Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Roubo "bastante profissional" de material de guerra é "grave", diz ministro da Defesa

29 jun, 2017 - 17:09

Azeredo Lopes promete medidas para evitar que situações como a de Tancos se voltem a repetir.

A+ / A-

O roubo “bastante profissional” de material de guerra dos paióis de Tancos "é grave" e não ficará "nada por levantar" nas averiguações, afirma o ministro da Defesa.

"Evidentemente é um facto grave, não vale a pena estar a desvalorizar esse facto. É sempre grave quando instalações militares são objecto de acção criminosa tendente ao furto justamente de material militar", disse Azeredo Lopes aos jornalistas, em Bruxelas, à margem de uma reunião da NATO.

O governante quer ver apurados todos os factos. O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária Militar e foi comunicado ao Ministério Público, mas Azeredo Lopes admite envolver também a Inspecção-geral de Defesa Nacional, se for necessário.

“Esta é uma notícia má, mas pior seria ficarmos sem uma reacção ou adoptar para o futuro medidas que, eventualmente, possam ser necessárias, não para impedir que situações destas possam voltar a repetir-se, mas diminuir, tanto quanto possível, as hipóteses de reincidência ou de repetição.”

Azeredo Lopes admite a possibilidade de realizar um “inventário geral de todo o material militar”, em todos os ramos das Forças Armadas, e de implementar medidas que evitem novas situações do género.

"Em conjunto chegaremos a uma série de procedimentos, que não visam reparar o que aconteceu, porque um furto pode acontecer e, infelizmente, aconteceu e, pelos vistos, bastante profissional. Isso é talvez a parte mais desagradável. Mas ver o que podemos fazer para melhor e impedir no futuro que estes factos se repitam”, declarou o ministro da Defesa.

Granadas de mão ofensivas e munições de calibre 9 milímetros foram roubadas dos Paióis Nacionais de Tancos. O incidente foi detectado ao final da tarde de quarta-feira.

Um dos paióis foi arrombado e dali foi roubado um número indeterminado de granadas, que o Exército estima em perto de uma centena.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • silva
    01 jul, 2017 coimbra 11:23
    para que serve um pindérico ministro da defesa ? é melhor comprar uns misseis para apanhar os ladrões....ou vão atrás deles com os submarinos, se ainda não foram roubados...
  • Mafurra
    01 jul, 2017 Lisboa 10:41
    O roubo foi realmente bastante profissional. Já o mesmo não se pode dizer de quem tinha OBRIGAÇÃO de o evitar.
  • António
    30 jun, 2017 Lisboa 19:32
    Neste País, os ladrões roubam tudo com muita facilidade. São quartéis, caixas multibanco, lojas, casas de habitação, pessoas etc.(no Estado e nos governos também se rouba). Tudo isto tem várias razões, e as principais são as polícias, os tribunais, e as molduras penais, logo a começar pela altura em que algum é apanhado, geralmente aguarda o julgamento em liberdade, e depois geralmente são condenados em penas suspensas. As polícias não são suficientemente activas e efectivas e não estão preparadas para coagir os criminosos, sendo frequentemente muito mansos (muitas vezes empurra-se responsabilidades de umas para as outras) . Os Tribunais e a Lei dá cobertura a criminosos, facilitando-os mais e amedrontando as Polícias. Muitos Polícias não estão preparados para lidar com muitas situações (deveriam ter formação permanente, pelo menos uma por ano). Também não há profissionalismo, de cima a baixo, para prevenir o crime em geral. Estas são as razões porque os criminosos fazem o que querem neste País.
  • André
    30 jun, 2017 Lisboa 19:05
    Desta vez, soube-se logo no dia seguinte... em 2014 desapareceram mais de 2000 carregadores e 120 G3 de Santa Maria e só 3 meses depois foi noticiado o desaparecimento. Até agora, só 27 armas foram encontradas, na posse de colecionadores na Alemanha e França. Neste caso, alguém soube que iriam reforçar as medidas de controlo, foram apanhar o material antes de ficarem sem acesso. A maioria destes equipamentos vão parar ás mãos de colecionadores do mundo todo. São equipamentos militares muito valiosos para os milhares de colecionadores por todo o mundo. Uma "live grenade" vende-se por 250 a 300 euros muito rapidamente. Uma "grenade" dificilmente passa dos 100.
  • ags
    30 jun, 2017 18:34
    Já não há Sentinelas e Plantões 24 Horas ? E Rondas volantes ? Tambem não ? Oficiais de dia e de Quarto Sargentos e Cabos de dia e Quarto Não há ninguem nos Quarteis a fazer alguma coisa ? Antigamente não se via esta vergonha .
  • Luís M
    30 jun, 2017 Braga 18:24
    Ainda não perceberam que está tudo preso por arames. Matas ao abandono, paióis sem vigilância, serviços de saúde a rebentar pelas costuras, forças de segurança sem meios. Cada acontecimento excepcional transforma-se numa tragédia.
  • J.Guerra
    30 jun, 2017 PORTO 18:22
    Armas roubadas dos quarteis? Estamos num Pais de doidos ou quê? Como é possivel? Será que o Daesch já esta em Portugal? Se foram roubadas são para ser vendidas , não são para se brincar . Quem foram os PATRIOTAS que fizeram estes roubos?Pensem nisto.
  • Jota Mont.
    30 jun, 2017 Amadora 18:11
    desde que eu e a minha família não tenha .dEvia ser esses generais a levar com eles.
  • J.Guerra
    30 jun, 2017 PORTO 17:59
    Armas roubadas dos quarteis? Estamos num Pais de doidos ou quê? Como é possivel? Será que o Daesch já esta em Portugal? Se foram roubadas são para ser vendidas , não são para se brincar . Quem foram os PATRIOTAS que fizeram estes roubos?Pensem nisto.
  • SALAZAR
    30 jun, 2017 LX 17:23
    O SR. MINISTRO DEVIA ERA ESTAR CALADO. OU NÃO É O RESPONSÁVEL MÁXIMO POR ISSO? TAMBÉM SE DEVIA DEMITIR, MAS DEPOIS NÃO TINHA ONDE CAIR MORTO.

Destaques V+