Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fátima. Casa do Jovem reabre com fins-de-semana para as novas gerações

30 jun, 2017 - 23:01 • Paula Costa Dias

Iniciativa destina-se a todos os jovens que queiram conhecer e viver a espiritualidade de Fátima.

A+ / A-

O Santuário de Fátima apresenta uma proposta específica para jovens. A iniciativa arranca este sábado e prolonga-se durante todo o Verão.

Com o tema “Quereis oferecer-vos? - Sim, queremos. Fátima 2017 Tu és livre?”, os fins-de-semana jovens destinam-se a todos que queiram conhecer e viver a espiritualidade de Fátima.

O objectivo da iniciativa, que decorre na Casa do Jovem situada na Colunata Norte, é também reflectir sobre a dimensão vocacional da existência.

O Santuário de Fátima pretende ir ao encontro das necessidades dos jovens deste tempo, pondo-os em ligação com algumas dimensões da mensagem de Nossa Senhora.

Segundo o padre José Nuno, esta proposta sublinha a dimensão vocacional da existência, percebida como resposta a uma interrogação que interpela a liberdade pessoal de cada um.

O responsável pela pastoral dos jovens no Santuário de Fátima explica que “a proposta incide sobre uma temática, uma dimensão da vida, que é a liberdade”, e parte “daquele diálogo inicial da primeira aparição em Maio, em que a Virgem pergunta aos pastorinhos se querem oferecer-se a Deus”.

Para o padre José Nuno, “alguém só pode oferecer-se a partir do momento em que é livre”. E tal como “a adesão dos pastorinhos pela voz da Lúcia é imediata, é isto que pretendemos propor aos jovens como reflexão”.

O programa inclui quatro momentos: a manhã de sábado, em que os participantes serão convidados a compreender Fátima nos seus textos e nos seus contextos essenciais; segue-se Fátima na sua dimensão pessoal e terminação histórica, uma abordagem a ser feita junto ao Muro de Berlim.

Depois, junto ao queimador das velas os jovens farão uma leitura das chamas das velas que o sacerdote diz significarem “as pessoas na verdade das suas vidas”.

O padre José Nuno frisa que “aquilo são promessas, lágrimas, gratidão, é o coração humano numa expressão maior que ali está”.

De tarde, os jovens irão fazer uma caminhada pelos lugares essenciais de Fátima, tendo como referência a igreja paroquial, onde será feita uma reflexão sobre a capacidade de viver a partir do baptismo.

O programa de sábado termina com a Lectio Divina , a partir de um texto do evangelho e a devoção eucarística.

A manhã de domingo será dedicada à figura dos pastorinhos, com uma visita à Casa das Candeias, seguindo-se a participação nas celebrações habituais do Santuário. O programa do fim-de-semana termina com uma visita à exposição temporária “As cores do sol”.

Os jovens serão orientados por animadores com formação sobre o acontecimento e a mensagem de Fátima e contarão com a assistência espiritual de um dos sacerdotes do Santuário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+