Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Elvas "recua no tempo" com Festival Medieval

29 jun, 2017 - 07:27

Até domingo há espectáculos, exibições, animação de rua, tasquinhas e mercado dentro da zona amuralhada da cidade.

A+ / A-

O centro histórico de Elvas, no distrito de Portalegre, vai “recuar no tempo” durante o XI Festival Medieval, a partir desta quinta-feira, com arruadas, torneios de armas a cavalo, oficinas e gastronomia típica da época.

O evento, organizado pela câmara, até domingo, inclui espectáculos, exibições, animação de rua, tasquinhas e mercado dentro da zona amuralhada da cidade, classificada como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Esta “viagem” vai ser “vivida” na companhia de trovadores, artesãos, mercadores e artífices que, durante quatro dias, vão “povoar” Elvas e preencher o imaginário da época.

Os torneios de armas a cavalo, na zona junto ao Castelo, vão ser um dos principais atractivos do programa, segundo a autarquia, com os cavaleiros a praticarem antigos treinos, a que se seguem os combates com lanças e espadas.

Para sábado, está agendado um torneio em homenagem a D. João I, mais conhecido como o Mestre de Avis, Rei de Portugal e dos Algarves de 1385 até 1433, com a participação da GNR de Évora.

A Praça da República, no “coração” da cidade alentejana que faz fronteira com Badajoz, na vizinha região espanhola da Estremadura, vai, igualmente, ser “o centro das atenções”.

Com o festival, essa zona vai ser “palco” das tradicionais tabernas medievais e do mercado, com a gastronomia medieval e os artefactos medievais a proporcionarem “a vivência de costumes da época”, destacou a organização.

“No total, são 37 expositores, aos quais se juntam mais 16 expositores árabes e marroquinos, recriando o ambiente de ‘souk’ na Rua da Cadeia”, resumiu a câmara.

Diariamente, o Festival Medieval vai arrancar com arruadas e cortejos, com a participação de mais de 100 figurantes, responsáveis pela “recriação do ambiente mágico e misterioso da Idade Média”.

Dança, música, teatro, espectáculos circenses e de fogo e workshops sobre alguns ofícios são outros dos atractivos do evento, que vai ainda incluir animação de rua com bobos, trampolineiros, saltimbancos, trapezistas, jogos e passeios de camelo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio Costa
    02 jul, 2017 Porto 11:52
    Na idade média já parte do mundo não aceitava a escravatura nomeadamente os povos árabes reconhecendo cada homem como ser livre, na europa praticava-se a escravatura mas como, tal como na história das reencarnações, todos foram anteriormente muito importantes, esquecem-se que os servos da gleba (de pais para filhos) também lá estavam, só resta saber que percentagem da população correspondia a esse estatuto.
  • Bela
    29 jun, 2017 Coimbra 08:26
    Há uns anos para cá, certas localidades, por ocasião das festas de ano, preocupam-se em recriar Festivais Medievais. Será porque é mais fácil? Bom... tendo em conta que tal época foi uma das mais negras da História ocidental, pelo menos aqui em Portugal, não será tempo de darmos um passo para criarmos feiras mais futuristas?

Destaques V+