Tempo
|
A+ / A-

Apreendidos 830 litros de leite e água oxigenada que disfarçava a "má qualidade"

29 jun, 2017 - 09:51

O leite tinha por destino unidades industriais de fabrico de queijo.

A+ / A-

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 830 litros de leite e 40 litros de água oxigenada, após uma operação que durou dois meses.

"As investigações iniciaram-se com a detecção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração, tendo sido realizadas análises às amostras ao leite que se encontrava a ser transportado revelando as mesmas a adição de peróxido de hidrogénio, vulgo, água oxigenada, suspeitando-se que a mesma estaria a ser utilizada para ocultar a má qualidade higiénica do leite", lê-se no comunicado da ASAE.

As acções de fiscalização foram feitas junto de diversas explorações pecuárias. O leite tinha por destino unidades industriais de fabrico de queijo.

Foi instaurado um processo “por suspeita de crime contra a genuinidade, qualidade ou composição de géneros alimentícios, em concurso com infracções de natureza contra-ordenacional, nomeadamente o incumprimento dos requisitos de temperatura durante o processo de produção, recolha e transporte de leite cru e a falta de requisitos de higiene do leite”, acrescenta a mesma nota de imprensa.

O leite e a água oxigenada apreendidas representam um valor de 800 euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Silva
    29 jun, 2017 Braga 14:28
    O que me espanta é a ASAE ter pouco mais de 200 Inspetores para o terreno, ter mais de 1000 Diplomas e o Estado não lhes dar um Estatuto condigno
  • Bela
    29 jun, 2017 Coimbra 11:09
    Já nada me espanta. Admira-me sim, é haver tanto queijo à venda, certificado, de zonas onde actualmente quase não se vê gado caprino e ovino. E já agora, a talhe de foice, em Portugal, não acredito que existam produtos totalmente BIO. Tenho horta, para consumo próprio, na qual evito usar pesticidas, o que produzo nunca consegue ter o aspecto 'lindo e luzidio' dos produtos que se encontram à venda, por aí, nos quais consta estarem isentos de químicos.

Destaques V+