se, é ridículo, deviam demitir-se, pois não respeitam as instituições europeias, principalmente Malta.
  • António dos Santos
    04 jul, 2017 Coimbra 20:35
    Para onde foram os chulos que faltaram à sessão- Andam ou europeus a sustentar esta escumalha. Para quê?
  • fanã
    04 jul, 2017 aveiro 19:24
    Visivelmente não havia quórum , Juncker tem toda a razão !..... estavam todos de férias ?????
  • SALAZAR
    04 jul, 2017 LX 18:37
    QUANDO O PRESIDENTE DA COMISSÃO EUROPEIA (AQUI COM RAZÃO, MAS QUE HÁ MUITOS ANOS TAMBÉM REPRESENTA O QUE DE PIOR A UE TEM TIDO) CHAMA MUITO RIDÍCULO AO PARLAMENTO EUROPEU, ESTÁ TUDO DITO DO QUE É A UNIÃO EUROPEIA. O REINO UNIDO É QUE FEZ BEM E PORTUGAL DEVERIA FAZER O MESMO. SÓ SERVE É PARA DAR TACHOS A EDITES ESTRELAS (QUE AGORA ATÉ REGRESSARAM AO TACHO PARLAMENTAR NACIONAL ,NÃO LHE CHEGOU O QUE SACOU NA UE), NUNOS MELOS E PAULOS RANGERS A SACAR MAIS DE 20.000 MÊS... POR ONDE É QUE ELES ANDARIAM? NÃO ERA A TRABALHAR DE CERTEZA. A UE É SÓ BANDIDOS, COMO EM PORTUGAL. SÃO OS MESMOS QUE TRASNITAM PARA LÁ. PS - VEJAM LÁ SE DESTA VE ZNÃO CENSURAM. AFINAL PARA QUE SERVIU O 25 DE ABRIL? NEM PARA ISSO.
  • SALAZAR
    04 jul, 2017 LX 18:30
    AQUI HÁ CENSURA. AFINAL O 25 DE ABRIL NÃO SERVIU PARA NADA.
  • Hernani Magalhães
    04 jul, 2017 Lisboa 16:38
    Estou cada vez mais farto de comentadores que afinal o que querem é o regresso à ditadura. Sabem os comentadores que existem comissões, seja no PE seja na AR? E que o grosso do trabalho dos deputados É FEITO NAS COMISSÕES E NÃO NO PLENÁRIO? A notícia é bizarra, não refere a data nem as circunstâncias, logo corresponde a um trabalho jornalístico de péssima qualidade. Refere por acaso se os deputados estão em falta? Refere se eles estão ausentes em trabalho, seja nas Comissões ou noutros locais? Não, é totalmente omissa, permitindo toda a especulação aos maledicentes, que parecem incapazes de pensar pela sua própria cabeça noutras possibilidades que não a balda pura e dura. E é pena, pois assim NUNCA se pode debater seriamente o que quer que seja. Uma nota de "medíocre" ao jornalista, aparentemente apenas interessado na chicana política e não no fornecimento de factos comprovados para que possamos emitir opinião abalizada. E se for verdade que se baldaram, que estavam os mais de 700 deputados europeus nas "mulheres/homens e nos copos" como é a opinião do coiso holandês sobre os Portugueses, então haverá apenas que exigir que lhes seja aplicada a mesma penalidade que a qualquer trabalhador - rua, se tiverem 5 faltas injustificadas seguidas ou 10 interpoladas. E o mesmo se deve aplicar aos deputados à AR! A terminar: não sou nem nunca fui deputado nem queria ser, quanto mais não seja para não ter que aturar mentecaptos! Dentro e fora da AR/PE.
  • Melo
    04 jul, 2017 Bruxelas 16:22
    Não vou à bola com o Juncker, mas aqui ele tem razão, ganham exorbitâncias e fartam-se de fazer regabofe! Uma rebaldaria, esta UE está finita!

Destaques V+