Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​PSD denuncia: auditoria sobre SIRESP pedida a empresa com accionista em comum

30 jun, 2017 - 16:16

Instituto de Telecomunicações tem como principal accionista a Altice, o principal accionista do SIRESP.

A+ / A-

O PSD considerou esta sexta-feira “uma vergonha” que a ministra da Administração Interna tenha pedido ao Instituto de Telecomunicações uma auditoria sobre o funcionamento do SIRESP, sistema de comunicações de emergência, por ter na Altice um accionista em comum.

“Esta atitude é uma vergonha. O Instituto de Telecomunicações tem como principal accionista a Altice e a Altice é o principal accionista do SIRESP”, afirmou o deputado do PSD Carlos Abreu Amorim, para quem esta é “uma auto-avaliação” ou uma “introspecção administrativa”.

Por isso, os sociais-democratas contestam que esta “auto-avaliação” seja independente, como a justificou a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, quando pediu a auditoria ao funcionamento do SIRESP durante os incêndios de Pedrógão Grande.

Em comunicado, de 26 de Junho, com o título “MAI exige respostas rigorosas ao funcionamento do SIRESP”, é dito que Constança Urbano de Sousa determinou estes dois procedimentos às duas entidades após “informações de carácter técnico operacional coligidas” e tendo em conta que “foram reportados dificuldades na utilização” do SIRESP “no trágico incêndio de Pedrógão Grande”.

A ministra determinou a realização pelo Instituto de Telecomunicações (IT) a “elaboração de um estudo independente sobre o funcionamento do SIRESP em geral, e em situações de acidente grave ou catástrofe, em particular”.

O incêndio que deflagrou a 17 de Junho, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou 64 mortos e mais de 200 feridos, e só foi dado como extinto uma semana depois.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • os incendiarios PSDs
    30 jun, 2017 port 16:55
    Durante 4 anos destruíram tudo, cortaram cegamente, esvaziaram serviços do Estado, mandaram emigrar, para, diziam eles, diminuírem a "despesa", para nos impingirem uma saída limpa! Assiste-se agora ao que deu a limpeza!...Vêm agora com toda a hipocrisia e desfaçatez, virar o bico ao prego como se não fossem responsáveis pelo que fizeram! Pedem a vinda do diabo, mas efetivamente o diabo são eles próprios!
  • rosinda
    30 jun, 2017 palmela 16:28
    temer e igual a ministra da administracao interna esta dificil de fazer a trouxa!

Destaques V+