Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios. Reitores vão escolher presidente da Comissão Técnica

29 jun, 2017 - 14:44

Projecto-lei que cria a comissão técnica independente para apurar os factos relativos aos incêndios na região Centro já foi entregue no parlamento. Os 12 elementos serão designados "a meias" - seis/seis - pelo presidente da AR e pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.

A+ / A-

Veja também:

O projecto-lei que cria a comissão técnica independente para apurar os factos relativos aos incêndios na região Centro já foi entregue no parlamento, subscrito pelo PSD, PS, CDS-PP e BE, e funcionará por um período máximo de três meses.

Entre os 12 especialistas que integrarão a comissão, seis serão designados pelo presidente da Assembleia, Ferro Rodrigues, ouvidos os grupos parlamentares, e outros seis pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).

Em declarações aos jornalistas no parlamento, o líder da bancada do PSD, Luís Montenegro, manifestou a sua satisfação com o consenso alcançado, lamentando que não fosse maior ainda, uma vez que PCP e Verdes ficaram de fora.

O PSD, explicou, pretendia que o prazo de funcionamento da comissão fosse mais curto - 30 dias - mas, em nome "do esforço de consenso", os sociais-democratas aceitaram este período mais alargado.

Fonte parlamentar disse à Lusa ser muito provável que entre o conjunto de técnicos haja especialistas estrangeiros.

Questionado sobre a forma de designação do presidente desta comissão, o líder parlamentar do PSD referiu que será indicado entre os seis especialistas designados pelos Reitores.

No final, a comissão terá de apresentar um relatório ao parlamento, que o apreciará, mas sem o votar para não colocar em causa a independência do trabalho, centrado exclusivamente nas as causas do incêndio que deflagrou em 17 de junho em Pedrógão Grande e causou pelo menos 64 mortos, e não em temas mais amplos, como a reforma florestal.

Os custos e o apoio jurídico à comissão técnica independente serão assumidos pela Assembleia da República.

"Os portugueses merecem a resposta que esta comissão técnica poderá dar", sublinhou Luís Montenegro, ressalvando, contudo, que este apuramento técnico dos factos "não impede que outros órgãos, como o parlamento, continuem a questionar politicamente o Governo" e lembrou que já hoje à tarde o PSD terá um debate sobre o tema.

O projeto-lei será votado na sexta-feira na generalidade, especialidade e votação final global.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • XUXAS MANIPULADORES
    29 jun, 2017 Lx 16:35
    Chama chicana política ao desastre onde morrem 64 portugueses e estão feridos mais de 250 pessoas? Deixe de ser demagogo e pense pela sua cabeça. Passaram 12 dias e ninguém do desgoverno assume a responsabilidade política como se nada tivesse acontecido. Noutros tempos do socialista Coelho ele fez o que tinha a fazer demitiu-se.Uma Ministra e um primeiro Ministro com responsabilidade e verticalidade já tinham tomado decisões. Mas não a incompetente e inconsequente Constança anda a fazer de conta que controla o Ministério e nada controla...Uma tristeza. Chamem o Lacerda Machado amigo do pantomineiro Costa e ele resolve a coisa do SIRESP...Gente sem coluna vertebral e sem postura séria e agarrados ao tacho...UMA VERGONHA NACIONAL. DEMITAM-SE SE TEM COLUNA VERTEBRAL E ÉTICA...Só propaganda do socialismo de miséria que nos querem impor...
  • Para além
    29 jun, 2017 Lx 15:15
    Da comissão o PSD vom os seus rapazolas e comentadores de serviço, continua arduamente empenhado em continuar com a chicana politica usual. Com as autárquicas à porta querem ver se levam os incautos para não terem uma derrota como nunca tiveram!...Não se safarão!

Destaques V+