Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Tem que ver no fim-de-semana

Há museus, palácios e chapéus nas sugestões para o fim-de-semana

30 jun, 2017 - 17:13 • Maria João Costa

O fim-de-semana está aí e ainda não tem programa? Não desespere. De norte a sul do país não faltam sugestões para todos os gostos e idades. E no domingo, os Museus e Monumentos Nacionais tem entrada gratuita, até às 14h00.

A+ / A-

Museus e Monumentos à borla

Os Museus e Monumentos Nacionais voltam a ter entrada gratuita aos domingos e feriados, até às 14h00. Veja aqui a lista de espaços que pode visitar.


Fado no Museu dos Coches

No Museu dos Coches, em Lisboa, há um “Mercado do Fado”. A programação conta com vários espectáculos que vão do fado amador, ao teatro, da fusão do fado com outros estilos e a performances literárias. No mercado servem-se vinho e petiscos, há artesanato, antiguidades, livros e discos. Das 10h00 às 20h00, com actividades para toda a família. Entrada gratuita, até às 14h00.


Festa do Património na Ajuda

Este sábado, o Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, recebe a primeira edição da iniciativa “Festa do Património”. É um evento ao ar livre que inclui recriações históricas, ateliers de conservação e restauro, artesanato, azulejaria e arqueologia, teatro e concertos. O programa completa-se com visitas guiadas ao Palácio Nacional da Ajuda e oferta gastronómica. A Festa decorre entre as 10h00 e as 23h00 noite. A entrada é gratuita.


Brasil em Serralves

“Incerteza Viva” é o nome da exposição feita a partir da última edição da Bienal de São Paulo e que está patente no Museu e Parque de Serralves, no Porto, a partir deste sábado e até 1 de Outubro. A exposição apresenta projectos de 14 artistas e colectivos que estiveram em 2016 na segunda bienal de arte mais antiga do mundo a seguir à de Veneza.


Festival Panda

O Parque dos Poetas, em Oeiras, recebe, este fim-de-semana, a 10.ª edição do Festival Panda. O festival conta com a presença das principais estrelas do canal. Estarão por lá entre outros, a Patrulha Pata, Masha e o Urso, a Kate & Mim Mim e o Pokoyo. Horário das 9h00 às 13h00 e das 15h30 às 20h00. Preço: Bilhete individual: 20 euros; pack três bilhetes: 55 euros; pack quatro bilhetes: 68 euros.


Cinema na relva

Os jardins do Palácio de Monserrate, em Sintra, recebem o ciclo de cinema “Esplendor na Relva”. A começar este fim-de-semana e durante próximos quatro são exibidas 12 obras-primas da história do cinema, muitas delas à noite e ao ar livre. Esta é uma iniciativa da Parques de Sintra, com programação do cineasta João Mário Grilo. A tela gigante é montada no cenário singular do anfiteatro natural em relva do Palácio de Monserrate. Este sábado, às 21h30, é apresentado “Esplendor na Relva”, um filme de Elia Kasan, de 1961. No domingo, às 16h00, é apresentado no auditório do palácio o filme “Aurora”, de F. W. Murnau, de 1927. Preço: Sessões nocturnas ao ar livre: 5 euros adulto/3,5 euros jovens (6- 18 anos). Palácio aberto para visita; sessões diurnas (auditório do Palácio) – Incluídas no bilhete da visita ao Palácio.


CCB de Verão

Arranca este fim-de-semana o CCB de Verão. Há concertos no Jardim das Oliveiras, às 19h00, às quintas, sábado e domingos, e cinema às sextas-feiras, às 21h30, na instalação “Uma Praça no Verão” montada no coração do Centro Cultural de Belém, em Lisboa. A entrada é gratuita.


Guerreiros chineses e Van Gogh (na Cordoaria)

Até ao final de Agosto, no Torreão Poente da Cordoaria Nacional, em Lisboa, está patente a exposição “Van Gogh Alive – The Experience”. Mostra 120 quadros do famoso pintor projectados em imagens de grande dimensão. Ao lado e até 10 de Setembro na Cordoaria Nacional está patente a exposição “Terracotta Army, Guerreiros de Xian”, que mostra 150 reproduções, em tamanho real e feitas pelos artesãos que tratam as peças originais, do famoso exército de guerreiros terracota encontrados no mausoléu do primeiro imperador da China. Preço: Exposição Guerreiros: 8 euros, dos 3 a 11 anos, inclusive. 11 euros para adultos. 9 euros, a partir dos 65 anos, inclusive. Exposição Van Gogh: dos 9,5 aos 12 euros.


Bailarico no Terreiro do Paço

Para encerrar as Festas de Lisboa, no sábado, a partir das 22h00, a Praça do Comércio, em Lisboa, transforma-se num palco de dança. Os Gipsy King e os Los Van Van vão animar a noite. Entrada: gratuita.


Feira do Livro de Braga

A Avenida Central de Braga acolhe, até 16 de Julho, a Feira do Livro que tem este ano como tema “O Futuro”. Durante a feira há várias as actividades, além de lançamentos de livros, haverá entrevistas de vida, masterclasses, debates, exposições de ilustração, concertos e programação para os mais pequenos. Entre os autores que passam por Braga estes dias estão Afonso Cruz, Bruno Vieira Amaral, Carlos Fiolhais, Dulce Maria Cardoso, João Tordo ou Mário Cláudio.


Campo de Ourique em festa

As Festas de Santa Isabel enchem de animação as ruas do bairro de Campo de Ourique, em Lisboa, até 4 de Julho. Há cortejos e espectáculos medievais, fado, danças orientais, cânticos tradicionais e peças de teatro. No sábado e domingo, a partir do meio-dia há, almoço medieval com porco assado no espeto. Há dança, música e no domingo, às 16h00, o desfile da marcha popular de Campo de Ourique. Onde: Largo da Igreja de Santa Isabel.


Arraial nas ruinas de Tróia

Este sábado, nas Ruínas Romanas de Tróia, realiza-se o primeiro “Arraial de Verão”. Com início às 18h00, este arraial arranca com uma visita às escavações do maior complexo de produção de salgas de peixe conhecido no mundo romano, depois há uma conversa com um grupo de mulheres que trabalhou na indústria conserveira de Setúbal. Entre as 19h30 e as 21h30, tem lugar a sardinhada animada pela música de um DJ. Preço: 15 euros.


Caminhada em Aljustrel

No âmbito do Festival Atalaia Artes Preformativas, no sábado, às 19h00, realiza-se pelas ruas de Aljustrel uma caminhada. A propósito do “The Maybe Museum”, um projecto de dois britânicos, Ruben Green e Sophie Mak-Schram, são feitos três percursos pedonais (linguagem, território, perda) para criar uma espécie de museu vivo para o intangível, em que se coleccionam músicas tradicionais, histórias, expressões, e se cruzam factos históricos com ficções. O ponto de encontro é no Jardim 25 de Abril.


Águeda agitada

Chegou a 12ª edição do AgitÁgueda! De 1 a 23 de Julho, o evento oferece 23 dias de intensa programação cultural com muitos espectáculos, animação de rua, DJ’s, performances, tasquinhas, o espaço Agitakids e o já célebre projecto de Arte Urbana, “The Umbrella Sky”, uma instalação artística de milhares de chapéus-de-chuva coloridos que flutuam pelas ruas da cidade. A entrada é gratuita.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+