Tempo
|
A+ / A-

Migrações. Estão a sair menos portugueses

29 jun, 2017 - 12:45

A indicação é dada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros com base em dados do INE de 2016.

A+ / A-

Pela primeira vez em seis anos, o saldo migratório está a melhorar, destaca o Governo depois de conhecidos os números da OCDE sobre a imigração em Portugal.

O ministro dos Negócios Estrangeiros destaca que os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico se referem a 2015 e que o Instituto Nacional de Estatística (INE) já tem informação relativa a 2016.

E, no que diz respeito à emigração, “o cálculo do INE indica que em 2016 a emigração permanente para o exterior baixou”, referiu Augusto Santos Silva aos jornalistas na quarta-feira, à margem da assinatura de um protocolo entre instituições públicas e a Fundação AEP para apoiar o regresso a casa de jovens emigrantes portugueses.

“Em 2015, números redondos, ela esteve nos 40 mil portugueses que saíram de Portugal por mais de um ano. Em 2016, esse número baixou para 38 mil e é a primeira vez nos últimos anos que o número de emigrantes baixa”, indica.

“Em resultado disto, o nosso saldo migratório, que continua negativo, é menos negativo em 2016 e as informações que temos indiciam que esta tendência de recuo da emigração se vai manter e consolidar neste e nos próximos anos”, avança ainda.

Segundo o relatório da OCDE revelado hoje, nos últimos seis anos, diminuiu o número de estrangeiros em Portugal, em 65 mil pessoas e em 2015. O mesmo relatório acrescenta que é a tendência que se tem vindo a verificar desde 2012 e que se mantém, ainda que em moldes menos acentuados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    01 jul, 2017 Palmela 10:33
    Tem razão Sr. Ministro Santos Silva, foram todos trabalhar para o Corte Inglés, todos menos a 'ASAE'... Bem me queria parecer, que aquela visita do 'Espanhol' a entrar pela porta da cozinha, tinha água no bico! "amigos, amigos, mas negócios à parte", como se costuma dizer... o porco preto Alentejano, passou a chamar-se porco Ibérico e já não come bolota; o peru passou a ser primo do porco e outras coisas que não vale a pena comentar, porque cansa las falangietas! 'lo sentimos'.
  • Orap@rra!
    30 jun, 2017 ribeiragrande 16:48
    Então agora é assim, faz-se um comentário e sai só é publicado ao fim de 4 ou 5 horas?!
  • Raios te partam
    30 jun, 2017 do r-q-t-parta 13:22
    "mais uma estatística de burros para enganar tolos --meus senhores quem imigra uma vez não imigra duas-se o pais ja so tem velhos e mamoes políticos e do RIS quem e que os sr querem que imigre" Concordo muito com o seu comentário, e aqui há mesmo a falta de vergonha nestas estatísticas da treta, quando o que se vê é só precariedade. Então quer dizer, estão a migrar menos portugueses porque estão a ver as suas vidas a melhorar pelos aumentos salariais? E agora estão todos a viver com toda a dignidade? Falando por mim, sou funcionário público, e ao contrário do muito que se diz que estes andam a viver vida de rei, sou um precário também, pois com o salário congelado e com este nível de vida, graças a esta moeda unica de m-da que nos impuseram, o dinheiro não estica para todas as contas muitas vezes, e aqui eu não estou a gastar acima das minhas possibilidades, se pudesse emigrava. Claro que se percebe que muita da gentalha, patrões e empresários, por estes até se poderia despedir todos os da f.p. mas o que seria deste país? Eles já não têm trabalho para dar, ou o trabalho que dão é uma autentica vergonha e só colocam contratados pelo salário minimo, explorad. de m-da! Quanto mais para melhorar o país, a não ser que se queira resolver toda a porcaria da dívida se despedindo a f.p e depois estes vão viver dos subsídios, ou então se também se cortar estes, olha que morram ou que se danem. Será que estes burros não vêm a falta de dignidade que muitas famílias vivem? Que falta d
  • Verdade incómoda
    29 jun, 2017 Portugal 18:28
    Mas quem é que, sendo jovem e tendo Licenciatura/Mestrado/Doutoramento, não se põe a andar daqui para fora? A poucas horas de avião daqui, estão Países que recebem de braços abertos a nossa mão-de-obra qualificada. Dão-lhes um salário digno, acções de formação, possibilidade de progressão na Carreira, lugar na Empresa, e sobretudo, dão-lhes Respeito e fazem-nos sentir integrados na Empresa. Aqui? Aqui é gestão à la Nuno Carvalho da Padaria Portuguesa... Querem mão-de-obra qualificada mas não lhe querem pagar. Mesmo a pessoal qualificado a proposta de salário é uma anedota, progressão na carreira nem pensar, chamam-lhes "colaboradores" - leia-se tipos que prestam serviço mas nada têm a ver com a Empresa - e integração nos quadros de pessoal só no "dia de São Nunca à Tarde", e quanto a acções de formação, só se as pagarem do próprio bolso. Admiram-se de o pessoal procurar vida noutro lado, quando por cá sabem que nunca passarão da cepa torta?
  • XUXAS MANIPULADORES
    29 jun, 2017 Lx 14:30
    Só propaganda e mentira neste governo...pergunto se os que saíram já voltaram com o óasis existente em Portugal na versão dos xuxas de trazer por casa....Mentirosos compulsivos...Nem um a não ser aqueles a quem o xuxalismo prometeu emprego público...Os que trabalham no privado não querem vir para Portugal. Tenho familiares nessas circunstâncias. O resto é a manobra de propaganda barata e foleira do xuxalismo...
  • mendes
    29 jun, 2017 braga 13:22
    mais uma estatistica de burros para enganar tolos --meus senhores quem imigra uma vez nao imigra duas-se o pais ja so tem velhos e mamoes politicos e do RIS quem e que os sr querem que imigre

Destaques V+