Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Uma guerra com a Coreia "teria custos humanos horríveis". China é a solução

04 jul, 2017 - 10:59

A Coreia do Norte anunciou ter testado com sucesso um novo míssil. O especialista em Relações Internacionais Nuno Rogeiro diz que cada teste “é, obviamente, uma razão de preocupação”.

A+ / A-
O que significa o novo míssil lançado pela Coreia do Norte?
O que significa o novo míssil lançado pela Coreia do Norte?

Veja também:


Entrar em guerra com a Coreia do Norte para travar as suas intenções bélicas (construir um míssil nuclear) teria “custos tão horríveis que era melhor não pensarmos nisso”.

Quem o diz é Nuno Rogeiro, especialista em Relações Internacionais, recordando o que o próprio Secretário de Defesa norte-americano afirmou: uma eventual guerra contra a Coreia do Norte seria a pior “em termos de sofrimento humano” desde 1953, ano em que um armistício paralisou o país de Kim Jong-un.

O general James Mattis não tem dúvidas de que os Estados Unidos venceriam, mas ressalva que seria “uma guerra mais séria em termos de sofrimento humano do que tudo o que vimos desde 1953”.

“Entre esses custos horríveis estaria a destruição de cidades onde moram dezenas de milhões de pessoas”, explica Nuno Rogeiro, em declarações à Renascença.

A solução é, pois, política, defende. Neste campo, já foram tentadas quase todas as soluções, menos uma: o corte total de relações entre Pequim e Pyongyang.

Até hoje, “a China tem tentado pressionado politicamente Pyongyang a não realizar mais testes”, mas ainda não tomou “a decisão drástica de cortar relações diplomáticas e boicotar economicamente o regime da Coreia do Norte”, afirma Nuno Rogeiro.

E existe uma razão para isso. É que se a China cortasse relações, “a Coreia do Norte morreria à fome ou haveria uma insurreição interna e a China também não quer fazer isso, porque não quer ter à sua porta milhões de pessoas a fugir, que engrossarão o problema fronteiriço, que já é grave”.

"Algumas cidades da China na fronteira com a Coreia do Norte já têm cartazes onde se pede que os cidadãos não alberguem fugitivos – e os fugitivos são da Coreia do Norte”, diz.

Assim sendo, está nas mãos da China a solução para o problema da Coreia do Norte, que tem aumentado, nos últimos meses, o número de testes com mísseis balísticos e cujo objectivo é construir mísseis nucleares.

Os Estados Unidos têm pressionado Pequim nesse sentido – aliás, no "tweet" de resposta ao mais recente teste de um míssil, Donald Trump instou a China a reagir. Os dois países têm a Coreia do Norte como ameaça e as relações entre Trump e Xi Jinping têm, por isso, sido mais estreitas do que se antevia durante a campanha eleitoral norte-americana.

“Agora, os EUA estão impacientes e têm dito à China que ela tem de fazer mais e mais depressa”, refere Nuno Rogeiro. “Imagino que, se a este teste se somar aquilo que é uma coisa que foi considerada uma linha vermelha e que é um novo teste nuclear, provavelmente as coisas na China irão mudar radicalmente. E se não mudarem, os Estados Unidos ficam obrigados, no fundo, a uma forma de pressão militar maior, o que não é bom para ninguém”, afirma.

O último teste de um míssil (que Pyongyang diz ser intercontinental) foi feito na madrugada desta terça-feira e confirmado umas horas depois. Foi o 11º este ano.

O último ensaio tinha sido feito em 8 de Junho e, na semana passada (29 e 30 de Junho), o Presidente norte-americano recebeu o seu homólogo sul-coreano, Moon Jae-in, recém-empossado, para conversar sobre o regime norte-coreano.

Do míssil "hipotético" ao "infalível"

Estes testes servem para quê? Para tornar realidade aquilo que ainda é hipotético, diz o especialista em Relações Internacionais.

“A Coreia do Norte tem tido sucesso no uso de mísseis que sabemos que já existem – os chamados de curtíssimo, curto e médio alcance, que são essencialmente mísseis com interesse para conflitos imediatos, fronteiriços. A grande dúvida é o que acontece com os chamados mísseis de médio alcance, alcance intermédio e longo alcance”, começa por explicar.

Sabendo que Pyongyang quer desenvolver os mísseis de maior alcance e até nucleares, os testes que vai realizando servem para “saber se se mantém a sua altura, a sua velocidade, se responde ao comando, no caso de ser guiado, ou às direcções iniciais, no caso de ser balístico, e todos estes testes servem precisamente para tornar um míssil de hipotético a infalível”.

Por essa razão, “cada teste é obviamente uma razão de preocupação e é por isso que os Estados Unidos, mas também países vizinhos como a China e a Rússia, olham para isto com grande preocupação”.

Segundo a televisão estatal norte-coreana, o míssil testado esta terça-feira (o “Hwasong-14”), cujo lançamento foi supervisionado pelo próprio Kim Jong-un, pode atingir qualquer local do mundo.

Foi a primeira vez que a Coreia do Norte afirma ter lançado um míssil intercontinental com sucesso.

Em Maio, Pyongyang anunciou ter disparado um míssil um novo modelo de míssil de "médio e longo alcance" e assumiu pretender construir um míssil capaz de transportar uma "ogiva poderosa" e alcançar bases americanas no Pacífico.

O teste foi alvo de críticas por toda a comunidade internacional e do Conselho de Segurança da ONU, que considerou de vital importância a demonstração, por parte da Coreia do Norte, de um “sincero empenho na desnuclearização” com “medidas concretas”.

Os cinco países mais poderosos das Nações Unidas pediram ainda ao regime norte-coreano que trabalhasse para reduzir a tensão na região.

Em Abril, o Papa Francisco considerou que a ONU “não tem estado à altura” da sua missão . Destacando que a solução para a questão da Coreia reside na negociação e na diplomacia, Francisco apelou à ONU que retomasse “a sua liderança”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • carlos
    07 jul, 2017 Mecilandia 20:48
    A coreia do norte não é o iraque e nem síria. Os EUA deve ter cuidado.

Destaques V+