Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Almada com teatro, dança e música em ambiente de Festival

04 jul, 2017 - 10:08 • Maria João Costa

Organização queixa-se do apoio do Ministério da Cultura que, segundo o director, dá o mesmo apoio do que há 20 anos.

A+ / A-

Arranca esta terça-feira mais uma edição do Festival de Teatro de Almada. Até 18 de Julho há 45 espectáculos nacionais e internacionais para ver. No ano em que o festival presta homenagem ao cenógrafo e figurinista António Lagarto, há cinco estreias em palco. Mas o director queixa-se do apoio do Ministério da Cultura ser o mesmo do que em 1997.

Todos “os dirigentes são unânimes” ao considerar o Festival de Teatro de Almada de “âmbito nacional”, afirma o director Rodrigo Francisco. Contudo, “no que toca a apoios”, o festival que agora arranca “é maioritariamente de apoio local”. Num ano em que fazem a edição 34, o responsável pela programação deste evento critica o facto deste ano terem “por parte do Ministério da Cultura exactamente o mesmo apoio” que tinham em 1997. Rodrigo Francisco interroga-se: “Como é que se continua a fazer”; a resposta é o próprio que a dá - “com parcerias”.

Com um orçamento de 820 mil euros, dos quais 257 mil são da autarquia de Almada, o Festival de Teatro faz-se com 363 mil euros de receita própria e de parcerias. A restante verba, 200 mil euros, sai do Ministério da Cultura. É com este orçamento e parcerias com salas de espectáculo de Lisboa que se monta o Festival que pretende ser “mais do que uma mostra” diz o seu director. Para Rodrigo Francisco os próximos dias em Almada serão “espaço de reflexão”.

Ao todo, “são 45 espectáculos de teatro, dança e música, 26 dos quais em sala” explica o programador, acrescentando “há também espectáculos de rua”. Rodrigo Francisco diz que se pretende “dessacralizar o espaço do teatro”. “Muitas vezes as pessoas pensam que o teatro é para pessoas muito cultas ou muito ricas” diz nesta entrevista à Renascença, o director do Festival de Teatro de Almada. “Trazer os espectáculos para um palco ao ar livre é também para as pessoas perceberem que não há espectáculos complicados”.

O primeiro espectáculo é na Escola D. António da Costa com um concerto de Waldemar Bastos. Depois da música será feita a inauguração da exposição do homenageado deste ano, o cenógrafo e figurinista António Lagarto. No palco do teatro, o arranque faz-se com “uma comédia sem palavras”, indica Rodrigo Francisco. “Bigre-Mélo Burlesque” de Pierre Guillois é o espectáculo de abertura e o programador mostra-se orgulhoso de o trazer a Portugal porque foi “considerado em França, em Maio, a melhor comédia do ano, recebeu o Prémio Moliere”.

Mas por Almada vão passar por estes dias também nomes da música como a fadista Aldina Duarte, o músico Samuel Uria, Bruno Pernardas ou os Irmãos Catita. No âmbito da “diversidade estética do festival” que interessa particularmente ao director Rodrigo Francisco, destaque para a estreia de “O Cerco de Lisboa” a partir da obra do escritor José Saramago que será encenador pelo espanhol Ignácio Garcia.

Ainda no teatro, o programador destaca à Renascença tambémum espectáculo que se passa no ambiente da rádio. “Rumor e Alvoradas” é o nome do espectáculo da companhia belga Raoul Collectif que retrata a história de um “programa de rádio com cinco radialistas que têm um pequeno problema porque a administração da rádio vai cancelar-lhes o programa por achar que aqueles programas já não fazem sentido porque agora fazem-se mais programas de entretenimento”. Este espectáculo estará em cena sábado dia 8 às 22 horas no palco ao ar lilvre na Escola D.António da Costa.

“Um dia antes de apresentarmos a programação já tinhamos vendido mais de metade dos bilhetes de assinatura para os espectáculos” indica o director do Festival de Teatro de Almada. O público local é um dos segredos bem guardados deste festival. “Comprar uma assinatura para os 26 espectáculos custa 75 euros” diz Rodrigo Francisco que faz as contas: “não chega a três euros por espectáculo, ou seja não é um festival de lógica comercial”. No site da Companhia de Teatro de Almada há contudo ainda muitos bilhetes avulso e assinaturas disponiveis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+