Tempo
|
A+ / A-

Tancos. Passos Coelho “espantado” por não ter havido demissões

01 jul, 2017 - 17:59

Líder social-democrata espera que a Procuradoria-Geral da República investigue o caso.

A+ / A-

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, mostrou-se surpreendido por ainda ninguém na hierarquia militar ter apresentado a demissão ou ter sido exonerado na sequência do roubo de material de guerra em Tancos, Santarém.

"Fico espantado por até hoje na própria hierarquia militar não ter havido ninguém que tivesse sido exonerado ou colocado o lugar à disposição no caso do roubo de material de guerra, em Tancos, e temos um ministro da Defesa que assume a responsabilidade política, sem que ninguém saiba associar isso a qualquer acção", frisou Pedro Passos Coelho.

"Era importante que o país soubesse o que é que isto quer dizer, que acções é que foram tomadas", disse.

O líder social-democrata, que falava na sessão de encerramento da Convenção Autarquia do PSD, que decorreu em Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, quer saber que acções foram tomadas, referindo que compete, por lei, à Procuradoria-Geral da República (PGR) investigar o que se passou.

"Tem mesmo de ser a PGR a fazer a investigação e não pode deixar para esse efeito de contar com a cooperação da Polícia Judiciária, que tem, de resto, uma unidade de combate ao terrorismo e ao crime organizado, que é justamente quem pode acrescentar alguma coisa significativa em termos de investigação", enfatizou.

Segundo Passos Coelho, o que está em causa é material de guerra "que pode ser empregue por forças militares ou utilizado por terroristas".

"O que se vier a passar na Europa ou em Portugal nos próximos tempos pode ser condicionado por falhas de segurança graves como esta que aconteceu. Isto é uma situação grave, que não é para desdramatizar", indicou o líder do PSD.

Para Passos Coelho, era bom que estes assuntos de Estado fossem tratados com "sentido de responsabilidade".

Segundo o chefe do Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte, "estes roubos podem acontecer em qualquer país e em qualquer Exército, desde que haja vontades e capacidades".

O Exército revelou na sexta-feira que entre o material de guerra roubado na quarta-feira dos Paióis Nacionais de Tancos estão "granadas foguete anticarro", granadas de gás lacrimogéneo e explosivos, mas não divulgou quantidades.

Rovisco Duarte sublinhou que o material de guerra roubado foi seleccionado por quem tinha "conhecimento do conteúdo dos paióis".

Face ao incidente, a segurança foi reforçada nos paióis com "o aumento de efectivos" e com "patrulhas mais robustas", assinalou, referindo que "não se permite ajuizar" sobre a falta de funcionamento do sistema de videovigilância do quartel, parado há dois anos.

O chefe do Estado-Maior do Exército frisou que os planos de segurança e vigilância foram cumpridos.

O ministro da Defesa assumiu a "responsabilidade política" pelo roubo em Tancos, depois de os partidos políticos terem criticado o sucedido, com o CDS a exigir a audição parlamentar de Azeredo Lopes e o PSD a pedir também para ser ouvido o general Rovisco Duarte.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    03 jul, 2017 aveiro 17:27
    Fazia bem era de ESPANTAR o Diabo em vez de o invocar !
  • O graçolas
    02 jul, 2017 Lis 17:44
    Pede a demissão dos outros mas ele continua agarrado ao lugar a capitanear os seus compinchas esperando pela vinda do diabo! O discurso agora passou a estar desajustado com os acontecimentos. Debita tudo ao contrário do que acontece! O que é preciso é fazer ruido para os media lhe darem tempo de antena, e tentar enganar os papalvos!
  • Ainda não percebeu
    02 jul, 2017 St 17:30
    Que já ninguém o leva a serio a não ser os seus compinchas e apaniguados. Vai trabalhar se souberes! Segue os teus próprios conselhos e emigra!
  • Tito Covas
    02 jul, 2017 Funchal 16:31
    Mas este tipo não sai das primeiras páginas? Porquê? O tipo não tem uma ideia. É uma nulidade. Abre a boca diz asneira. Só diz mal. Ideias ZERO!!!! Parece um abutre.
  • Guedes
    02 jul, 2017 Gondomar 13:22
    Homem vai dar sangue
  • Fausto
    02 jul, 2017 Lisboa 13:08
    O Passos é uma má piada...compram 100 granadas a Portugal...um milhão de balas aos outros países...é roubam meio milhão de espingardas aos outros...deixe-se lá disso de estar constantemente a tentar assustar toda a gente...
  • Para refletir...
    02 jul, 2017 Almada 12:46
    Mas só na política é que quando algo corre mal alguém se deve demitir! Há poderes que quando algo corre mal ninguém diz nada (e pouco se sabe pois evitam que se saiba). Ou somos um país baseado em rigor, ética e valores ou não somos. Não podem é ver apenas o que lhes interessa.
  • Vitorino
    02 jul, 2017 Ourique 08:32
    Passos compadre vai dormir a sesta que já não te posso ver.
  • Ana Alves
    02 jul, 2017 Sousel 01:02
    Pedrinho espero que nunca te demitas do PSD, fica ao leme até afundares a barca de vez. Estás no bom caminho.
  • jonas
    01 jul, 2017 almada 23:14
    E eu espanta-me que nao te lembres que nos tempos da PAF desapareceram armas dos fuzileiros

Destaques V+