Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Em Nome da Lei

Aviação Civil diz que registo de propriedade dos drones "por si só não resolve nada"

01 jul, 2017 - 12:59

A medida sugerida pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, segundo este responsável não é suficiente.

A+ / A-

O chefe do departamento jurídico da Autoridade Nacional da Aviação Civil, Pedro Pisco Santos, garantiu, este sábado, no programa “Em Nome da Lei” da Renascença, que o registo de drones por si só não resolve nada.

A medida sugerida pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, não é suficiente.

“O registo das aeronaves é uma ferramenta fundamental, mas tem de ser ponderado com outros instrumentos. Nos avistamentos dos drones que foram reportados pelos pilotos, qual era a mais valia na identificação dos infractores estarem registados? Ninguém consegue identificar a uma velocidade de 300 km/h um objecto de um quilo que esteja 900 metros de altitude. Por isso, temos de pensar numa combinação de várias soluções”, explica.

A Autoridade Nacional da Aviação Civil assume as dificuldades na fiscalização das violações à lei, embora a legislação proíba os drones de voar acima dos 120 metros, e nas imediações de aeroportos e aeródromos.

Só este mês já foram sete os drones que se aproximaram de aviões, ameaçando a segurança do espaço aéreo. Pedro Pisco Santos lembra que está em causa a prática de um crime e é preciso alertar disso mesmo a sociedade.

“É preciso fazer acções de sensibilização que demonstre que colocar drones a determinadas alturas põe em risco pessoas e bens, mas mais do que isso ter a noção de que estamos a presenciar a prática de um crime”, identifica o responsável.

Legislação vai demorar

O Governo pediu ao gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários que faça um levantamento dos incidentes com drones e compare com as soluções legislativas adoptadas por outros países.

Mas na melhor das hipóteses, essa avaliação só estará feita daqui a seis meses, esclarece o director daquela unidade, Nelson Oliveira.

O mesmo responsável afirma, no entanto, que nada impede, entretanto, as autoridades que têm a obrigação de garantir a segurança de adoptarem novas medidas que impeçam os drones de ameaçar a segurança colectiva.

Durval Ribeiro, coordenador do comité de drones da Associação de Pilotos, afiança que não se deve legislar a quente e defende também uma campanha de sensibilização da sociedade em geral, admitindo, no entanto, que há melhoramentos a fazer na lei, nomeadamente tornar obrigatório o registo e o seguro.

Já Pedro Rodrigues, que possui uma empresa de drones, adianta que se vendem uma média mil drones por mês em Portuga, e garante que é possível introduzir tecnologia que permita a identificação dos seus proprietários.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rustico
    04 jul, 2017 Alverca 08:33
    Proponho coimas entre os 500 e os 50000 € consoante a "tonelagem" do brinquedo e nb 75% do valor a favor do cidadão que identificar o brincalhão.
  • Clube Caça Drones
    02 jul, 2017 Matacães 16:24
    Só Porque GUILTY recomenda: "Um pouco de Salazar fazia bem a todos!" No Entroncamento, Rua Batalhão Sapadores dos Caminhos de Ferro, a poucos metros da estação da CP e em frente ao posto da GNR, existiu antes de 25 de Abril uma "escola" da PIDE. O "mestre" chamava-se António Gonçalves Semedo. por acaso foi seu professor?
  • Guilty
    02 jul, 2017 Entroncamento 10:35
    A nossa sociedade está em decadencia! Por detrás dos monitores todos somos herois, e tudo se resolve com violencia! Espero q as autoridades sejam competentes na investigaçao dos casos, todos os q voaram a mais de 120m ou em zonas "NoFlyZone" possam ser apanhados e receberem a respetiva multa! Posto isto! Das pessoas "Rage" ou "angry" comprem um drone, ia lhes fazer bem! Portugal está cada vez mais idoso, e estes idosos continuam analfabetos como sempre o foram, o q mudou foi o tal programa novas oportunidades q lhes ensinaram a mexer num PC! Maior parte das pessoas nao tem a noçao do tamanho dum aviao! E muito menos q 95% dos drones em Portugal pesam menos 1300g! Um pouco de Salazar fazia bem a todos!
  • Luís Martins
    02 jul, 2017 Barreiro 10:18
    Deveria ser obrigatório a todos os drones com capacidade de atingir altitudes que possam interferir com a aviação terem um tipo de transponder com identificação do proprietário que fosse detectável pelos radares.
  • Rui
    01 jul, 2017 Lisboa 22:37
    Quantos drones entram em portugal com os turistas? Basta pesquisar no YouTube e vamos ver quem anda brincar com coisas sérias
  • VICTOR MARQUES
    01 jul, 2017 Matosinhos 18:15
    Talvez um "chip" com o registo do proprietário que seria detectado electronicamente quando andasse em voo irregular.
  • jorge m
    01 jul, 2017 coimbra 16:08
    Com esta paranóia qualquer dia até um mini drone indoor tem que ter licença. Vão-se catar!!
  • Mafurra
    01 jul, 2017 Lisboa 15:31
    Alguém anda a conduzir um automóvel só com Registo de Propriedade ? Alguém é caçador só com o Registo de Propriedade da arma ? Ainda não compreenderam que um Drone pode vir a ser o início de uma grande tragédia ?
  • Clube Caça Drones
    01 jul, 2017 Matacães 15:19
    Junte-se a nós, não deixe que alguém vasculhe a sua intimidade enquanto toma banho nu no quintal. Exija autorização para descarregar a caçadeira nos "olhos" do coscuvilheiro.
  • Aeroprof
    01 jul, 2017 LX 14:52
    O comentário do FR diz bem com que pessoas estamos a lidar...

Destaques V+