Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bloco força debate sobre SIRESP ao Parlamento

30 jun, 2017 - 19:49 • Eunice Lourenço , Susana Madureira Martins

Debate de projecto de resolução foi marcado para dia 5. Bloquistas querem denunciar o contrato relativo às comunicações de emergência.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda quer que as comunicações de emergência, actualmente geridas pela sociedade SIRESP, voltem para a esfera pública e leva o assunto a debate no Parlamento na quarta-feira, dia 5.

Como a Renascença avançou esta sexta-feira, tanto o PCP como o Bloco querem que Estado tome o controlo da rede de comunicações de emergência. Entretanto, o Bloco anunciou que o debate que já tinha reservado para dia 5 será sobre este assunto.

Os bloquistas entregaram um projecto de resolução em que concluem que “a importância das funções atribuídas ao SIRESP é de tal modo fundamental para garantir a segurança e a protecção das populações, que a sua gestão não pode ser orientada por negócios privados”.

“Só uma gestão orientada pelo interesse público poderá cumprir aquele desígnio”, continua o projecto do BE, que recomenda ao Governo que “proceda à denúncia do contrato com a sociedade SIRESP, SA, resgatando para o Estado o Sistema Integrado para a Rede de Emergência e Segurança de Portugal, em nome do interesse público e garantindo a segurança e a protecção das populações”.

Sendo um projecto de resolução não tem força de lei, mesmo que seja aprovado. Mas forçará o PS a tomar posição sobre o que fazer em relação a este sistema que tem estado no centro da discussão sobre o que correu mal no incêndio de Pedrogão Grande.

Confrontado com as posições defendidas por PCP e Bloco à renascença, o PS não quis reagir.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando
    01 jul, 2017 Lisboa 03:00
    Ó D. Sara está a culpar os bombeiros? fala do que não sabe e diz asneira. Se quer apontar culpados, culpe quem tem efectivamente culpa, os políticos, os madeireiros, os dirigentes e as pessoas. Explico-lhe: os Bombeiros cumprem ordens, não podem fazer o que lhes dá na gana, quando são mandados para um determinado local vão para esse local; os políticos, dos últimos 30 anos, só têm feito asneira no que concerne à floresta, incluindo um senhor, Marta Soares, que costuma vir bradar em nome dos bombeiros, mas que quando foi politico, e foi-o durante mais de 20 anos, entre autarca e deputado, nunca fez nada em prol dos bombeiros; os madeireiros que se aproveitam de pessoas desempregadas e com problemas mentais para lançar fogos, não é o caso de Pedrogão, mas explique, se souber, como é que um incêndio florestal começa às 3h00 da manhã; os dirigentes que por serem de nomeação politica, todos eles são inaptos, porque não têm formação, para as funções que desempenham; e as pessoas, porque se marimbam naquilo que os bombeiros lhes dizem, quando lhes dizem para limpar os matos em volta das casas, plantam desordenadamente eucaliptos, a pior arvore em caso de incêndio, porque rapidamente têm lucros
  • GRANDE HIPOCRITA ...
    01 jul, 2017 Lx 00:14
    Esta falsa moralista é uma impostora que agora anda calada...Noutros tempos já teria pedido a demissão de tudo e todos mas agora cala-se cobardemente...Um nojo esta gente e esta hipocrita e mentirosa compulsiva...
  • sara
    30 jun, 2017 lisboa 21:41
    so vou dizer isto....a culpa é de que se menos se quer culpar.... os bombeiros passaram no ic8, mesmo ao lado da tal estrada.......e a pessoas gritaram, e nada ouviram, os bombeiros não sabiam que havia ali uma estrada, não sabia que havia ali aldeias.....ninguém viu nada. a culpa é de quem que não se quer culpar....mais nada a acrescentar....vejam bem.....

Destaques V+