Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guterres em Lisboa para conferência sobre desenvolvimento

02 jul, 2017 - 23:13 • Eunice Lourenço

Primeira visita oficial a Portugal como secretário de Estado das Nações Unidas também inclui conversas com Governo sobre Venezuela e Síria.

A+ / A-

É primeira visita oficial de António Guterres a Portugal como secretário-geral das Nações Unidas. O antigo primeiro-ministro vem a Lisboa participar numa conferência sobre desenvolvimento, organizada no âmbito da organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), e ainda esta segunda-feira terá um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, para falar de vários problemas mundiais, como as situações políticas e humanitárias na Síria e na Venezuela.

Guterres e Santos Silva começam, alias, o dia junto na sessão inaugural da Conferência Tidewater. Trata-se da 49ª reunião encontro internacional que todos os anos reúne, de forma informal, ministros do Desenvolvimento de países da OCDE. O objectivo é promover uma reflexão estratégia sobre cooperação para o desenvolvimento.

A reunião deste ano é organizada pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, e pela presidente do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD) da OCDE, Charlotte Petri Gornitzka, e tem representantes de 34 países.

Além de Guterres, que será a estrela da sessão inaugural, participam o secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, representantes do Banco Mundial, do Banco Europeu para o desenvolvimento e do banco africano. A sessão inaugural é o único momento aberto à imprensa e a convidados. Todo o resto do encontro, que continua na terça-feira, decorre à porta fechada e não terá conclusões formais.

No centro do debate vão estar a concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (também conhecidos por Agenda 2030) e também a forma de melhor responder e prevenir crises humanitárias. Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável são a nova agenda das Nações Unidas depois dos Objectivos do Milénio.

Trata-se de um plano de acção adoptado em 2015 e que pretende ser centrado nas pessoas, no planeta, na paz e nas parcerias e que tem como objectivo último a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável.

O plano assenta em 17 objectivos de desenvolvimento sustentável: erradicar a pobreza, erradicar a fome, saúde de qualidade, educação de qualidade, igualdade de género, água potável e saneamento, energias renováveis e acessíveis, trabalho digno e crescimento económico, industria inovação e infra-estruturas, cidades e comunidades sustentáveis, produção e consumo sustentáveis, acção climática, proteger a vida marinha, proteger a vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes e estabelecimento de parcerias para a implementação dos objectivos.

Em relação a este último ponto, a grande alteração da chamada agenda 2030 é procurar funcionar mais através de parcerias – quer entre organizações e Estado, quer entre público e privado – do que através de ajudas directas dos Estados. Guterres elegeu o desenvolvimento sustentável como uma das três prioridades do seu mandato (as outras duas são a paz e a reorganização interna da ONU) e, por isso mesmo, fez questão de estar neste encontro de Lisboa.

Depois da abertura da conferência Tidewater, António Guterres e Santos Silva têm um encontro no ministério dos Negócios Estrangeiros em que vão conversar sobre assuntos que vão estar na agenda da próxima Assembleia Geral das Nações Unidas, como a própria reforma da ONU. Mas a crise do Golfo e as situações da Venezuela, Síria e Líbia também devem ser abordadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jesus aos Doutores
    03 jul, 2017 Céu 18:43
    16 dos 17 objetivos propostos, a saber: 1º Nomeação de um governo global que assumirá poder real sobre toda a terra. 2º Total destruição da Igreja Católica através da divisão interna e desunião entre cardeais e bispos. 3º A separação das crianças dos seus pais, para colocá-las em centros especiais, escolas dirigidas pela elite. 4º Fazer tudo para que acreditem em todo o tipo de superstições e poderes ocultos. 5ºUniversal e ilimitada prática de abortos. 6º Universal e ilimitada prática de eutanásia de idosos, deficientes e indesejados. 7º Prostituição generalizada e a existência de bordéis comuns e bordéis específicos para adolescentes e crianças. 8º Os maiores privilégios para os homossexuais, lésbicas, transexuais. 9º Introdução de substâncias misteriosas nos produtos alimentares que uma vez ingeridas irão causar infertilidade. 10º Forçar, a todo o custo, pesquisas em genética e sua aplicação que exceda os limites sustentáveis, a ponto de causarem um irreversível estado para a vida vegetal e biológica na terra. 11º Consumo voluntário de drogas, criação de novas e despenalização do seu consumo. 12º Recurso massivo à magia, ocultismo, espiritismo, na comunicação social. 13º Promoção, por todos os meios, do movimento da nova religião Nova Era 14º Introdução da implantação de chips, na mão ou na testa em substituição do cartão de cidadão e cartões de crédito. 15º Incentivar de forma secreta o terrorismo no mundo.16º Redução da população a poucos milhões.
  • Dias
    03 jul, 2017 Lx 02:32
    Que rico emprego, pode aproveitar e ir as Donas apanhar cerejas.

Destaques V+